MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA

DIRETORIA DE ENSINO

 

 

PORTARIA DIRENS Nº878/DEAD/23,DE 23 DE DEZEMBRO DE 2024.

Aprova a edição da Instrução que estabelece o “Projeto Pedagógico de Curso para o Curso de Metodologias Ativas para Educação Digital (CMAED)”.

O DIRETOR DE ENSINO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º, incisos V e VII, e art. 9º, inciso XII, do Regulamento da Diretoria de Ensino, aprovado pela Portaria Nº 684/GC3, de 23 de janeiro de 2024, resolve:

Art.   Aprovar a edição da ICA 37-1026 “Projeto Pedagógico de Curso para o Curso de Metodologias Ativas para Educação Digital (CMAED)”.

Art.   Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

Maj Brig Ar MARCELO FORNASIARI RIVERO

Diretor de Ensino da Aeronáutica

 

Esta versão não substitui o publicado em BCA.

ANEXO I

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.   Esta instrução tem por finalidade estabelecer o Projeto Pedagógico de Curso do Curso de Metodologias Ativas para Educação Digital (CMAED) do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) no Instituto de Educação a Distância (IEAD).

Art.   Para os fins desta Portaria, as nomenclaturas e termos utilizados terão suas conceituações dispostas no Anexo III.

CAPÍTULO II 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Art.    O Curso de Metodologias Ativas para Educação Digital (CMAED) tem como objetivo capacitar e qualificar militares e civis para promover práticas educativas inovadoras, mediante o emprego de metodologias ativas de aprendizagem.

Art.    A proposta do CMAED considera a importância de desenvolver um olhar crítico e criativo sobre as práticas educativas, respeitando as singularidades dos diversos sujeitos envolvidos no processo educacional, tais como estudantes, educadores e gestores. O curso enfatiza o processo de aprendizagem baseado nos princípios, na natureza e nos conhecimentos necessários para a atuação em cursos na modalidade de ensino a distância.

Art.   O CMAED está estruturado no campo técnico-especializado, com enfoque na área de Ciências Humanas, e abrange as seguintes disciplinas:

I - Metodologias Ativas para Educação Digital;

II - Uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) associadas às Metodologias Ativas;

III - Sala de aula invertida na Educação Digital;

IV - Rotação por estações na Educação Digital;

V - Aprendizagem baseada em problemas na Educação Digital;

VI - Gamificação na Educação Digital; e

VII - Atividade prática utilizando as Metodologias Ativas na Educação Digital.

CAPÍTULO III

OBJETIVOS DO CURSO

Art.    Capacitar oficiais, suboficiais, sargentos e servidores civis assemelhados do Comando da Aeronáutica para aplicar metodologias inovadoras, beneficiando a aprendizagem por meio de estratégias modernas e eficientes.

Parágrafo único - A capacitação tem como objetivos proporcionar experiências de aprendizagem que habilitem e capacitem os instruendos a:

I     conhecer as Metodologias Ativas aplicadas à Educação Digital;

II  aplicar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) associadas às Metodologias Ativas na Educação Digital; e

III empregar os conhecimentos e habilidades técnicas necessários para o desempenho efetivo das atividades na modalidade de ensino a distância.

CAPÍTULO IV

PERFIL DO EGRESSO

Art.    Para ingressar no CMAED, o aluno deve atender aos seguintes requisitos mínimos:

I  - ser oficial, suboficial, sargento ou servidor civil assemelhado do Comando da Aeronáutica;

II -  estar diretamente envolvido com atividades de ensino/instrução ou exercer funções afins na Organização em que atua; e

III - possuir conhecimentos básicos em informática, em nível de usuário, e conhecimentos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), inerentes às atividades do curso.

CAPÍTULO V

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Art.   A estrutura curricular do CMAED volta-se para o campo de domínio cognitivo, com vista ao desenvolvimento, à disseminação e à aplicação do conhecimento, conforme a estratégia estabelecida pelo IEAD descrita: as disciplinas têm como propósito propiciar ao aluno a análise e reflexão sobre questões relativas aos assuntos nelas abordados a partir de conhecimentos adquiridos.

