MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
COMANDO-GERAL DE APOIO
PORTARIA COMGAP Nº 583/ADLN, DE 2 DE JUNHO DE 2025.
PROTOCOLO COMAER Nº 67100.003736/2025-49
Aprova a Instrução do Comando da Aeronáutica
que dispõe sobre o Projeto Pedagógico de Curso
para o Curso de Manutenção Geral da Aeronave
T-27 (CMGT27).
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO COMANDO-GERAL DE APOIO, no uso da delegação de competência
estabelecida na alínea “b” do inciso I do art. 1º da Portaria COMGAP nº 295/SSRH, de 10 de julho de
2023, resolve:
Art. Aprovar a Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA 37-1038), referente ao Projeto
Pedagógico de Curso para o Curso de Manutenção Geral da Aeronave T-27 (CMGT27), na forma dos
anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI e XVII.
Art. Revoga-se a Portaria COMGAP nº 061/1EM, de 26 de abril de 2016, publicada no Boletim do
Comando da Aeronáutica n° 076, de 05 de maio de 2016.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Maj Brig Eng LUCIANO VALENTIM RECHIUTI
Chefe do Estado-Maior do COMGAP
Esta versão não substitui o publicado no BCA.
ANEXO I
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PARA O CURSO DE MANUTENÇÃO GERAL DA AERONAVE T-27
CMGT27 (ICA 37-1038)
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Esta Instrução tem por finalidade apresentar o Projeto Pedagógico de Curso para o Curso de
Manutenção Geral da Aeronave T-27 (CMGT27).
Art. 2º Esta instrução se aplica ao Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) e às OM realizadoras
do curso.
CAPÍTULO II
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Seção I
Contexto da criação do Curso
Art. 3º O Curso de Manutenção Geral da Aeronave T-27 (CMGT27) é de extrema importância para a
FAB, pois habilita a manutenção geral dessa aeronave de treinamento, utilizada no âmbito da AFA,
PAMA-LS e IPEV.
Art. 4º Dada a necessidade fundamental da aeronave estar sempre em condições de realizar as
missões demandadas, o curso atua como elemento fundamental para capacitar os técnicos
mantenedores, que necessitam dessa capacitação para estarem aptos a promover a manutenção da
aeronave, realizando tarefas que visam preservar o material aeronáutico de acordo com as
especificações do projeto e, quando necessário, restabelecer seu pleno funcionamento.
Art. 5º Importante ressaltar que as atuais aeronaves T-27 passaram por um processo recente de
modernização na parte de aviônicos, realizado de forma pioneira pela própria FAB no PAMA-LS,
exigindo uma reestruturação do conteúdo programático e dos objetivos anteriormente
estabelecidos para o curso, a fim de acompanhar a atualização recebida.
Art. 6º Não há nenhum outro curso semelhante a este no mercado ou no âmbito interno da FAB,
sendo destinado às unidades que operam a referida aeronave.
Seção II
Princípios norteadores do curso
Art. 7º A Educação Profissional de Pós-formação na FAB é definida como um processo de
capacitação para os militares, visando desenvolver e melhorar suas habilidades, conhecimentos e
atitudes para torná-los mais competentes de acordo com as necessidades da Força.
Art. 8º Nesse sentido, busca-se qualificá-lo para ocuparem cargos e exercerem funções que
demandem habilidades e conhecimentos específicos, diferenciados ou aprofundados em relação
àqueles ministrados na fase de formação inicial, integrando o conhecimento teórico com a prática
no trabalho, para que, ao final do processo, o profissional formado tenha as habilidades esperadas.
Art. 9º Com essa perspectiva, todo o processo ensino-aprendizagem então adotado na presente
estrutura curricular tem como propósito garantir uma realização eficaz e eficiente das atividades e
atribuições que os profissionais então capacitados deverão ser capazes de realizar ao final do
processo: os Padrões de Desempenho Específicos, apresentados aqui neste PPC como “Perfil
Profissional do Egresso”.
Art. 10. Dentro desse contexto, o curso foi então concebido como uma capacitação técnica
especializada, desenvolvido na modalidade de ensino presencial, com uma estrutura curricular que
atuará no domínio cognitivo da Taxionomia de Bloom (ICA 37-521/2012), cujos propósitos
tradicionais visam ao desenvolvimento, disseminação e aplicação do conhecimento, necessários e
essenciais para a garantia da qualidade, eficácia e eficiência das atividades a serem desempenhadas
pelo egresso em suas atividades profissionais de rotina.
Parágrafo único. O desenvolvimento do domínio cognitivo, em conformidade com a ICA 37-521,
seguirá a seguinte estratégia pedagógica estabelecida pelo ILA:
I - as Subunidades apresentarão os conhecimentos teóricos básicos a serem apreendidos (nível de
aprendizagem Cn) e desenvolverá a compreensão necessária dos mesmos (nível de aprendizagem
Cp);
II - as Unidades focarão a aplicação unificada dos conjuntos de conhecimentos adquiridos nas suas
respectivas Subunidades (nível de aprendizagem Ap);
III - as Disciplinas, por sua vez, terão como pauta a percepção analítica de como suas Unidades se
relacionam para comporem e estruturá-la como suas partes constituintes (nível de aprendizagem
An), bem como a capacidade de combinar e integrar as informações, experiências e conhecimentos
recebidos nos processos de composição, produção e elaboração (nível de aprendizagem Si);
IV - já o curso como um todo desenvolverá um ponto de vista único sobre os temas abordados nas
disciplinas (macroassuntos), integrando os conhecimentos adquiridos, com o julgamento pessoal e a
experiência profissional já existente do egresso (nível de aprendizagem Av); e
V - todo esse conjunto estrutural (Disciplinas, Unidades e Subunidades), por sua vez, estará
diretamente orientado e norteado pelos Padrões de Desempenho Específicos (PDEsp) estabelecidos
para os discentes do curso.
Seção III
Finalidade do curso
Art. 11. A oferta de todos os cursos sob responsabilidade do ILA é justificada e ocorre pela
necessidade e obrigatoriedade de cumprir a missão do Instituto de “desenvolver as capacidades
técnicas e gerenciais dos profissionais do COMAER, por intermédio das atividades de ensino e
pesquisa relacionadas com a área de apoio logístico" (ROCA 21-1/2021), sendo então a finalidade
do CMGT27 capacitar profissionais para executarem a manutenção preventiva e corretiva, bem
como o cumprimento das Diretivas Técnicas, na aeronave T-27, primando sempre pelos
procedimentos de segurança.
