
PCA11-344/2023 17/38
2ANÁLISE DE RISCOS
Para fins da geração, gestão e controle das informações, os riscos corporativos
são organizados conforme a abordagem estratégico-operacional:
a) Estratégicos: os associados ao processo de decisão do Alto Comando da
Aeronáutica em meio ao ambiente político-econômico nacional e
internacional; e
b) Operacionais: os associados à possibilidade de perdas, resultantes de falhas,
deficiências ou inadequação de processos internos, pessoais, técnicos e de
sistemas, assim como de eventos como fraudes, atos tidos como sabotagens,
e eventos/catástrofes naturais dos quais se destacam: falhas lógicas e de
processamento eletrônico, inadequação de aspectos físicos da estrutura
logística e tecnológica, obsolescência, erro não intencional, e fraudes, entre
outros.
2.1GESTÃO DE RISCOS
A gestão de risco é uma atividade que procede à identificação, análise e controle
de ameaças, que pode ter diversas origens consubstanciadas em eventos e/ou fatos-fatores
incluindo incerteza financeira, erros administrativos, acidentes etc...que, normalmente,
implicam em responsabilidade legal.
O gerenciamento de riscos contribui para assegurar a comunicação eficaz da
instituição, cumprimento de Leis e regulamentos, evitar danos à reputação, mitigar possíveis
riscos e desvios éticos e proporcionar garantia razoável para que a organização alcance os seus
objetivos.
A atividade de gestão de riscos da SEFA tem como fundamento a Política da
Gestão de Riscos do COMAER (DCA 16-2, de 2022), assim como a ICA 12-30/2018 (Gestão
de Riscos na SEFA) e o material disponibilizado pelo Ministério da Economia – Secretaria de
Planejamento e Assuntos Econômicos (SEPLAN), com destaque para a planilha eletrônica
denominada “planilha documentadora” a qual, após o seu completo preenchimento, apresenta a
síntese do Plano de Riscos como resultado baseado na metodologia de planejamento “5W, 2H”.
5W: 2H:
What?(o que será feito?)
Why?(por que será feito?)
Where?(onde será feito?)
When?(quando será feito?)
Who?(por quem será feito?)
How?(como será feito?)
Howmuch?(quanto vai custar?).
Cabe ressaltar, no entanto, que a planilha modelo sofreu alterações de modo a
adaptá-la à realidade da SEFA. Essas alterações ocorreram na planilha denominada “Impacto –
Fatores de Análise”, a qual permite obter uma mensuração do evento de risco em tela. Neste
caso, os fatores de análise foram submetidos aos representantes dos setores da SEFA por meio
de um formulário elaborado na ferramenta Google Forms(enviado por correio eletrônico).
Solicitou-se que o representante do setor avaliasse a conveniência dos fatores de
análise de impacto e os comparasse, dois-a-dois, em nível de importância. Após o
recebimento das respostas, foram utilizadas técnicas estatísticas (média, moda e
mediana) para definição dos valores que melhor representavam essas comparações.