Seção I

Matriz Curricular

Art.   O CMAED está estruturado no campo Técnico Especializado, na área de Ciências Humanas e abordará as seguintes disciplinas:

I - Metodologias Ativas para Educação Digital;

II - Uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) associadas às Metodologias Ativas;

III - Sala de aula invertida na Educação Digital;

IV - Rotação por estações na Educação Digital;

V - Aprendizagem baseada em problemas na Educação Digital;

VI - Gamificação na Educação Digital; e

VII - Atividade prática utilizando as Metodologias Ativas na Educação Digital.

 

§   O Anexo V deste projeto pedagógico de curso apresenta a matriz curricular no formato de tabela.

§   A carga horária destinada para as avaliações está incluída no tempo total dasdisciplinas.

Seção II

Ementário

Art. 10  O ementário tem por objetivo descrever o conteúdo da disciplina, os objetivos e o referencial bibliográfico.

§   O ementário de cada disciplina está disposto no Anexo VI.

CAPÍTULO VI

METODOLOGIA DE ENSINO PARA O CURSO

Art. 11 A metodologia de ensino será centrada no desenvolvimento das competências e habilidades do professor conteudista, com ênfase nas metodologias ativas, que colocam o discente como protagonista do processo de aprendizagem. O curso visa capacitar o professor para a aplicação de estratégias que estimulem a participação ativa, a reflexão crítica e a colaboração entre os alunos. As competências a serem desenvolvidas incluem:

I - Fragmentação de conceitos por aula: A metodologia ativa permitirá a divisão do conteúdo em unidades de aprendizagem menores e mais dinâmicas, garantindo que os discentes tenham tempo adequado para realizar atividades práticas, experimentações e discussões, promovendo uma aprendizagem mais profunda e contextualizada.

II - Planejamento visual do conteúdo: O curso incentivará o uso de recursos visuais como ferramentas didáticas essenciais, que facilitam a compreensão dos conteúdos e potencializam o engajamento dos discentes. O professor conteudista será capacitado a planejar aulas que integrem mapas conceituais, gráficos, tabelas, imagens e outros suportes visuais, alinhando-os às metodologias ativas para promover um ensino interativo e colaborativo.

Art. 12  Os participantes trabalharão de forma individual e em grupo, sendo avaliados com base no desempenho e participação ativa nas atividades propostas.

Art.13 O curso prepara os professores para adotar metodologias que incentivem a autonomia dos alunos, estimulando o aprendizado ativo, reflexivo e colaborativo, alinhado com as demandas da Educação a Distância

CAPÍTULO VII

AVALIÇÃO DA APRENDIZAGEM

Art. 14  A avaliação da aprendizagem no curso de Metodologias Ativas para Educação Digital (CMAED) tem como objetivo promover o desenvolvimento do discente, constituindo-se de verificações de aprendizagem em modalidades somativa e formativa, realizadas de forma processual, continuada e flexível.

Art.15 Verificações de Aprendizagem (Modalidade Somativa): realizadas ao término de cada disciplina, compostas de atividades práticas e exercícios de fixação de múltipla escolha, com apenas uma tentativa. A pontuação máxima por disciplina será a seguinte:

I - Metodologias Ativas para Educação Digital - 10 pontos;

II - Uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) associadas às Metodologias Ativas - 10 pontos;

III - Sala de aula invertida na Educação Digital - 10 pontos;

IV - Rotação por estações na Educação Digital - 10 pontos;

V - Aprendizagem baseada em problemas na Educação Digital - 10 pontos;

VI - Gamificação na Educação Digital - 10 pontos; e

VII - Atividade prática utilizando as Metodologias Ativas na Educação Digital - 40 pontos.

Art.16 Avaliação Final do CMAD (Modalidade Somativa): trabalho final em grupo, com pontuação máxima de 40 (quarenta) pontos. O trabalho deverá seguir o modelo orientado na disciplina "Atividade prática utilizando as Metodologias Ativas na Educação Digital". O grupo deverá desenvolver o plano de aula utilizando metodologias ativas  conforme as diretrizes, respeitando o limite máximo de cinco laudas para o material entregue.