§ 1º Tendo em vista a finalidade acima, bem como a natureza das competências que serão
desenvolvidas, as OM diretamente atendidas com a capacitação são a Academia da Força Aérea
(AFA), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e o Parque de Material Aeronáutico de
Lagoa Santa (PAMA-LS).
§ 2º Importante destacar que a finalidade acima atende não apenas à missão do Instituto, como
também sua visão de “trabalhar para que o Instituto seja reconhecido pela eficácia no atendimento
às demandas da capacitação e de assessoramento científico, em prol da eficiência dos processos
logísticos do COMAER, bem como uma Instituição em excelência na capacitação e na pesquisa da
área da Logística”.
Art. 12. Observando aspectos técnicos e sistêmicos mais específicos à realidade da FAB segundo o
contexto do curso, há também como justificativa para o curso, a intenção de minimizar (ou mesmo
suprimir) os seguintes óbices, cenários e circunstâncias desfavoráveis provenientes da inexistência
de tal capacitação:
I - falta de mão de obra capacitada;
II - obsolescência do conhecimento técnico frente à modernização sofrida;
III - dificuldade na manutenção com novos sistemas integrados de aviônica; e
IV - prejuízo à instrução dos Cadetes na AFA pela falta de disponibilidade das aeronaves
modernizadas.
CAPÍTULO III
OBJETIVOS DO CURSO
Art. 13. Os Objetivos de Ensino são as metas a serem alcançadas com as instruções e atividades de
ensino, sendo então destinados aos docentes, sejam eles os instrutores que desenvolverão as aulas
presenciais, os tutores que conduzirão os estudos EAD e os conteudistas que elaborarão os
materiais didáticos a serem estudados. Nesse escopo, é essencial entender que a ação trazida pelo
verbo presente no objetivo deverá ser realizada pelo aluno após a aprendizagem ser desenvolvida.
Costuma-se entender erroneamente que é o docente quem deverá realizar a ação do objetivo, mas
a interpretação correta é que caberá a ele tornar o aprendiz capaz de realizar tal ação. Assim sendo,
por sua natureza, a formalística textual dos objetivos têm como propósito indicar 2 aspectos
essenciais, que são:
I - profundidade: indicando quanto o docente deverá aprofundar o assunto. Tal elemento encontra-
se expresso pelo verbo que inicia o objetivo; e
II - abrangência: pontuando de forma específica o que deverá ser abordado exatamente sobre o
assunto, ou seja, a ementa/roteiro do que deverá ser obrigatoriamente abordado.
Art. 14. Os Objetivos Gerais são aqueles com maior complexidade, a serem alcançados somente
após a concretização de todo o conteúdo curricular conjuntamente, possuindo assim uma visão
macro no processo ensino-aprendizagem a ser realizado. Tais objetivos devem refletir as atribuições
a serem desempenhadas pelo egresso (PDEsp), indicando assim as disciplinas que devem compor a
grade curricular.
Art. 15. Os Objetivos Específicos são aqueles delineados para as Disciplinas e suas Unidades
Didáticas.
§ 1º Os Objetivos Específicos de Disciplina focam a capacidade de elaboração e criação, bem como
o aprofundamento de determinado assunto.
§ 2º Os objetivos Específicos de Unidade focam a aplicação direta e imediata dos conhecimentos
dentro da realidade de atuação do egresso.
§ 3º Os Objetivos Operacionalizados são os mais pontuais e pormenorizados que existem,
apontando forma bem direta e precisa ao docente os conteúdos detalhados a serem trabalhados
(com a respectiva profundidade), norteando assim a estruturação das aulas, a construção dos
materiais didáticos, as atividades didáticas, bem como os instrumentos de avaliação a serem
aplicados.
Art. 16. Os objetivos de ensino do CMGT27 encontram-se no anexo IX desta Instrução.
CAPÍTULO IV
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
Art. 17. O perfil profissional aqui apresentado será expresso na forma de competências básicas,
profissionais e militares que o egresso se tornará capaz de exercer após a capacitação recebida pelo
curso, outrora também denominadas Padrões de Desempenho Específicos (PDEsp), visando atender
às novas demandas dos ODSA frente às modernizações tecnológicas e necessidades específicas
surgidas na FAB. Tais competências são:
I - executar os procedimentos de segurança aplicáveis às atividades de manutenção da aeronave;
II - executar a manutenção preventiva da aeronave;
III - executar a manutenção corretiva da aeronave; e
IV - executar as Diretivas Técnicas nas atividades de manutenção da aeronave.
CAPÍTULO V
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Art. 18. Considerando as premissas que norteiam o ensino por competências, os conteúdos
curriculares do CMGT27 foram definidos a partir de um levantamento inicial pontual de quais
seriam os conhecimentos e habilidades específicos necessários para a realização de cada uma das
competências elencada para o curso, de forma a se compor um conjunto de conteúdos
devidamente direcionado ao desenvolvimento e abordagem de todos os conhecimentos e
habilidades mapeados.
§ 1º Os conjuntos pontuais de conteúdos de cada uma das competências encontram-se no anexo V
desta Instrução.
§ 2º Toda e qualquer atualização dos conteúdos previstos para o curso deverá adotar os mesmos
critérios, procedimentos e perspectiva utilizados no mapeamento inicial realizado.
Art. 19. A matriz curricular do curso, apresentando a organização dos conteúdos estabelecidos,
prevê uma carga horária total de 120 tempos, distribuída em 2 disciplinas, a ser realizada no
período de 15 dias letivos, conforme descrito no anexo VII desta Instrução.
§ 1º A definição da carga horária do curso considerou a carga horária necessária para o
desenvolvimento e abordagem de cada subunidade didática presente no Ementário do curso (anexo
VIII), sendo adotado para isso uma relação de proporção com os objetivos de ensino
operacionalizados estabelecidos, de forma que para cada objetivo seja adotado um tempo de aula.
CAPÍTULO VI
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Art. 20. Os procedimentos e as informações gerais e básicas acerca do processo de avaliação da
aprendizagem de todos os cursos e estágios de responsabilidade do ILA encontram-se estabelecidos
na ICA 37-1037, que institui a “Sistemática de Avaliação do ILA” (disponível para consulta no site do
SISLAER), abordando e apresentando:
I - as modalidades de avaliação previstas e o propósito com que cada uma será aplicada;
II - descrição dos procedimentos adotados na avaliação de cada um dos domínios de aprendizagem
(cognitivo, afetivo, psicomotor);
III - a descrição dos instrumentos avaliativos disponíveis, bem como as orientações para elaboração,
aplicação, correção e anulação dos mesmos;
IV - como será feito o registro dos graus e a comunicação dos resultados obtidos;
V - os critérios para aprovação, com a frequência mínima exigida;
VI - as médias a serem atingidas e o procedimento adotado para efetuar o cômputo dos graus (além
do número de casas decimais a compor os resultados e a atribuição ou não de pesos); e
VII - e os procedimentos complementares quanto à crítica e revisão dos instrumentos, segunda
chamada, recuperação, segunda época.
