ICA 39-17/2023
PREFÁCIO
O homem é o principal protagonista do cenário institucional e a forma como
desempenha suas funções pode, em muito, modificar a história de uma organização. A
incorporação de modernas tecnologias, a aquisição de equipamentos sofisticados e de
elevados custos, a implementação de programas complexos e inovadores e o fortalecimento
de valores éticos e morais exigem a retenção e manutenção de pessoas talentosas,
competentes, alinhadas com as normas e doutrinas vigentes e capazes de tirar o melhor
proveito de tais avanços, proporcionando resultados altamente positivos.
Nesse contexto, a Avaliação de Desempenho (AD) emerge como importante
ferramenta de recursos humanos, assumindo papel significativo nas organizações ao gerar
informações que propiciam a otimização dos processos de Gestão de Pessoas.
Sob essa ótica, quando conceituamos a AD como um processo de apreciação
sistemática do desempenho de pessoas no exercício das suas funções, bem como de seu
potencial de desenvolvimento na organização, percebemos que, por se tratar da emissão de
julgamentos acerca de pessoas, elas precisam participar do processo, que deve ser claro,
estruturado e revestido de caráter formal, requerendo grande cautela, rigor e sistematização.
Dessa forma, vista em quaisquer circunstâncias como processo, a AD tem
como premissa o acompanhamento contínuo do desempenho, observando-se que a
retroalimentação, ou o feedback, é a essência do percurso. Pressupõe, então, a interação
constante entre avaliador e avaliado, de modo que os aspectos positivos e negativos do
desempenho observado possam ser identificados, proporcionando ao avaliado a possibilidade
de saber o que se espera do seu desempenho, bem como as oportunidades de desenvolvimento
e melhoria.
É importante ressaltar que o processo de avaliação de desempenho, como é
concebido na atualidade, não pode contemplar somente o preenchimento de formulários
anuais sobre o desempenho de subordinados. Trata-se de um ciclo que engloba o
planejamento das tarefas a serem desenvolvidas pelo subordinado, o acompanhamento do
desempenho, o feedback do desempenho e, finalmente, o comprometimento do avaliado com
os aspectos que foram identificados e que precisam ser aprimorados.
É com esse pensamento que o Comando da Aeronáutica estabelece o seu
processo de avaliação de desempenho dos graduados de carreira da ativa da Aeronáutica. Tal
processo é gerenciado pela Secretaria de Avaliações e Promoções (SECPROM), e visa à
obtenção das informações sobre o desempenho profissional e conduta moral e disciplinar
necessárias à apreciação do mérito quanto à permanência no serviço ativo, à promoção, à
designação para funções relevantes, aos cursos, aos estágios e a outras situações inerentes à
carreira militar.
Acompanhamento, feedback, interação, orientação e comprometimento
contínuo são, portanto, na visão do COMGEP, ações chaves para o processo de avaliação de
desempenho. Compartilhá-las com avaliadores, revisores e avaliados por meio da presente
Instrução espelha seu comprometimento com as metas que integram o cenário da
Administração do Pessoal da Aeronáutica: o aperfeiçoamento das organizações e o
desenvolvimento de seus recursos humanos.