Art.17  A avaliação do discente terá como objetivo a coleta sistemática de dados para determinar as mudanças ocorridas no comportamento e desempenho do aluno em relação aos objetivos educacionais, sendo utilizada como base para o replanejamento das estratégias de ensino e para a melhoria do processo de aprendizagem.

Art.18  Para obtenção de aprovação e consequente certificação no curso, o discente deverá alcançar uma pontuação mínima de 70 (setenta) pontos.

CAPÍTULO VIII

APOIO AO DISCENTE

Art. 19  O IEAD disponibiliza aos discentes o apoio necessário para o desenvolvimento acadêmico e atendimento às demandas do curso de Metodologias Ativas para Educação Digital, conforme os seguintes dispositivos:

§ 1º A Secretaria Acadêmica será responsável pelo atendimento administrativo aos discentes, cabendo-lhe:

I - esclarecer dúvidas relacionadas a questões administrativas;

II - auxiliar em procedimentos de matrícula e emissão de documentos;

III - disponibilizar informações sobre o cronograma de atividades acadêmicas; e

IV - prestar suporte para outras demandas administrativas pertinentes.

§ 2º O atendimento da Secretaria Acadêmica será realizado por meio do telefone (31) 2112-9606 e do e-mail [email protected].

§ 3º A Coordenação do Curso terá como atribuição o apoio pedagógico aos discentes, competindo-lhe:

I - orientar quanto ao percurso acadêmico e às metodologias de ensino adotadas no curso;

II - apoiar os discentes nas atividades pedagógicas;

III - atuar como instância mediadora em questões acadêmicas e administrativas, visando à promoção de uma experiência educacional de qualidade.

CAPÍTULO IX

INFRAESTRUTURA

Art. 20O Instituto de Educação a Distância disponibiliza aos discentes e docentes a infraestrutura necessária ao adequado desenvolvimento das atividades do curso, conforme disposto a seguir:

§ 1º O curso será ministrado e gerido por meio da plataforma Moodle, ferramenta que possibilita o acesso a conteúdos didáticos, atividades acadêmicas, e demais recursos educacionais, com vistas a assegurar um ambiente de aprendizagem virtual eficiente e interativo.

§ 2º O Instituto contará com uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) dedicada a prestar suporte técnico aos discentes e docentes, garantindo o pleno funcionamento da plataforma Moodle e demais sistemas de informação, bem como a resolução de eventuais problemas técnicos.

§ 3º A sede do Instituto de Ensino encontra-se nas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), o que proporciona estrutura física para suporte administrativo, além de espaço adequado para as atividades institucionais.

CAPÍTULO X

APROVAÇÃO, RECUPERAÇÃO, REPROVAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Art. 21  A aprovação do discente no curso dependerá do cumprimento cumulativo dos seguintes requisitos:

I - obtenção de nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos nas avaliações do curso;

II - preenchimento e entrega da pesquisa de satisfação ao final do curso; e

III - acesso à plataforma de ensino até a data estabelecida pela Secretaria Acadêmica e preenchimento do termo de uso da plataforma.

Art. 22 A certificação será concedida exclusivamente aos discentes aprovados que atendam aos requisitos descritos no Art.21.

Art. 23 Discentes que não alcançarem a nota mínima de 70 (setenta) pontos terão direito a uma avaliação de recuperação, conforme calendário estabelecido pelo curso, cabendo ao discente o acompanhamento do cronograma.

Art. 24O discente que, após a avaliação de recuperação, ainda não atingir a nota mínima para aprovação será considerado reprovado, com o devido registro em Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA).