Parágrafo único. As demais informações e procedimentos abaixo, específicos ao CMGT27,
encontram-se neste PPC:
I - quadro global de avaliações do curso com os instrumentos aplicados (anexo X);
II - delineamento das provas com a quantidade de questões por assunto abordado (anexo XI); e
III - utilização da carga horária de avaliação.
Art. 21. Em casos de casos de divergência ou conflitos entre as informações gerais contidas na ICA
37-1037 e informações específicas ao CMGT27 presentes neste PPC, prevalecerá sempre o aqui
estabelecido.
Parágrafo único. Algumas informações e procedimentos eventuais poderão ainda, conforme a
necessidade, serem apresentados em Planos de Trabalho Escolar (PTE) específicos do curso.
Art. 22. O Quadro Global das avaliações do CMGT27 encontra-se disponível no anexo X,
condensando as informações básicas relativas às avaliações a serem realizadas no curso, tais como:
tipo e título dos instrumentos de avaliação a serem aplicados, níveis de aprendizagem serem
verificados, modalidade e peso da avaliação.
Art. 23. A utilização da carga horária de avaliação (anexo VII) por cada instrumento de avaliação
encontra-se especificada no anexo XI.
CAPÍTULO VII
AVALIAÇÃO DO CURSO
Art. 24. Os procedimentos e as informações gerais e básicas acerca do processo de avaliação dos
cursos e estágios de responsabilidade do ILA, contemplando todos os campos de avaliação previstos
na ICA 37-11 “Avaliação do Ensino”, encontram-se estabelecidos na ICA 37-1037, que institui a
“Sistemática de Avaliação do ILA” (disponível para consulta no site do SISLAER).
§ 2º Os campos de avaliação previstos na ICA 37-11 são: Instrução, Corpo Docente, Meios de
Avaliação e Currículo.
§ 3º Informações e procedimentos eventuais, específicos ao CMGT27, poderão ser adotados pelo
Setor de Avaliação do ILA de forma complementar, conforme a pertinência e necessidade, em
adição ao previsto na ICA 37-11.
CAPÍTULO VIII
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 25. Os casos não previstos serão inicialmente resolvidos pelo Diretor do ILA e levados ao
Comandante-Geral de Apoio caso necessário.
ANEXO II
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Organização Militar
Instituto de Logística de Aeronáutica
Cidade:
Guarulhos/SP
Nome do curso
Curso de Manutenção Geral da Aeronave T-27 (CMGT27)
Níveis
(Art. da Lei
12.464/2011)
Educação Básica
( ) Ensino Fundamental
( ) Ensino Médio
Educação Superior
( ) Graduação
( ) Pós-graduação
( ) Extensão
Educação Profissional
( x ) Formação inicial e continuada ou qualificação profissional
( ) Educação profissional técnica de nível médio
( ) Educação profissional tecnológica de graduação
( ) Educação profissional tecnológica de pós-graduação
Fases
( ) Preparação
( ) Formação
( x ) Pós-formação
Modalidade de ensino
( ) Presencial
( ) EAD
( ) Semipresencial
Duração do tempo de aula
50 minutos
Duração do curso
03 semanas
Carga horária total do curso
100 horas (120 tempos)
Certificação conferida
Certificado de conclusão de curso.
Base Legal do Curso
ICA 37-521/2012: “Objetivos de Ensino e Níveis a Atingir na
Aprendizagem”.
Lei nº 12.464/2011: “Dispõe sobre o ensino na Aeronáutica”.
MCA 10-4/2001: “Glossário da Aeronáutica”.
NSCA 37-5/2024: “Processo de Elaboração de Projeto Pedagógico de
Curso no âmbito do Comando da Aeronáutica”.
NSCA 5-1/2011: “Confecção, controle e numeração das publicações
oficiais do Comando da Aeronáutica”.
RICA 21-50/2022: “Regimento Interno do Instituto de Logística da
Aeronáutica”.
ROCA 21-1/2021: “Regulamento do Instituto de Logística da
Aeronáutica”.
ANEXO III
CONCEITUAÇÕES
Os conceitos adotados neste PPC poderão ser encontrados no MCA 10-4 “Glossário da
Aeronáutica”, na ICA 37-563 “Normas Reguladoras de Cursos do Comando-Geral de Apoio” e na
NSCA 37-5 “Norma de sistema para o processo de elaboração de Projeto Pedagógico de Curso do
Comando da Aeronáutica”.
ANEXO IV
SIGLAS E ABREVIATURAS
Obs: A maior parte das siglas e abreviaturas presentes neste PPC também são apresentadas junto
aos seus significados.
