MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA

DIRETORIA DE ENSINO


PORTARIA DIRENS Nº 949/DEAD, DE 6 DE MAIO DE 2025.


Aprova a edição da Instrução que estabelece o “Projeto Pedagógico de Curso do Curso Básico de Oratória (CBO)”.


O DIRETOR DE ENSINO, considerando o disposto do Decreto nº 11.237, de 18 de outubro de 2022, e no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º, incisos V e VII, e art. 9º, inciso XII, do Regulamento da Diretoria de Ensino, aprovado pela Portaria Nº 684/GC3, de 23 de janeiro de 2024, resolve:

Art. 1º  Aprovar a edição da ICA 37-1042 “Projeto Pedagógico de Curso do Curso Básico de Oratória (CBO)”.

Art. 2º  Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.


Maj Brig Ar MARCELO FORNASIARI RIVERO

Diretor de Ensino da Aeronáutica


Esta versão não substitui o publicado em BCA.


ANEXO I

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta instrução tem por finalidade estabelecer o Projeto Pedagógico de Curso do Curso Básico de Oratória (CBO), do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), ofertado pelo Instituto de Educação a Distância.

Art. 2º Para os fins desta Portaria, as nomenclaturas e termos utilizados terão suas conceituações dispostas no Anexo III.

CAPÍTULO II

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Art.  3º O Curso Básico de Oratória (CBO) destina-se a capacitar militares e servidores civis assemelhados do Comando da Aeronáutica (COMAER) a se comunicarem de forma clara, confiante e eficaz em diferentes contextos, com ênfase na aplicação de técnicas de oratória para liderança e tomada de decisões em ambientes institucionais e operacionais.

Art. 4º   O CBO incluirá o estudo das características dos discursos orais bem organizados e dos princípios essenciais à oratória de impacto, oferecendo orientações práticas sobre como falar em público com ênfase em aspectos que envolvem expressividade oral e corporal, preparação de discursos, contextos de comunicação, perfis comunicacionais e ferramentas de apoio à exposição.

CAPÍTULO III

OBJETIVOS DO CURSO:

Art.  O Curso Básico de Oratória visa capacitar oficiais, suboficiais, sargentos, praças e servidores civis assemelhados do Comando da Aeronáutica para a prática da oratória.

Art.   Os objetivos específicos do curso são:

I — desenvolver habilidades de planejamento e organização de discursos para diferentes finalidades.

II — melhorar a capacidade de controlar emoções e reduzir a ansiedade ao falar em público.

III — aperfeiçoar a projeção vocal, dicção e uso de linguagem corporal para impactar positivamente o público.

IV — capacitar os participantes a construir argumentos lógicos e persuasivos.

V — proporcionar experiências práticas que simulem situações reais de comunicação.

CAPÍTULO IV

PERFIL DO EGRESSO

Art.  Para ingressar no CBO, o aluno deve atender aos seguintes requisitos mínimos:

I — ser oficial, suboficial, sargento, praças ou servidor civil assemelhado do Comando da Aeronáutica;

II — estar aberto ao autoaprimoramento de sua comunicação oral.

Art. 8º O egresso do Curso Básico de Oratória (CBO) será um profissional capaz de comunicar-se de forma clara, objetiva e persuasiva, adaptando sua linguagem e abordagem ao público e ao contexto. Demonstrará autoconfiança ao falar em público, habilidade para organizar e estruturar discursos e capacidade de utilizar técnicas de expressão verbal e não verbal para engajar e influenciar audiências.

CAPÍTULO V

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Art. 9º  A estrutura curricular do CBO volta-se para o campo de domínio cognitivo, com vista ao desenvolvimento, à disseminação e à aplicação do conhecimento, conforme a estratégia estabelecida pelo IEAD: as disciplinas têm como propósito propiciar ao aluno a análise e reflexão sobre questões relativas aos assuntos nelas abordados a partir de conhecimentos adquiridos.

Seção I

Matriz Curricular

Art. 10 O CBO está estruturado no campo Técnico Especializado, na área de Ciências Humanas, e abordará as seguintes disciplinas:

I — Princípios fundamentais da oratória: a arte de expor;

II — O expositor;

III — Situações de comunicação;

IV — Estrutura da apresentação;

V – Recursos da comunicação.

