g) pode ocorrer estresse pós-evento. O envolvimento em emergências pode levar a transtornos de
estresse pós-traumático para os controladores, bem como para a tripulação de voo. Procure ajuda
imediatamente se for afetado.
7 EXEMPLO DE AVALIAÇÃO LOCAL PARA DETERMINAÇÃO DOS CRITÉRIOS PARA RESERVA DE PISTA
NAS EMERGÊNCIAS AERONÁUTICAS
7.1 CENÁRIO HIPOTÉTICO
a) aeródromo A - Público, com prestação do serviço de controle de tráfego aéreo, com duas pistas de
pouso e decolagem, pistas com dimensões longas e ausência de CWY, aeródromo homologado para
operação ILS CAT I, com baixo índice de incursão/excursão de pista e incidente/acidente ocorridos nas
operações de pouso e decolagem nos últimos dois anos, aeronave crítica para operação B767, com
serviço contraincêndio compatível com a aeronave crítica. Aeródromo mais próximo de A é o
aeródromo B, na mesma TMA, distante 20 NM do aeródromo A;
b) aeródromo B - Público, com prestação do serviço de controle de tráfego aéreo, com uma pista de
pouso e decolagem, pista com dimensões médias e ausência de CWY, aeródromo homologado para
operação IFR, com médio índice de incursão/excursão de pista e quatro incidentes/acidentes ocorridos
nas operações de pouso e decolagem nos últimos dois anos, aeronave crítica para operação B737, com
serviço contraincêndio compatível com a aeronave crítica. Aeródromo mais próximo de B é o
aeródromo C, na mesma TMA, distante 15 NM de B; e
c) aeródromo C - Público, com prestação do serviço de controle de tráfego aéreo, com uma pista de
pouso e decolagem, pista com dimensões médias, com CWY, aeródromo homologado para operação
IFR, com baixo índice de incursão/excursão de pista e sem incidentes/acidentes ocorridos nas operações
de pouso e decolagem nos últimos dois anos, aeronave crítica para operação B737, com serviço
contraincêndio compatível com a aeronave crítica.
7.1.1 SITUAÇÃO 1
Aeronave B767, prosseguindo para o aeródromo A, declara emergência, situação de urgência, 30
minutos antes do pouso, informando que está com pane no trem de pouso que não baixa. Após
questionado, o piloto informa não haver óbices caso necessite se manter em voo.
Nesse caso, por se tratar de aeródromo com duas pistas e ser uma situação de urgência, foi
determinado que as operações poderiam continuar no aeródromo de destino, até o limite estabelecido
pela administração aeroportuária, no caso, 5 minutos, destinado à alocação do pessoal de emergência
em solo para assistir a aeronave.
7.1.2 SITUAÇÃO 2
Aeronave B737, prosseguindo para o aeródromo B, declara emergência, situação de socorro, 25 minutos
antes do pouso, informando que está com fogo a bordo. Após questionado, o piloto informa que há
necessidade de pousar no aeródromo mais próximo sendo este o aeródromo B.
Nesse caso, por se tratar de aeródromo com uma única pista, ser uma situação de socorro, sem
possibilidade de alternar outro aeródromo, foi determinado que a reserva de pista deve ocorrer quando
é declarado pelo piloto a gravidade da situação.
7.1.3 SITUAÇÃO 3