Academia da Força Aérea
Nível de aprendizagem "Análise" da Taxonomia de Bloom
Nível de aprendizagem "Aplicação" da Taxonomia de Bloom
Nível de aprendizagem "Avaliação" da Taxonomia de Bloom
Especialidade de Eletricidade e Instrumentos
Especialidade de Estrutura e Pintura
Especialidade de Eletrônica
Especialidade de Equipamentos de Voo
Especialidade de Mecânica de Aeronaves
Especialidade de Material Bélico
Curso de Manutenção Geral da Aeronave T-27
Nível de aprendizagem "Conhecimento" da Taxonomia de Bloom
Comando da Aeronáutica
Comando-Geral de Apoio
Nível de aprendizagem "Compreensão" da Taxonomia de Bloom
Educação a Distância
Força Aérea Brasileira
Terceira Seção do Gabinete do Comandante da Aeronáutica
Instrução do Comando da Aeronáutica
Instituto de Logística da Aeronáutica
Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo
Organização Militar
Órgãos de Direção Setorial e Assistência direta e imediata ao Comandante da Aeronáutica
Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa
Padrões de Desempenho Específicos
Projeto Pedagógico de Curso
Plano de Trabalho Escolar
Regulamento do Comando da Aeronáutica
Subchefia de Administração do COMGAP
Sistema de Legislação da Aeronáutica
Nível de aprendizagem "Síntese" da Taxonomia de Bloom
Aeronave de treinamento de codinome “Tucano”
ANEXO V
MAPA DE COMPETÊNCIAS
COMPETÊNCIAS
(Padrões de Desempenho Específicos PDEsp)
CONHECIMENTOS E HABILIDADES
NECESSÁRIOS
Executar os procedimentos de segurança
aplicáveis às atividades de manutenção da
aeronave
Procedimentos de Segurança da Aeronave e
Generalidades do Sistema de Abandono e
Segurança da Tripulação
Executar a manutenção preventiva da aeronave
Publicações Técnicas
Generalidades da Aeronave
Generalidades de Pneumática
Generalidades do Sistema de Comunicação
Generalidades do Sistema de Navegação
Generalidades do Sistema Elétrico e Instrumentos
Generalidades da Célula da Aeronave
Generalidades do Sistema Hidráulico
Generalidades da Estrutura da Aeronave
Generalidades do Grupo Moto Propulsor e
Generalidades do Sistema de Abandono e
Segurança da Tripulação
Executar a manutenção corretiva da aeronave
Grupo Motopropulsor (Motor e Acessórios)
Grupo Motopropulsor (Hélice)
Sistema de Combustível
Comandos de Voo
Sistemas Hidráulicos
Sistema Pneumático
Diretivas Técnicas Aplicáveis à Mecânica da
Aeronave
Sistemas Elétricos
Instrumentos e Sistemas Complementares
Sistemas de Aviônicos Integrados
Sistemas de Comunicação
Sistemas de Navegação
Diretivas Técnicas dos Sistemas de Aviônicos
Paraquedas do Assento
Kit Sobrevivência
Diretivas Técnicas dos Equipamentos de Voo
Estrutura da Aeronave Conceitos Gerais
Portas
Fuselagem
Nacele
Para Brisa
Canopy (Capota)
Asas
Corrosão
Selantes
Materiais Compostos
Plásticos
Fadiga
Pintura
Diretivas Técnicas Referentes à Estrutura da
Aeronave
MKBR8LC Inspeção Bienal
Diretivas Técnicas Referentes ao Assento Ejetável
Executar a manutenção corretiva da aeronave
Diretivas Técnicas Vigentes
ANEXO VI
QUADRO ESTRUTURAL DOS CONTEÚDOS
DISCIPLINAS
UNIDADES
SUBUNIDADES
Visão geral da
aeronave
Informações Gerais
e Componentes da
Aeronave
Procedimentos de Segurança da Aeronave
Generalidades da Aeronave
Publicações Técnicas
Sistemas da
Aeronave
Generalidades de Pneumática
Generalidades do Sistema de Comunicação
Generalidades do Sistema de Navegação
Generalidades do Sistema Elétrico e Instrumentos
Generalidades da Célula da Aeronave
Generalidades do Sistema Hidráulico
Generalidades da Estrutura da Aeronave
Generalidades do Grupo Moto Propulsor
Generalidades do Sistema de Abandono e Segurança da Tripulação
Visão
especializada
da aeronave
Mecânica da
Aeronave
Grupo Motopropulsor (Motor e Acessórios)
Grupo Motopropulsor (Hélice)
Sistema de Combustível
Comandos de Voo
Sistemas Hidráulicos
Sistema Pneumático
Diretivas Técnicas Aplicáveis à Mecânica da Aeronave
Sistemas Elétrico e
Eletrônico
Sistemas Elétricos
Instrumentos e Sistemas Complementares
Sistemas de Aviônicos Integrados
Sistemas de Comunicação
Sistemas de Navegação
Diretivas Técnicas dos Sistemas de Aviônicos
Equipamentos de
Voo
Paraquedas do Assento
Kit Sobrevivência
Diretivas Técnicas dos Equipamentos de Voo
Estrutura da
Aeronave
Estrutura da Aeronave Conceitos Gerais
Portas
Fuselagem
Nacele
Para Brisa
Canopy (Capota)
Asas
Corrosão
Selantes
Materiais Compostos
Plásticos
Fadiga
Pintura
Diretivas Técnicas Referentes a Estrutura da Aeronave
Assento Ejetável
MKBR8LC Inspeção Bienal
Diretivas Técnicas Referentes ao Assento Ejetável
ANEXO VII
MATRIZ CURRICULAR
CAMPO
DISCIPLINA
CH INSTRUÇÃO
(em tempos)
CH AVALIAÇÃO
(em tempos)
CH TOTAL
(em tempos)
Técnico-
Especializado
Visão geral da aeronave
30
3
33
Visão
especializada da
aeronave
BMA, BEI, BET
57
6
63
Demais
especialidades
60
3
CH TOTAL DO CAMPO TÉCNICO-ESPECIALIZADO
96
CARGA HORÁRIA REAL DO CURSO
ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
06
ATIVIDADES DE COMPLEMENTAÇÃO DA INSTRUÇÃO
-
FLEXIBILIDADE DA PROGRAMAÇÃO
18
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (em tempos)
120
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (em horas)
100
ANEXO VIII
EMENTÁRIO
DISCIPLINA 1
NOME DA DISCIPLINA: Visão geral da aeronave
CARGA HORÁRIA TOTAL: 33 tempos
EMENTA
1) Informações Gerais e Componentes da Aeronave.
2) Sistemas da Aeronave.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Detalhar os aspectos gerais da aeronave T-27, abordando desde as generalidades, procedimentos de
segurança, assim como as características dos sistemas elétrico, pneumático, hidráulico, de
comunicação, de navegação, de abandono e segurança da tripulação, além da célula da aeronave,
das diretivas técnicas, da estrutura e do grupo motopropulsor, tendo em vista a realização das
atividades de manutenção preventiva e corretiva da aeronave, seguindo os requisitos previsto na
Ordem Técnica do fabricante. (An)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Ordens técnicas da aeronave
DISCIPLINA 2
NOME DA DISCIPLINA: Visão especializada da aeronave
CARGA HORÁRIA TOTAL: 63 tempos
EMENTA
1) Mecânica da Aeronave.
2) Sistemas Elétrico e Eletrônico.
3) Equipamentos de Voo.
4) Estrutura da Aeronave.