§ 1º  O Anexo V deste projeto pedagógico de curso apresenta a matriz curricular no formato de tabela.

§ 2º A carga horária destinada para as avaliações está incluída no tempo total das disciplinas.

Seção II

Ementário

Art. 11 O ementário tem por objetivo descrever o conteúdo da disciplina, os objetivos e o referencial bibliográfico.

§ 1º  O ementário de cada disciplina está disposto no Anexo VI.

CAPÍTULO VI

METODOLOGIA DE ENSINO PARA O CURSO 

Art. 12 O Curso Básico de Oratória adota uma abordagem teórico-prática, integrando os fundamentos da comunicação eficaz e da arte de falar em público. O curso proporciona uma experiência de aprendizagem dinâmica, reflexiva e interativa, permitindo ao discente desenvolver progressivamente suas habilidades de expressão oral.

Art. 13 A metodologia de ensino será estruturada para o desenvolvimento das seguintes competências:

I — domínio dos princípios básicos da oratória: conexão, clareza e expressividade;

II — planejamento e estruturação de apresentações eficazes, abrangendo introdução, desenvolvimento e conclusão, com foco na coerência e no impacto da mensagem;

III — uso estratégico de recursos comunicativos, como gestos, expressões faciais e elementos audiovisuais, para potencializar a clareza e a persuasão na transmissão da mensagem.

Art. 14 Como parte do percurso formativo, os alunos realizarão duas atividades práticas, consistindo na gravação de vídeos sobre temas de sua escolha, em momentos distintos do curso. A primeira gravação servirá como referência para uma autoavaliação inicial, na qual serão analisados aspectos como clareza, organização e expressividade. Ao final do curso, após o desenvolvimento de novas habilidades, os alunos regravarão o vídeo, aplicando os conhecimentos adquiridos e realizando uma nova autoavaliação comparativa.

Art. 15 A metodologia será conduzida de forma progressiva e flexível, alinhando os conteúdos programáticos às demandas de formação dos alunos. O curso incentivará a prática contínua, a reflexão sobre o próprio desempenho e a aplicação de estratégias que permitam aos participantes aprimorar sua comunicação oral em contextos institucionais e operacionais.

CAPÍTULO VII

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Art. 16 A avaliação da aprendizagem no CBO visa promover o desenvolvimento do discente, constituindo-se em verificações de aprendizagem nas modalidades formativa e somativa, realizadas de forma processual, continuada e flexível.

Art.17 Verificações de Aprendizagem (modalidade formativa): consistem em duas autoavaliações realizadas ao longo do curso, sendo uma ao término da segunda disciplina (O expositor) e outra ao final da quinta e última disciplina (Recursos da comunicação). Essas autoavaliações têm como propósito estimular a reflexão sobre o próprio aprendizado e subsidiar melhorias no percurso formativo do aluno.

Art. 18 Verificações de Aprendizagem (modalidade somativa): consistem em avaliações objetivas realizadas ao longo e ao final do curso, conforme descrito a seguir:

I — exercícios avaliativos ao término das disciplinas I (Princípios fundamentais da oratória: a arte de expor), III (Situações de comunicação) e IV (Estrutura da apresentação), cada um valendo 10 (dez pontos);

II — avaliação final, realizada ao término do curso, composta por questões objetivas, totalizando 70 (setenta pontos).

Art. 19 As avaliações formativas (autoavaliações) visam incentivar a reflexão do aluno sobre seu desempenho expositiva e habilidades de oratória. Ao longo do curso, após o estudo do conteúdo disponibilizado, o discente poderá refazer a tarefa proposta, aplicando os conhecimentos adquiridos e comparando-a com a versão inicial, a fim de identificar os avanços obtidos e os aspectos que ainda precisam ser aprimorados. As avaliações somativas, por sua vez, têm o propósito de verificar, por meio de questões objetivas, o aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos apresentados, além de servirem como critério para aprovação no curso.