CAPÍTULO XI

AVALIAÇÃO DO CURSO

Art. 25 A avaliação do curso de Metodologias Ativas para Educação Digital será realizada por meio de pesquisa de satisfação, de preenchimento obrigatório, conforme estabelecido nos dispositivos abaixo:

I - Ao término do curso, o discente deverá responder a uma pesquisa de satisfação, cujo objetivo é avaliar a qualidade do curso, identificando pontos de aprimoramento e registrando o nível de satisfação dos participantes;

II - A entrega da pesquisa de satisfação devidamente preenchida será requisito obrigatório para a liberação do certificado de conclusão aos discentes aprovados no curso; e

III - O IEAD compromete-se a utilizar os dados obtidos na pesquisa para aprimorar o curso, promovendo melhorias contínuas em atendimento às necessidades e expectativas dos discentes

CAPÍTULO XII

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 26 Os casos não previstos nesta Instrução serão submetidos à apreciação do Diretor de Ensino.

 

ANEXO II

CONCEITUAÇÕES

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Plataforma tecnológica preparada para propiciar a interação entre docentes e discentes, por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em lugares e tempos síncronos (interação simultânea) ou assíncronos (interação em momentos distintos).

Avaliaçãoformativa

Modalidade de avaliação que ocorre concomitante ao processo ensino-aprendizagem. Visa averiguar e acompanhar o desenvolvimento cognitivo e, se necessário, sanar as deficiências existentes. Não deve ser utilizada para aprovar ou classificar o discente.

Avaliaçãosomativa

Modalidade de avaliação que desempenha a função classificatória. Realiza-se ao final de unidades didáticas, disciplina, curso e/ou período letivo, consistindo em atribuir um grau ao discente de acordo com os níveis de assimilação apresentados. Os resultados obtidos pelo discente nesta modalidade devem ser computados na obtenção de sua média final e classificação.

Educação a distância (EAD)

Modalidade de ensino na qual a mediação didático-pedagógica ocorre por intermédio das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, em que os participantes da ação educacional estão separados física ou temporalmente.

Pesquisa de satisfação

Questionário eletrônico, disponibilizado no AVA, por meio do qual o aluno pode apreciar a disciplina e o material didático. Desta forma, o discente auxilia a coordenação do curso a vislumbrar os aspectos positivos e negativos observados na realização de determinada atividade instrucional.

ANEXO III

SIGLAS E ABREVIATURAS

AVA

Ambiente Virtual de Aprendizagem

IEAD

Instituto de Educação a Distância

EAD

Educação a Distância

CMAED

Curso de Metodologias Ativas para Educação Digital

PPC

Projeto Pedagógico de Curso

BCA

Boletim do Comando da Aeronáutica


ANEXO IV

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Instituições

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Instituto de Educação a Distância

Páginas Institucionais na  internet

https://www2.fab.mil.br/ead/

Cidades

Lagoa Santa- MG

Nome do Curso

Curso de Metodologias Ativas para Educação Digital (CMAED)

Níveis

(conforme Art. 7º da Lei  nº 12.464/2011)

Educação Básica

(    )  Ensino fundamental

(    )  Ensino médio

Educação Superior

(    )  Graduação

(    )  Pós-Graduação

(    )  Extensão

Educação Profissional

( X )  Formação inicial e continuada ou qualificação profissional

(    )  Educação profissional técnica de nível médio

(    )  Educação profissional tecnológica de graduação

(    )  Educação profissional tecnológica de pós-graduação

Fases

(    )  Preparação

( X )Formação

(    )  Pós-formação

Classificação

Preparatório

Modalidade de ensino

(    )  Presencial

( X ) EAD

(    )  Semipresencial

Duração do tempo de aula

60 (sessenta) minutos.

Duração do curso

54 (cinquenta e quatro) dias

Carga horária total do curso

43 (quarenta e três) horas.

Certificação conferida

Certificado de Conclusão do Curso

Base Legal do Curso

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 37-833, de 03 de julho de 2022. Instrução referente a “Estruturação da Educação a Distância no âmbito da DIRENS”. Boletim do Comando da Aeronáutica nº 137, de 25 de julho de 2022.