5) Assento Ejetável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Detalhar os aspectos específicos da aeronave T-27 referentes à mecânica da aeronave, aos sistemas
elétrico e eletrônico, aos equipamentos de voo, à estrutura da aeronave e ao assento ejetável, tendo
em vista a realização das atividades de manutenção preventiva e corretiva da aeronave, seguindo os
requisitos previsto na Ordem Técnica do fabricante. (An)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Ordens técnicas da aeronave
ANEXO IX
PLANO DE UNIDADES DIDÁTICAS
OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
a) Explicar a importância dos aspectos gerais e específicos acerca de toda a aeronave T-27, e seus
sistemas, tendo em vista a adequada e correta realização das tarefas de manutenção preventiva e
corretiva da mesma. (Av)
DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1
Visão geral da aeronave
a) Detalhar os aspectos gerais da aeronave T-27, abordando desde as
generalidades, procedimentos de segurança, assim como as
características dos sistemas elétrico, pneumático, hidráulico, de
comunicação, de navegação, de abandono e segurança da tripulação,
além da célula da aeronave, das diretivas técnicas, da estrutura e do
grupo motopropulsor, tendo em vista a realização das atividades de
manutenção preventiva e corretiva da aeronave, seguindo os requisitos
previsto na Ordem Técnica do fabricante. (An)
UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.1
Informações gerais,
componentes e sistemas
da aeronave
a) Demonstrar os procedimentos de segurança da aeronave, as
generalidades e publicações técnicas utilizadas na manutenção para
realizar manutenções preventivas e corretivas. (Ap)
SUBUNIDADES
CH
OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS
1.1.1
Procedimentos de
Segurança da Aeronave
01
a) Descrever os procedimentos de segurança da aeronave, para
balizamento, estacionamento e amarração, abastecimento e
destanqueio, constantes na OT1T27-2-10GT-00-1. (Cn)
1.1.2
Generalidades da
aeronave
01
a) Descrever as dimensões e aéreas, os procedimentos de
suspensão, içamento e escoramento, os procedimentos de
nivelamento e pesagem, os procedimentos de reboque e táxi, as
marcações, letreiros e esquema de cores e os serviços, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
1.1.3
Publicações
Técnicas
01
a) Citar a estrutura das publicações técnicas, o sistema de
organização da informação e os procedimentos de aviso de
deficiência de publicação técnica, conforme OT1T27-2-00AG-00-
1. (Cn)
UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.2
Sistemas da aeronave
a) Demonstrar as características de funcionamento dos sistemas
mecânicos, hidráulicos, elétricos, pneumáticos, rádio e comunicação e
estruturais da aeronave, para realizar manutenções preventivas e
corretivas. (Ap)
SUBUNIDADES
CH
OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS
1.2.1
Generalidades de
Pneumática
01
a) Citar as características do sistema de ar condicionado, energia
pneumática e sistema de oxigênio, conforme OT1T27-2-00AG-00-
1. (Cn)
1.2.2
Generalidades do Sistema
de Comunicação
01
a) Citar as características do sistema de comunicação, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
1.2.3
Generalidades do Sistema
de Navegação
01
a) Citar as características do sistema de navegação., conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
1.2.4
Generalidades do Sistema
Elétrico e Instrumentos
01
a) Citar as características do sistema de energia elétrica, sistema de
detecção de fogo, sistema de indicação e registro e sistema de
iluminação, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
1.2.5
Generalidades da Célula
da Aeronave
01
a) Citar as características dos sistemas de comandos de voo, sistema
de combustível e águas e detritos, conforme OT1T27-2-00AG-00-
1. (Cn)
1.2.6
Generalidades do Sistema
Hidráulico
01
a) Citar as características do sistema hidráulico e trem de pouso,
conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
1.2.7
Generalidades da
Estrutura da Aeronave
01
a) Citar as características da estrutura, selagem e corrosão conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
1.2.8
Generalidades do Grupo
Moto Propulsor
01
a) Citar as características do sistema de hélice, grupo
turbopropulsor, motor, sistema de ignição, ar do motor, controles
do motor, sistema de indicação do motor, dutos de escapamento,
óleo do motor e sistema de partida, conforme OT1T27-2-00AG-00-
1. (Cn)
1.2.9
Generalidades do Sistema
de Abandono e Segurança
da Tripulação
01
a) Citar as características do assento ejetável e do kit de
sobrevivência, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
DISCIPLINA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2
Visão especializada da
aeronave
a) Detalhar os aspectos específicos da aeronave T-27 referentes à mecânica
da aeronave, aos sistemas elétrico e eletrônico, aos equipamentos de
voo, à estrutura da aeronave e ao assento ejetável tendo em vista a
realização das atividades de manutenção preventiva e corretiva da
aeronave seguindo os requisitos previsto na Ordem Técnica do
fabricante. (An)
UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.1
Mecânica da aeronave
a) Demonstrar as características dos sistemas de comandos de voo,
hidráulica, pneumática, instrumentos, combustível da aeronave, para
realizar manutenções preventivas e corretivas. (Ap)
SUBUNIDADES
CH
OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS
2.1.1
Grupo Motopropulsor
(Motor e Acessórios)
01
a) Citar as características e parâmetros de funcionamento do motor
e seus acessórios, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.1.2
Grupo Motopropulsor
(Hélice)
01
a) Citar as características e parâmetros de funcionamento da hélice,
conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.1.3
Sistema de Combustível
01
a) Citar as características gerais e funcionamento do sistema de
combustível, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.1.4
Comandos de voo
01
a) Citar as características gerais e funcionamento dos comandos de
voo, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.1.5
Sistemas Hidráulicos
01
a) Citar as características gerais e funcionamento do sistema
hidráulico, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.1.6
Sistema Pneumático
01
a) Citar as características gerais e funcionamento do sistema
pneumático, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.1.7
Diretivas Técnicas
Aplicáveis à Mecânica da
Aeronave
01
a) Citar os procedimentos e importância nas aplicações das diretivas
técnicas, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.2
Sistema elétrico e
eletrônico
a) Demonstrar as características dos sistemas elétricos, instrumentos e
sistemas complementares, sistemas de aviônicos integrados sistemas de
comunicação sistemas de navegação e diretivas técnicas para realizar
manutenções preventivas e corretivas. (Ap)
SUBUNIDADES
CH
OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS
2.2.1
Sistemas Elétricos
01
a) Citar as características gerais dos sistemas elétricos, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.2.2
Instrumentos e Sistemas
Complementares
01
a) Citar as características gerais dos instrumento e sistemas
complementares, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.2.3
Sistemas de Aviônicos
Integrados
01
a) Citar as características gerais e funcionamento dos sistemas de
aviônicos integrados, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.2.4
Sistemas de
Comunicação
01
a) Citar as características gerais e funcionamento do sistema de
comunicação, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.2.5
Sistemas de Navegação
01
a) Citar as características gerais e funcionamento do sistema de
navegação, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.2.6
Diretivas Técnicas dos
Sistemas de Aviônicos
01
a) Citar as características gerais das diretivas técnicas dos sistemas de
aviônicos, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.3
Equipamento de voo
a) Demonstrar as características do Kit Sobrevivência, paraquedas do
Assento, e Diretivas para realizar manutenções preventivas e corretivas.