Art. 20 Para obtenção de aprovação e consequente certificação no curso, o discente deverá atingir, no mínimo, 70% (setenta por cento) de aproveitamento do curso.

CAPÍTULO VIII

APOIO AO DISCENTE

Art. 21 O IEAD disponibiliza aos discentes o apoio necessário para o desenvolvimento acadêmico e atendimento às demandas do curso, conforme os seguintes dispositivos:

§ 1º A Secretaria Acadêmica será responsável pelo atendimento administrativo aos discentes, cabendo-lhe:

I — esclarecer dúvidas relacionadas a questões administrativas;

II — auxiliar em procedimentos de matrícula e emissão de documentos;

III — disponibilizar informações sobre o cronograma de atividades acadêmicas; e

IV — prestar suporte para outras demandas administrativas pertinentes.

§ 2° O atendimento da Secretaria Acadêmica ocorrerá pelos seguintes meios: telefone (31) 2112-9606 e e-mail [email protected].

§ 3º A Coordenação do Curso terá como atribuição o apoio pedagógico aos discentes, competindo-lhe:

I — orientar quanto ao percurso acadêmico e às metodologias de ensino adotadas no curso;

II — apoiar os discentes nas atividades pedagógicas; e

III — atuar como instância mediadora em questões acadêmicas e administrativas, visando à promoção de uma experiência educacional de qualidade.

CAPÍTULO IX

INFRAESTRUTURA

Art. 22 O IEAD disponibiliza aos discentes e docentes a infraestrutura necessária ao adequado desenvolvimento das atividades do curso, conforme disposto a seguir:

§ 1° O curso será ministrado e gerido por meio da plataforma Moodle, ferramenta que possibilita o acesso a conteúdos didáticos, atividades acadêmicas e demais recursos educacionais, assegurando um ambiente de aprendizagem virtual eficiente e interativo.

§ 2° O Instituto conta com uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) dedicada a prestar suporte técnico aos discentes e docentes, garantindo o pleno funcionamento da plataforma Moodle e demais sistemas de informação, bem como a resolução de eventuais problemas técnicos.

§ 3º A sede do IEAD se encontra nas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), proporcionando estrutura física para suporte administrativo, além de espaço adequado para as atividades institucionais.

CAPÍTULO X

APROVAÇÃO, RECUPERAÇÃO, REPROVAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Art. 23 A aprovação do discente no curso dependerá do cumprimento cumulativo dos seguintes requisitos:

I — obtenção de nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos nas avaliações do curso;

II — preenchimento e entrega da pesquisa de satisfação ao final do curso; e

III — acesso à plataforma de ensino até a data estabelecida pela Secretaria Acadêmica e preenchimento do termo de uso da plataforma.

Art. 24 A certificação será concedida exclusivamente aos discentes aprovados que atendam aos requisitos descritos no Art.23.

Art. 25 Discentes que não alcançarem a nota mínima de 70 (setenta) pontos terão direito a uma avaliação de recuperação, conforme calendário estabelecido pelo curso.

Art. 26 O discente que, após a avaliação de recuperação, ainda não atingir a nota mínima para aprovação, será considerado reprovado, com o devido registro em Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA).

CAPÍTULO XI

AVALIAÇÃO DO CURSO

Art. 27 A avaliação do curso será realizada por meio de pesquisa de satisfação, de preenchimento obrigatório, conforme estabelecido nos dispositivos abaixo:

I — ao término do curso, o discente deverá responder a uma pesquisa de satisfação, cujo objetivo é avaliar a qualidade do curso, identificando pontos de aprimoramento e registrando o nível de satisfação dos participantes;

II — a entrega da pesquisa de satisfação devidamente preenchida será requisito obrigatório para a liberação do certificado de conclusão aos discentes aprovados no curso; e

III — o IEAD compromete-se a utilizar os dados obtidos na pesquisa para aprimorar o curso, promovendo melhorias contínuas em atendimento às necessidades e expectativas dos discentes.

CAPÍTULO XII

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 28 Os casos não previstos nesta Instrução serão submetidos à apreciação do Diretor de Ensino.