ANEXO V

MATRIZ CURRICULAR

CAMPO TÉCNICOESPECIALIZADO

ÁREA

DISCIPLINA

CH INSTRUÇÃO

(em tempos)

CH AVALIAÇÃO

CH TOTAL

CIÊNCIAS HUMANAS

METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO DIGITAL

03

01

04

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS

06

01

07

SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO DIGITAL

03

01

04

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA EDUCAÇÃO DIGITAL

03

01

04

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DIGITAL

03

01

04

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL

03

01

04

ATIVIDADE PRÁTICA UTILIZANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DIGITAL

02

12

14

CH TOTAL DO CAMPO TÉCNICO-ESPECIALIZADO

41

AMBIENTAÇÃO/FLEXIBILIDADE

02

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (em horas)

43

 

ANEXO VI

EMENTÁRIOS

DISCIPLINA: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS

CH TOTAL: 07

EMENTA

  I - Conceituação de TDICs. Uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem; e

II - Ambientes Virtuais (AVA). Seleção e aplicabilidade de ferramentas digitais associadas às Metodologias Ativas na Educação Digital

OBJETIVO ESPECÍFICO

a)              conceituar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) (Cn);

b)             conhecer possibilidades de TDICs para apoio às Metodologias Ativas (Cn);e

c)              selecionar ferramentas digitais associadas às Metodologias Ativas na Educação Digital(An).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CORTELAZZO, Angelo Luiz; FIALA, Diane Andreia de Souza; PIVA JUNIOR, Dilermando; PANISSON, Luciane; RODRIGUES, Maria Rafaela Junqueira Bruno. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

MATTAR, João. Metodologias Ativas para a educação presencial, blended e a distância. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

 

 

DISCIPLINA: SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO DIGITAL

CH TOTAL: 04

EMENTA

  I - Identificar conceitos e características da metodologia Sala de Aula Invertida.

II - Compreender a contribuição da metodologia Sala de Aula Invertida aplicada à Educação Digital.

III - Desafios e vantagens da aplicação da Sala de Aula Invertida na Educação Digital. Exemplos de uso da metodologia Sala de Aula Invertida na Educação Digital.

OBJETIVO ESPECÍFICO

a)  identificar conceitos e características da metodologia Sala de Aula Invertida (Cp);e

b)  compreender a contribuição da metodologia Sala de Aula Invertida para a Educação Digital (Cn).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Summus, 2009. 240 p.

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 238 p.

COSTA, A. C.; MARCHIORI, P. Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 44-65, 2015.

SILVA, A. J. de C. Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Lavras: UFLA, 2020. 71 p.

 

 

DISCIPLINA: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA EDUCAÇÃO DIGITAL

CH TOTAL: 04

EMENTA

  I - Identificar conceitos e características da metodologia Rotação por Estações;

II - Compreender a contribuição da metodologia Rotação por Estações aplicada à Educação Digital; e

III - Desafios e vantagens da aplicação da metodologia Rotação por Estações na Educação Digital. Exemplos de uso da metodologia Rotação por Estações na Educação Digital.

OBJETIVO ESPECÍFICO

a)      identificar conceitos e características da metodologia Rotação por Estações (Cp).; e

b)      compreender a contribuição da metodologia Rotação por Estações aplicada na Educação Digital(Cn).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017

 

 

DISCIPLINA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DIGITAL

CH TOTAL: 04

EMENTA

I - Identificar conceitos e características da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas;  

II - Compreender a contribuição da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas;

III - Desafios e vantagens da utilização da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Digital. Exemplos de uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Digital.

OBJETIVO ESPECÍFICO

a)  identificar conceitos e características da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (Cp);e

b)  compreender a contribuição da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas aplicada à Educação Digital(Cn)..

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LEDERMAN, N. G.; LEDERMAN, J. S. Aprendizagem baseada em problemas: guia teórico e prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

PATTERSON, A. Aprendizagem baseada em problemas na escola: como transformar a teoria em prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VALLI, L.; HUFFMAN, T. Implementing problem-based learning in schools. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, 2005.