(Ap)
SUBUNIDADES
OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS
2.3.1
Paraquedas do Assento
01
a) Citar as características gerais do paraquedas do assento, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.3.2
Kit Sobrevivência
01
a) Citar as características gerais do kit de sobrevivência, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.3.3
Diretivas Técnicas dos
Equipamentos de Voo
01
a) Citar as características gerais das diretivas técnicas, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.4
Estrutura da aeronave
a) Demonstrar as características da Nacele, Parabrisa, Canopi, asas, selante,
corrosão, materiais compostos, plástico, fadiga e pintura da aeronave
para realizar manutenções preventivas e corretivas. (Ap)
SUBUNIDADES
OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS
2.4.1
Estrutura da Aeronave
Conceitos Gerais
01
a) Citar as características gerais da estrutura da aeronave, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.4.2
Portas
01
a) Citar as características gerais das portas, conforme OT1T27-2-
00AG-00-1. (Cn)
2.4.3
Fuselagem
01
a) Citar as características gerais da fuselagem, conforme OT1T27-2-
00AG-00-1. (Cn)
2.4.4
Nacele
01
a) Citar as características gerais da nacele, conforme OT1T27-2-00AG-
00-1. (Cn)
2.4.5
Para Brisa
01
a) Citar as características gerais do para brisa, conforme OT1T27-2-
00AG-00-1. (Cn)
2.4.6
Canopy
(Capota)
01
a) Citar as características gerais do canopi, conforme OT1T27-2-00AG-
00-1. (Cn)
2.4.7
Asas
01
a) Citar as características gerais das asas, conforme OT1T27-2-00AG-
00-1. (Cn)
2.4.8
Corrosão
01
a) Citar as características gerais da prevenção a corrosões na
aeronave, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.4.9
Selantes
01
a) Citar as características gerais do uso de selantes na aeronave,
conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.4.10
Materiais
compostos
01
a) Citar as características gerais dos materiais compostos utilizados na
aeronave, conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.4.11
Plásticos
01
a) Citar as características gerais dos plásticos utilizados na aeronave,
conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.4.12
Fadiga
01
a) Citar as características gerais da fadiga da aeronave, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.4.13
Pintura
01
a) Citar as características gerais da pintura da aeronave, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.4.14
Diretivas Técnicas
Referentes a Estrutura
da Aeronave
01
a) Citar as características gerais das diretivas técnicas, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
UNIDADE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.5
Assento ejetável
a) Demonstrar as características do assento ejetável para realizar
manutenções preventivas e corretivas. (Ap)
SUBUNIDADES
OBJETIVOS OPERACIONALIZADOS
2.5.1
MKBR8LC Inspeção
Bienal
01
a) Citar as características gerais do assento ejetável e sua inspeção,
conforme OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
2.5.2
Diretivas Técnicas
Referentes ao Assento
Ejetável
01
a) Citar as características gerais das diretivas técnicas, conforme
OT1T27-2-00AG-00-1. (Cn)
ANEXO X
QUADRO GLOBAL DAS AVALIAÇÕES
TÍTULO
NÍVEIS DE APRENDIZAGEM
INSTRUMENTO
MODALIDADE
PESO
Prova Escrita 1
Cp e Cn
Prova Escrita
Objetiva
SOMATIVA
1
Prova Escrita 2
Cp e Cn
Prova Escrita
Objetiva
SOMATIVA
2
Prova Escrita 3*
Cp e Cn
Prova Escrita
Objetiva
SOMATIVA
2
OBS: *A Prova Escrita 3 será aplicada apenas para as especialidades BMA, BEI e BET.
ANEXO XI
DELINEAMENTO DE PROVAS
Prova
Carga
Horária
Conteúdos avaliados
Questões
Disciplina
Subunidades
Prova Escrita 1
(todos os alunos)
2 tempos
(realização)
1 tempo
(crítica)
Visão geral da
aeronave
Generalidades da Aeronave
2
30
Procedimentos de Segurança da
Aeronave
3
Publicações Técnicas
3
Generalidades da Célula da
Aeronave
2
Generalidades da Estrutura da
Aeronave
2
Generalidades do Sistema
Hidráulico
2
Generalidades Sistema de
Abandono/Segurança da Tripulação
7
Generalidades de Pneumática
1
Generalidades do Grupo Moto
Propulsor
3
Generalidades do Sistema Elétrico e
Instrumentos
3
Generalidades do Sistema de
Comunicação
1
Generalidades do Sistema de
Navegação
1
Prova
Carga
Horária
Conteúdos avaliados
Questões
Disciplina
Subunidades
Prova Escrita 2
2 tempos
(realização)
1 tempo
(crítica)
Visão
especializada da
aeronave
(para BEI e BET)
Sistemas Elétricos
17
30
Instrumentos e Sistemas
Complementares
13
Visão
especializada da
aeronave
(para BMA)
Comandos de Voo
7
30
Sistemas Hidráulicos
8
Sistema Pneumático
7
Sistema de Combustível
8
Visão
especializada da
aeronave
(para BMB)
MKBR8LC - Inspeção Bienal
28
30
Diretivas Técnicas Referentes ao
Assento Ejetável
2
Visão
especializada da
aeronave
(para BEV)
Paraquedas do Assento
18
30
Kit de Sobrevivência do Assento
10
Diretivas Técnicas Referentes a
Equipamentos de Voo
2
Visão
especializada da
aeronave
Estrutura da Aeronave Conceitos
Gerais
4
30
Portas
2
Prova
Carga
Horária
Conteúdos avaliados
Questões
Disciplina
Subunidades
(para BEP)
Fuselagem
2
Naceles
2
Asas
3
Para-Brisa
2
Canopy (Capota)
2
Materiais Compostos
2
Plásticos
2
Selantes
2
Corrosão
2
Fadiga
2
Pintura
2
Diretivas Técnicas referentes a
estrutura da aeronave
1
Prova
Carga
Horária
Conteúdos avaliados
Questões
Disciplina
Subunidades
Prova Escrita 3
2 tempos
(realização)
1 tempo
(crítica)
Visão
especializada da
aeronave
(para BMA)
Grupo Motopropulsor (Motor e
Acessórios)
17
30
Grupo Motopropulsor (Hélice)
11
Diretivas Técnicas Aplicáveis à
Mecânica da Aeronave
2
Visão
especializada da
aeronave
(para BEI e BET)
Sistemas de Comunicação
12
30
Sistemas de Navegação
13
Sistemas de Aviônicos Integrados
(Teoria e Prática)
4
Diretivas Técnicas dos Sistemas de
Aviônicos
1
ANEXO XII
QUADROHORÁRIO PADRÃO PARA BMA
SEMANA 1
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
ABERTURA
Ce
Tempo 2
ORIENTAÇÕES
Ot
Tempo 3
GENERALIDADES DA AERONAVE
AE
Tempo 4
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 4
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 7
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 2
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 1
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 2
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
COMANDOS DE VOO
AE
Tempo 2
COMANDOS DE VOO
AE
Tempo 3
COMANDOS DE VOO
AE
Tempo 4
COMANDOS DE VOO
AE
Tempo 5
COMANDOS DE VOO
AE
Tempo 6
COMANDOS DE VOO
AE
Tempo 7
COMANDOS DE VOO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS HIDRÁULICOS
AE
Tempo 2
SISTEMAS HIDRÁULICOS
AE
Tempo 3
SISTEMAS HIDRÁULICOS
AE
Tempo 4
SISTEMAS HIDRÁULICOS
AE
Tempo 5
SISTEMAS HIDRÁULICOS
AE
Tempo 6
SISTEMAS HIDRÁULICOS
AE
Tempo 7
SISTEMAS HIDRÁULICOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMA PNEUMÁTICO
AE
Tempo 2
SISTEMA PNEUMÁTICO
AE
Tempo 3
SISTEMA PNEUMÁTICO
AE
Tempo 4
SISTEMA PNEUMÁTICO
AE
Tempo 5
SISTEMA PNEUMÁTICO
AE
Tempo 6
SISTEMA PNEUMÁTICO
AE
Tempo 7
SISTEMA PNEUMÁTICO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AE
Tempo 2
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AE
Tempo 3
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AE
Tempo 4
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AE
Tempo 5
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AE
Tempo 6
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AE
Tempo 7
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 2
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 3
GRUPO MOTOPROPULSOR
AE
Tempo 4
GRUPO MOTOPROPULSOR
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 2
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 3
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 2
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 3
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 4
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 5
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 6
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 7
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 2
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 3
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 4
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 5
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 6
