CAPÍTULO II
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Seção I
Contexto da criação do Curso
Art. 3º O Curso de Manutenção Geral da Aeronave T-27 (CMGT27) é de extrema importância para a
FAB, pois habilita a manutenção geral dessa aeronave de treinamento, utilizada no âmbito da AFA,
PAMA-LS e IPEV.
Art. 4º Dada a necessidade fundamental da aeronave estar sempre em condições de realizar as
missões demandadas, o curso atua como elemento fundamental para capacitar os técnicos
mantenedores, que necessitam dessa capacitação para estarem aptos a promover a manutenção da
aeronave, realizando tarefas que visam preservar o material aeronáutico de acordo com as
especificações do projeto e, quando necessário, restabelecer seu pleno funcionamento.
Art. 5º Importante ressaltar que as atuais aeronaves T-27 passaram por um processo recente de
modernização na parte de aviônicos, realizado de forma pioneira pela própria FAB no PAMA-LS,
exigindo uma reestruturação do conteúdo programático e dos objetivos anteriormente
estabelecidos para o curso, a fim de acompanhar a atualização recebida.
Art. 6º Não há nenhum outro curso semelhante a este no mercado ou no âmbito interno da FAB,
sendo destinado às unidades que operam a referida aeronave.
Seção II
Princípios norteadores do curso
Art. 7º A Educação Profissional de Pós-formação na FAB é definida como um processo de
capacitação para os militares, visando desenvolver e melhorar suas habilidades, conhecimentos e
atitudes para torná-los mais competentes de acordo com as necessidades da Força.
Art. 8º Nesse sentido, busca-se qualificá-lo para ocuparem cargos e exercerem funções que
demandem habilidades e conhecimentos específicos, diferenciados ou aprofundados em relação
àqueles ministrados na fase de formação inicial, integrando o conhecimento teórico com a prática
no trabalho, para que, ao final do processo, o profissional formado tenha as habilidades esperadas.
Art. 9º Com essa perspectiva, todo o processo ensino-aprendizagem então adotado na presente
estrutura curricular tem como propósito garantir uma realização eficaz e eficiente das atividades e
atribuições que os profissionais então capacitados deverão ser capazes de realizar ao final do
processo: os Padrões de Desempenho Específicos, apresentados aqui neste PPC como “Perfil
Profissional do Egresso”.
Art. 10. Dentro desse contexto, o curso foi então concebido como uma capacitação técnica
especializada, desenvolvido na modalidade de ensino presencial, com uma estrutura curricular que
atuará no domínio cognitivo da Taxionomia de Bloom (ICA 37-521/2012), cujos propósitos
tradicionais visam ao desenvolvimento, disseminação e aplicação do conhecimento, necessários e
essenciais para a garantia da qualidade, eficácia e eficiência das atividades a serem desempenhadas
pelo egresso em suas atividades profissionais de rotina.
Parágrafo único. O desenvolvimento do domínio cognitivo, em conformidade com a ICA 37-521,
seguirá a seguinte estratégia pedagógica estabelecida pelo ILA:
I - as Subunidades apresentarão os conhecimentos teóricos básicos a serem apreendidos (nível de
aprendizagem Cn) e desenvolverá a compreensão necessária dos mesmos (nível de aprendizagem