 

DISCIPLINA: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL

CH TOTAL: 04

EMENTA

  I - Identificar conceitos e características de Gamificação;

  II - Compreender a contribuição da metodologia Gamificação aplicada à Educação Digital;

III - Desafios e vantagens de Gamificação. Exemplos de uso da metodologia Gamificação na Educação Digital

OBJETIVO ESPECÍFICO

a)  identificar conceitos e características da metodologia Gamificação (Cp);e

b)  compreender a contribuição da Gamificação aplicada à Educação Digital (Cn).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras – um guia completo: do conceito à prática. 2. ed. ver. e ampl. São Paulo: DVS Editora, 2015.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.

 

 

DISCIPLINA: ATIVIDADE PRÁTICA UTILIZANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DIGITAL

CH TOTAL: 14

EMENTA

I - Elaboração de proposta de plano de aula com uso de Metodologias Ativas para Educação Digital.

OBJETIVO ESPECÍFICO

a)elaborar projeto de aula utilizando uma das Metodologias Ativas para Educação Digital presentes no Módulo 3 (Si).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

 

 

 

 

 

 


ANEXO VII

PESQUISA DE SATISFAÇÃO / AVALIAÇÃO FINAL DE CURSO

Prezado(a) aluno(a),

 

Com o intuito de melhorarmos o processo de aprendizagem, na modalidade a distância, gostaríamos de contar com sua colaboração participando desta Pesquisa de Avaliação referente ao CURSO.

 

Atribua nota para cada questão a seguir apresentada, conforme seu grau de satisfação, sendo 05 a nota maior a ser atribuída.

 

ATENDIMENTO IEAD

1. Como você avalia a cordialidade no atendimento durante a realização do processo seletivo (inscrição e matrícula)?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

2. Como você avalia a agilidade no retorno às dúvidas durante o processo seletivo (inscrição e matrícula)?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

3. Como você avalia a clareza nas informações prestadas durante o processo seletivo (inscrição e matrícula)?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

4. Informações e orientações iniciais  ao curso foram encaminhadas com antecedência?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

5. O atendimento a suas dúvidas ao longo do curso foi prestado?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

PLATAFORMA

1. Como você avalia a apresentação do Guia do Aluno?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

2. Como você avalia apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

3. Como você avalia a navegação e acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

4. Como você avalia a qualidade do material disponibilizado na plataforma?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

PROFESSOR CONTEUDISTA

1. Demonstra ser um professor conteudista atualizado profissionalmente?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

2. O professor conteudista adequou o conteúdo das disciplinas aos objetivos propostos para o curso?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

3. O professor conteudista demonstra organização, planejamento e didática na

elaboração dos conteúdos apresentados?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

4. Como foi a  atuação do professor conteudista nas videoaulas?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

5. Como foi a  didática apresentada pelo professor conteudista nas videoaulas?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

DISCIPLINAS

1. Como você avalia a relevância do conteúdo das disciplinas para o curso?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

2. As disciplinas proporcionam atividades que integram teoria e prática?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

3. Você considera que os exemplos utilizados nas disciplinas são pertinentes a sua rotina de trabalho?

(     ) SIM  (     ) Não

 

4. Como você avalia a relevância das disciplinas para a sua atuação profissional?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

O CURSO

1. A carga horária do curso foi adequada?

(      ) SIM   (       ) NÃO

 

2. De modo geral, qual é o seu grau de satisfação com o CMAED?

1 - (   ) Péssimo 2 - (   ) Ruim 3 - (   ) Regular 4 - (   ) Bom 5 - (   ) Excelente

 

 

 

 

 

 

 

QUESTÕES ABERTAS

Dentro da proposta da curso, o(a) senhor(a) gostaria que algum outro assunto tivesse sido apresentado? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O senhor(a) tem alguma sugestão ou comentário a respeito do CMAED?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agradecemos sua importante participação nesta pesquisa, que muito nos auxiliará a aprimorar nosso Curso.

 

Foi uma honra ter o(a) senhor(a) como nosso aluno(a)!

 

Equipe IEAD.