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 7
GRUPO MOTOPROPULSOR (MOTOR E ACESSÓRIOS)
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 2
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 3
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 4
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 5
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 6
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 7
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 2
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 3
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 4
GRUPO MOTOPROPULSOR (HÉLICE)
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 3
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 3
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 3
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 2
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 3
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 4
ENCERRAMENTO DO CURSO
Tempo 5
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 6
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 7
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
ANEXO XIII
QUADROHORÁRIO PADRÃO PARA BEI/BET
SEMANA 1
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
ABERTURA
Ce
Tempo 2
ORIENTAÇÕES
Ot
Tempo 3
GENERALIDADES DA AERONAVE
AE
Tempo 4
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 4
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 7
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 2
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 1
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 2
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 2
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 3
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 4
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 5
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 6
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 7
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 2
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 3
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 4
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 5
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 6
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 7
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 2
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 3
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 4
SISTEMAS ELÉTRICOS
AE
Tempo 5
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 6
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 7
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 2
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 3
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 4
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 5
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 6
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 7
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 2
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 3
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 4
SISTEMAS DE INSTRUMENTOS
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 2
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 3
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS DE RADIO
AE
Tempo 2
SISTEMAS DE RADIO
AE
Tempo 3
SISTEMAS DE RADIO
AE
Tempo 4
SISTEMAS DE RADIO
AE
Tempo 5
SISTEMAS DE RADIO
AE
Tempo 6
SISTEMAS DE RADIO
AE
Tempo 7
SISTEMAS DE RADIO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 2
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 3
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 4
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 5
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 6
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 7
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 2
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 3
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 4
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 5
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 6
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 7
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 2
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 3
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 4
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 3
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 3
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 3
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 2
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 3
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 4
ENCERRAMENTO DO CURSO
Tempo 5
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 6
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 7
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
ANEXO XIV
QUADROHORÁRIO PADRÃO PARA BEP
SEMANA 1
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
ABERTURA
Ce
Tempo 2
ORIENTAÇÕES
Ot
Tempo 3
GENERALIDADES DA AERONAVE
AE
Tempo 4
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 4
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 7
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 2
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 1
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 2
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
ESTRUTURA DA AERONAVE CONCEITOS GERAIS
AE
Tempo 2
ESTRUTURA DA AERONAVE CONCEITOS GERAIS
AE
Tempo 3
ESTRUTURA DA AERONAVE CONCEITOS GERAIS
AE
Tempo 4
ESTRUTURA DA AERONAVE CONCEITOS GERAIS
AE
Tempo 5
ESTRUTURA DA AERONAVE CONCEITOS GERAIS
AE
Tempo 6
ESTRUTURA DA AERONAVE CONCEITOS GERAIS
AE
Tempo 7
ESTRUTURA DA AERONAVE CONCEITOS GERAIS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
PORTAS
AE
Tempo 2
PORTAS
AE
Tempo 3
PORTAS
AE
Tempo 4
PORTAS
AE
Tempo 5
FUSELAGEM
AE
Tempo 6
FUSELAGEM
AE
Tempo 7
FUSELAGEM
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
FUSELAGEM
AE
Tempo 2
FUSELAGEM
AE
Tempo 3
FUSELAGEM
AE
Tempo 4
FUSELAGEM
AE
Tempo 5
FUSELAGEM
AE
Tempo 6
FUSELAGEM
AE
Tempo 7
FUSELAGEM
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
NACELES
AE
Tempo 2
NACELES
AE
Tempo 3
NACELES
AE
Tempo 4
NACELES
AE
Tempo 5
ASAS
AE
Tempo 6
ASAS
AE
Tempo 7
ASAS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
ASAS
AE
Tempo 2
ASAS
AE
Tempo 3
ASAS
AE
Tempo 4
ASAS
AE
Tempo 5
ASAS
AE
Tempo 6
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 7
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 3
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
PARABRISA
AE
Tempo 2
PARABRISA
AE
Tempo 3
PARABRISA
AE
Tempo 4
PARABRISA
AE
Tempo 5
CANOPY (CAPOTA)
AE
Tempo 6
CANOPY (CAPOTA)
AE
Tempo 7
CANOPY (CAPOTA)
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
MATERIAIS COMPOSTOS
AE
Tempo 2
MATERIAIS COMPOSTOS
AE
Tempo 3
MATERIAIS COMPOSTOS
AE
Tempo 4
MATERIAIS COMPOSTOS
AE
Tempo 5
PLÁSTICOS
AE
Tempo 6
PLÁSTICOS
AE
Tempo 7
PLÁSTICOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
SELANTES
AE
Tempo 2
SELANTES
AE
Tempo 3
SELANTES
AE
Tempo 4
SELANTES
AE
Tempo 5
CORROSÃO
AE
Tempo 6
CORROSÃO
AE
Tempo 7
CORROSÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
FADIGA
AE
Tempo 2
FADIGA
AE
Tempo 3
PINTURA
AE
Tempo 4
PINTURA
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 2
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 2
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 3
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 4
ENCERRAMENTO DO CURSO
Tempo 5
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 6
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 7
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
ANEXO XV
QUADROHORÁRIO PADRÃO PARA BEV
SEMANA 1
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
ABERTURA
Ce
Tempo 2
ORIENTAÇÕES
Ot
Tempo 3
GENERALIDADES DA AERONAVE
AE
Tempo 4
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 4
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 7
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 2
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 1
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 2
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 2
