bibliográfico.
§ 1º O ementário está disposto no Anexo VI.
CAPÍTULO VI
METODOLOGIA DE ENSINO PARA O CURSO
Art. 11 A metodologia empregada no curso de imersão é a metodologia ativa, uma abordagem que
estimula o aluno a desenvolver sua capacidade de adquirir conhecimento. Nesse processo, o estudante,
em colaboração com o docente, compartilha a responsabilidade pela aprendizagem.
Art. 12 O curso será focado em práticas de linguagem em espanhol que são importantes para o
desenvolvimento profissional militar. Os assuntos serão abordados de forma contextualizada, usando
tipos de textos que são relevantes para o público-alvo. A metodologia das aulas será focada na
interação, especialmente em atividades de compreensão e produção oral.
Art. 13 Diversos recursos poderão ser utilizados pelo docente em suas aulas, tais como: textos, vídeos,
notícias, imagens, músicas, trechos de filmes, séries, curta metragem, documentários, debates, textos
acadêmicos, regulamentos, documentos de trabalho, publicidades, propagandas, HQs, e-mails, vídeo
institucional, poster de divulgação, slides, podcasts etc.
CAPÍTULO VII
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Art. 14 A Avaliação da Aprendizagem (AA) tem como intuito verificar se os objetivos pedagógicos
propostos foram alcançados, registrando e analisando o impacto do conhecimento oferecido ao longo
do curso.
Art. 15 A avaliação ocorrerá nas modalidades diagnóstica e somativa.
Parágrafo único. Será aplicado 2 (dois) testes de sondagem com propósito de diagnosticar o nível de
domínio do idioma inglês.
Seção I
Instrumentos de Medida
Art. 16 Os instrumentos de medida devem ser entendidos como recursos utilizados para coleta e
análise de dados no processo de ensino-aprendizagem, visando promover o avanço formativo dos
alunos.
Art. 17 Os alunos serão avaliados por meio de Verificações Imediatas (VI), caracterizando-se por
práticas linguístico-discursivas em inglês que promovem a interação oral entre os discentes em aula.
Seção II
Tipos de Item
Art. 18 As VI podem ser compostas por questões:
I – objetivas;
II – de resposta livre;
III – discursiva;
IV – dissertativa.