ANEXO II

CONCEITUAÇÕES

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Plataforma tecnológica preparada para propiciar a interação entre docentes e discentes, por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em lugares e tempos síncronos (interação simultânea) ou assíncronos (interação em momentos distintos).

Avaliação formativa

Modalidade de avaliação que ocorre concomitante ao processo de ensino-aprendizagem. Visa averiguar e acompanhar o desenvolvimento cognitivo e, se necessário, sanar as deficiências existentes. Não deve ser utilizada para aprovar ou classificar o discente.

Avaliação somativa

Modalidade de avaliação que desempenha a função classificatória. Realiza-se ao final de unidades didáticas, disciplina, curso e/ou período letivo, consistindo em atribuir um grau ao discente conforme os níveis de assimilação apresentados. Os resultados obtidos pelo discente nesta modalidade devem ser computados na obtenção de sua média final e classificação.

Educação a distância (EAD)

Modalidade de ensino na qual a mediação didático-pedagógica ocorre por intermédio das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, em que os participantes da ação educacional estão separados física ou temporalmente.

Pesquisa de satisfação

Questionário eletrônico, disponibilizado no AVA, por meio do qual o aluno pode apreciar a disciplina e o material didático. Desta forma, o discente auxilia a coordenação do curso a vislumbrar os aspectos positivos e negativos observados na realização de determinada atividade instrucional.

ANEXO III

SIGLAS E ABREVIATURAS

AVA

Ambiente Virtual de Aprendizagem

IEAD

Instituto de Educação a Distância

EAD

Educação a Distância

CBO

Curso Básico de Oratória

PPC

Projeto Pedagógico de Curso

BCA

Boletim do Comando da Aeronáutica

ANEXO IV

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Instituições

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Instituto de Educação a Distância

Páginas Institucionais na internet

https://www2.fab.mil.br/ead/

Cidades

Lagoa Santa- MG

Nome do Curso

Curso Básico de Oratória (CBO)

Níveis

(conforme Art. 7º da Lei nº 12.464/2011)

Educação Básica

(    )  Ensino fundamental

(    )  Ensino médio

Educação Superior

(    )  Graduação

(    )  Pós-Graduação

(    )  Extensão

Educação Profissional

( X )  Formação inicial e continuada ou qualificação profissional

(    )  Educação profissional técnica de nível médio

(    )  Educação profissional tecnológica de graduação

(    )  Educação profissional tecnológica de pós-graduação

Fases

(    )  Preparação

( X )Formação

(    )  Pós-formação

Classificação

Preparatório

Modalidade de ensino

(    )  Presencial

( X ) EAD

(    )  Semipresencial

Duração do tempo de aula

60 (sessenta) minutos.

Duração do curso

54 dias

Carga horária total do curso

48 horas.

Certificação conferida

Certificado de Conclusão do Curso

Base Legal do Curso

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 37-833, de 03 de julho de 2022. Instrução referente a “Estruturação da Educação a Distância no âmbito da DIRENS”. Boletim do Comando da Aeronáutica nº 137, de 25 de julho de 2022.

ANEXO V

MATRIZ CURRICULAR

CAMPO TÉCNICO-ESPECIALIZADO

ÁREA

DISCIPLINA

CH INSTRUÇÃO

(em tempos)

CH AVALIAÇÃO

CH TOTAL

CIÊNCIAS HUMANAS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ORATÓRIA: A ARTE DE EXPOR

06

01

07

O EXPOSITOR

06

02

08

SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO

06

01

07

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

13

01

14

RECURSOS DA COMUNICAÇÃO

07

03

10

CH TOTAL DO CAMPO TÉCNICO-ESPECIALIZADO

46

AMBIENTAÇÃO/FLEXIBILIDADE

02

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (em horas)

48

ANEXO VI

EMENTÁRIOS

DISCIPLINA: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ORATÓRIA: A ARTE DE EXPOR

CH TOTAL: 07

EMENTA

I – Fundamentos básicos da oratória.

II – Pensamento e expressão.

III – Clareza.

IV – Comunicação e interação.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  1. reconhecer a importância da comunicação autêntica e impactante (Cn );

  2. compreender a relação entre organização lógica do discurso e estrutura do pensamento (Cn );

  3. identificar os principais componentes da comunicação eficaz e clara (Cn); e

  4. relacionar comunicação a interação e construção de significados (An).