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 3
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 4
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 5
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 6
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 7
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 2
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 3
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 4
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 5
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 6
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 7
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 2
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 3
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 4
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 5
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 6
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 7
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 2
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 3
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 4
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 5
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 6
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 7
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 2
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 3
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 4
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 5
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 6
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 7
PARAQUEDAS DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 3
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 2
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 3
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 4
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 5
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 6
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 7
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 2
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 3
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 4
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 5
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 6
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 7
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 2
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 3
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 4
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 5
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 6
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 7
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 2
KIT DE SOBREVIVÊNCIA DO ASSENTO
AE
Tempo 3
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 4
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 2
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 2
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 3
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 4
ENCERRAMENTO DO CURSO
Tempo 5
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 6
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 7
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
ANEXO XVI
QUADROHORÁRIO PADRÃO PARA BMB
SEMANA 1
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
ABERTURA
Ce
Tempo 2
ORIENTAÇÕES
Ot
Tempo 3
GENERALIDADES DA AERONAVE
AE
Tempo 4
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA ELÉTRICO E INSTRUMENTOS
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DA CÉLULA DA AERONAVE
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DA ESTRUTURA DA AERONAVE
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA HIDRÁULICO
AE
Tempo 4
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PUBLICAÇÕES TÉCNICAS
AE
Tempo 6
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 7
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES SISTEMA DE ABANDONO
AE
Tempo 2
SEGURANÇA DA TRIPULAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 5
GENERALIDADES DO GRUPO MOTO PROPULSOR
AE
Tempo 6
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 7
GENERALIDADES DE PNEUMÁTICA
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 2
GENERALIDADES DO SISTEMA DO COMUNICAÇÃO
AE
Tempo 3
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 4
GENERALIDADES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 1
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 1
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 2
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEMANA 3
DIA
HORÁRIO
LOCAL
TRABALHO ESCOLAR
TÉCNICA
INSTRUTOR
OM
MAT DIDÁTICO
SEG
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
TER
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUA
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 4
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 5
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 6
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 7
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
QUI
DD
MMM
Tempo 1
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 2
MKBR8LC INSPEÇÃO BIENAL
AE
Tempo 3
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 4
DIRETIVAS TÉCNICAS
AE
Tempo 5
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 6
PROVA ESCRITA OBJETIVA 2
Pr
Tempo 7
CRÍTICA DA PROVA 2
Ctc
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
SEX
DD
MMM
Tempo 1
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 2
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 3
CRÍTICA DE CURSO
Tempo 4
ENCERRAMENTO DO CURSO
Tempo 5
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 6
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 7
A DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
Tempo 8
À DISPOSIÇÃO DA COORDENAÇÃO
ANEXO XVII
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Instrução do Comando
da Aeronáutica (ICA) 37-4, de 18 de março de 2010. Instrução referente a “Elaboração e revisão de
currículos mínimos”. Boletim do Comando da Aeronáutica nº 055, de 23 de março de 2010.
BRASIL. Lei no 12.464, de 04 de agosto de 2011. Dispõe sobre o ensino na Aeronáutica; e revoga o
Decreto-Lei no 8.437, de 24 de dezembro de 1945, e as Leis nos 1.601, de 12 de maio de 1952, e
7.549, de 11 de dezembro de 1986. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF,
05 jun. 2011.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Instrução do Comando
da Aeronáutica (ICA) 37-11, de 30 de agosto de 2011. Instrução referente a “Avaliação do Ensino”.
Boletim do Comando da Aeronáutica nº 168, de 1º de setembro de 2011.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando-Geral do Pessoal. Norma Sistêmica do Comando da
Aeronáutica (NSCA) 5-1, de 23 de novembro de 2011. Norma que disciplina a “Confecção, controle
e numeração das publicações oficiais do Comando da Aeronáutica”. Boletim do Comando da
Aeronáutica nº 225, de 29 de novembro de 2011.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Instrução do Comando
da Aeronáutica (ICA) 37-521, de 30 de agosto de 2012. Instrução referente a “Objetivos de Ensino e
Níveis a Atingir na Aprendizagem”. Boletim do Comando da Aeronáutica nº 170, de 04 de setembro
de 2012.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Instituto de Logística da Aeronáutica. Regulamento de
Organização do Comando da Aeronáutica (ROCA) 21-1, de 06 de outubro de 2021. “Regulamento
do Instituto de Logística da Aeronáutica”. Boletim do Comando da Aeronáutica nº 189, de 14 de
outubro de 2021.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Instituto de Logística da Aeronáutica. Regimento Interno do
Comando da Aeronáutica (RICA) 21-50, de 15 de março de 2022. “Regimento Interno do Instituto
de Logística da Aeronáutica”. Boletim do Comando da Aeronáutica nº 054, de 21 de março de
2022.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Diretoria de Ensino da Aeronáutica. Norma de Sistema do
Comando da Aeronáutica (NSCA) 37-5, de 28 de julho de 2024. Norma de Sistema para o “Processo
de Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso do Comando da Aeronáutica”. Boletim do
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