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, Chris. Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público. R.J.: Editora Intrínseca Ltda, 2016.

BRUM, Débora. Comunicação Assertiva. S.P.: Literare Books International, 2021.

FLETCHER, Leon. Como falar como um profissional. R.J.: Record. 1993.

JUNG, Milton; KYRILLOS, Leny. Comunicar para liderar. S.P.: Contexto, 2015.

POLITO, Reinaldo. Os segredos da comunicação no mundo corporativo: sucesso presencial e on-line. S.P.: Benvirá, 2021.

POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. S.P.: Saraiva, 2005.

WRIGHT, C. W. Aprenda a falar em público. R.J.: Record, 1995.




DISCIPLINA: O EXPOSITOR

CH TOTAL: 08

EMENTA

I – Autoconhecimento e oratória.

II – Estilos de comunicação.

III – Medo e insegurança de falar em público.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. reconhecer a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento de habilidades comunicativas (Cn);

  2. compreender a importância dos estilos de comunicação e seus impactos para a oratória de sucesso (Cn);

  3. identificar elementos relacionados ao medo e à insegurança de falar em público (Cn); e

  4. conhecer técnicas para combater o medo e a insegurança de falar em público (Cn).


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, Chris. Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público. R.J.: Editora Intrínseca Ltda, 2016.

BRUM, Débora. Comunicação Assertiva. S.P.: Literare Books International, 2021.

FLETCHER, Leon. Como falar como um profissional. R.J.: Record. 1993.

JUNG, Milton; KYRILLOS, Leny. Comunicar para liderar. S.P.: Contexto, 2015.

POLITO, Reinaldo. Os segredos da comunicação no mundo corporativo: sucesso presencial e on-line. S.P.: Benvirá, 2021.

POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. S.P.: Saraiva, 2005.

WRIGHT, C. W. Aprenda a falar em público. R.J.: Record, 1995.




DISCIPLINA: SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO

CH TOTAL: 07

EMENTA

I- O contexto da apresentação.

II - O público.

III – A preparação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. identificar os elementos que envolvem o contexto da apresentação: ambiente, tempo, recursos (Cn);

  2. identificar as características do público (Cp); e

  3. reconhecer elementos essenciais à preparação do discurso (Cn).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, Chris. Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público. R.J.: Editora Intrínseca Ltda, 2016.

BRUM, Débora. Comunicação Assertiva. S.P.: Literare Books International, 2021.

FLETCHER, Leon. Como falar como um profissional. R.J.: Record. 1993.

JUNG, Milton; KYRILLOS, Leny. Comunicar para liderar. S.P.: Contexto, 2015.

POLITO, Reinaldo. Os segredos da comunicação no mundo corporativo: sucesso presencial e on-line. S.P.: Benvirá, 2021.

POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. S.P.: Saraiva, 2005.

WRIGHT, C. W. Aprenda a falar em público. R.J.: Record, 1995.



DISCIPLINA: ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

CH TOTAL: 14

EMENTA

I - O conteúdo: coleta e arranjo de material.

II - Partes da apresentação: introdução, desenvolvimento e conclusão.

III – Materiais de apoio à apresentação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. identificar os parâmetros para a seleção de conteúdos (Cn);

  2. conhecer recursos para introdução de discursos (Cp);

  3. conhecer recursos para desenvolvimento de discursos (Cp); e

  4. conhecer recursos para concluir um discurso (Cp).

  5. identificar ferramentas de apoio à apresentação (Cn).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, Chris. Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público. R.J.: Editora Intrínseca Ltda, 2016.

BRUM, Débora. Comunicação Assertiva. S.P.: Literare Books International, 2021.

FLETCHER, Leon. Como falar como um profissional. R.J.: Record. 1993.

JUNG, Milton; KYRILLOS, Leny. Comunicar para liderar. S.P.: Contexto, 2015.

POLITO, Reinaldo. Os segredos da comunicação no mundo corporativo: sucesso presencial e on-line. S.P.: Benvirá, 2021.

POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. S.P.: Saraiva, 2005.

WRIGHT, C. W. Aprenda a falar em público. R.J.: Record, 1995.




DISCIPLINA: RECURSOS DA COMUNICAÇÃO

CH TOTAL: 10

EMENTA

I - Recursos verbais.

II - Recursos não verbais: a linguagem do corpo, a linguagem dos gestos e a linguagem da face.

III – Recursos vocais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1. conhecer os impactos do uso da linguagem verbal para a estrutura de discursos bem elaborados (Cp)

    2. identificar elementos da linguagem não verbal e seus impactos para a oratória eficaz (Cn); e

    3. conhecer estratégias para o bom uso da voz (Cp).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, Chris. Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público. R.J.: Editora Intrínseca Ltda, 2016.

BRUM, Débora. Comunicação Assertiva. S.P.: Literare Books International, 2021.

FLETCHER, Leon. Como falar como um profissional. R.J.: Record. 1993.

JUNG, Milton; KYRILLOS, Leny. Comunicar para liderar. S.P.: Contexto, 2015.

POLITO, Reinaldo. Os segredos da comunicação no mundo corporativo: sucesso presencial e on-line. S.P.: Benvirá, 2021.

POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. S.P.: Saraiva, 2005.

WRIGHT, C. W. Aprenda a falar em público. R.J.: Record, 1995.


ANEXO VII

PESQUISA DE SATISFAÇÃO / AVALIAÇÃO FINAL DE CURSO

Prezado(a) aluno(a),



Com o intuito de melhorarmos o processo de aprendizagem, na modalidade a distância, gostaríamos de contar com sua colaboração participando desta Pesquisa de Avaliação referente ao CURSO.



Atribua nota para cada questão a seguir apresentada, conforme seu grau de satisfação, sendo 5 (cinco) a nota maior a ser atribuída.


ATENDIMENTO IEAD

1. Como você avalia a cordialidade no atendimento durante a realização do processo seletivo (inscrição e matrícula)?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

2. Como você avalia a agilidade no retorno às dúvidas durante o processo seletivo (inscrição e matrícula)?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


3. Como você avalia a clareza nas informações prestadas durante o processo seletivo (inscrição e matrícula)?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


4. Informações e orientações iniciais ao curso foram encaminhadas com antecedência?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


5. Suas dúvidas ao longo do curso foram devidamente atendidas?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


PLATAFORMA

1. Como você avalia a apresentação do Guia do Aluno?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


2. Como você avalia a apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

3. Como você avalia a navegação e a acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente



4. Como você avalia a qualidade do material disponibilizado na plataforma?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


PROFESSOR CONTEUDISTA

1. Demonstra ser um professor conteudista atualizado profissionalmente?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


2. O professor conteudista adequou o conteúdo das disciplinas aos objetivos propostos para o curso?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


3. O professor conteudista demonstra organização, planejamento e didática na elaboração dos conteúdos apresentados?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


4. Como foi a atuação do professor conteudista nas videoaulas?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


5. Como foi a didática apresentada pelo professor conteudista nas videoaulas?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


DISCIPLINAS

1. Como você avalia a relevância do conteúdo das disciplinas para o curso?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


2. As disciplinas proporcionam atividades que integram teoria e prática?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

3. Você considera que os exemplos utilizados nas disciplinas são pertinentes a sua rotina de trabalho?

( ) SIM ( ) Não


4. Como você avalia a relevância das disciplinas para a sua atuação profissional?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente


O CURSO

1. A carga horária do curso foi adequada?

( ) SIM ( ) NÃO


2. De modo geral, qual é o seu grau de satisfação com o CBO?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente








QUESTÕES ABERTAS

Dentro da proposta do curso, o(a) senhor(a) gostaria que algum outro assunto tivesse sido apresentado? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O senhor(a) tem alguma sugestão ou comentário a respeito do CBO?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agradecemos sua importante participação nesta pesquisa, que muito nos auxiliará a aprimorar nosso Curso.



Foi uma honra tê-lo(a) como nosso(a) aluno(a)!



Equipe IEAD.