MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
ENSINO
MCA 37-375
PLANO DE AVALIAÇÃO DO
ESTÁGIO DE POLÍCIA DA AERONÁUTICA (EPA)
2024
MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
COMANDO DE PREPARO
ENSINO
MCA 37-375
PLANO DE AVALIAÇÃO DO
ESTÁGIO DE POLÍCIA DA AERONÁUTICA (EPA)
2024
MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
COMANDO DE PREPARO
P PORTARIA COMPREP Nº 401/SPOG-50, DE 7 DE MARÇO DE 2024.
Protocolo COMAER nº 67200.002089/2024-49
Aprova a edição do MCA 37-375 “Plano de
Avaliação do Estágio de Polícia da Aeronáutica
(EPA)”.
O COMANDANTE DE PREPARO, no uso das atribuições e de acordo com o
inciso I, artigo 13, do ROCA 20-13 “Regulamento do Comando de Preparo”, aprovado pela
Portaria 492/GC3, de 21 de abril de 2023, publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica
n° 75, de 26 de abril de 2023, resolve:
Art. Aprovar a edição do MCA 37-375 “Plano de Avaliação do Estágio de
Polícia da Aeronáutica (EPA)”, que com esta baixa.
Art. Determinar que esta Portaria entre em vigor a partir da data de sua
publicação, devido ao caráter operacional, conforme o Parágrafo Único do Art. do Decreto
nº 10.139, de 28 de novembro de 2019.
Ten Brig Ar PEDRO LUÍS FARCIC
Comandante de Preparo
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SUMÁRIO
1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ................................................................................... 10
1.1 FINALIDADE ................................................................................................................... 10
1.2 ÂMBITO ........................................................................................................................... 10
2 CONCEITUAÇÕES E ABREVIATURAS ...................................................................... 11
2.1 CONCEITUAÇÕES .......................................................................................................... 11
2.2 ABREVIATURAS ............................................................................................................ 14
3 AVALIAÇÃO DO CORPO DISCENTE .......................................................................... 16
3.1 AVALIAÇÃO DOS DOMÍNIOS COGNITIVO E PSICOMOTOR (ADC e ADP) ........ 16
3.2 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO AFETIVO (ADA) ........................................................... 21
3.3 QUADRO GLOBAL DE AVALIAÇÕES ........................................................................ 21
4 AVALIAÇÃO DA INSTRUÇÃO ...................................................................................... 23
4.1 PROCEDIMENTOS .......................................................................................................... 23
4.2 INSTRUMENTOS ............................................................................................................ 23
4.3 AVALIADORES ............................................................................................................... 23
4.4 PROCESSAMENTO ......................................................................................................... 23
5 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE .......................................................................... 24
5.1 PROCEDIMENTOS .......................................................................................................... 24
5.2 INSTRUMENTOS ............................................................................................................ 24
5.3 AVALIADORES ............................................................................................................... 24
5.4 PROCESSAMENTO ......................................................................................................... 24
6 AVALIAÇÃO DOS MEIOS DE AVALIAÇÃO .............................................................. 25
6.1 PROCEDIMENTOS .......................................................................................................... 25
6.2 AVALIADORES ............................................................................................................... 25
7 AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO ..................................................................................... 26
7.1 PROCEDIMENTOS .......................................................................................................... 26
7.2 INSTRUMENTOS ............................................................................................................ 26
7.3 AVALIADORES ............................................................................................................... 26
7.4 PROCESSAMENTO PARA VALIDAÇÃO CURRICULAR ......................................... 26
8 DISPOSIÇÕES GERAIS ................................................................................................... 28
8.1 RECURSOS ILÍCITOS ..................................................................................................... 28
8.2 CLASSIFICAÇÃO FINAL ............................................................................................... 29
8.3 MENÇÃO FINAL ............................................................................................................. 29
9 DISPOSIÇÕES FINAIS ..................................................................................................... 30
REFERÊNCIAS .................................................................................................................... 31
Anexo A – Quadro de Desdobramento de Avaliação ......................................................... 32
Anexo B – Ficha de Avaliação de Desempenho nas Práticas Avaliadas ........................... 33
Anexo C – Questionário de Crítica da Prática Avaliada ................................................... 35
Anexo D – Questionário de Crítica - Instrução / Docente.................................................. 38
Anexo E – Questionário de Crítica Final de Estágio .......................................................... 40
Anexo F – Relatório de Teste ................................................................................................ 45
Anexo G – Ficha de Pedido de Revisão de Item .................................................................. 46
Anexo H – Ficha de Resultado de Revisão de Item ............................................................ 47
Anexo I – Ficha de Pedido de Revisão de Grau .................................................................. 48
Anexo J – Ficha de Requerimento de Desligamento Voluntário ....................................... 49
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Anexo K – Ficha de Avaliação de Aprestamento Individual ............................................ 50
Anexo L – Validação Curricular - Questionário Do Chefe Imediato ............................... 51
Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-Aluno ........................................ 58
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PREFÁCIO
Esta publicação estabelece o Plano de Avaliação (PAVL) específico do Estágio
de Polícia da Aeronáutica, ministrado nas Unidades de Segurança e Defesa (USEGDEF).
Descreve os procedimentos adotados na avaliação dos Corpos Docente e
Discente, da Instrução, do Currículo e dos próprios meios de avaliação utilizados, e fornece a
orientação para utilização deste Plano.
Os anexos contêm os instrumentos de medida utilizados na avaliação dos cinco
campos acima descritos, que são critérios avaliativos bem definidos e que valorizam o processo
de ensino-aprendizagem como um todo.
Destina-se aos instrutores, aos instruendos e ao uso administrativo da
Organização Militar que sediará o Estágio de Polícia da Aeronáutica.
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1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 FINALIDADE
Esta publicação tem por finalidade estabelecer o Plano de Avaliação específico
do Estágio de Polícia da Aeronáutica, ministrado nas Unidades de Segurança e Defesa.
1.2 ÂMBITO
A presente Instrução, de observância obrigatória, se aplica a todas às OM
dotadas de USEGDEF.
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2 CONCEITUAÇÕES E ABREVIATURAS
2.1 CONCEITUAÇÕES
2.1.1 ANÁLISE DE OPINIÃO
Estudo comparativo visando permitir uma verificação da qualidade da instrução
em seus aspectos fundamentais conforme os objetivos específicos. Baseia-se na pesquisa de
opinião fornecida pelos instruendos e instrutores, por meio de fichas elaboradas para esse fim
específico.
2.1.2 ANÁLISE DE PROVA
Conjunto de procedimentos que se destina a comparar os índices obtidos nas
provas, com índices estatisticamente definidos (índices desejáveis), a analisar a formalística, o
conteúdo, a clareza dos itens e a compatibilidade destes com os objetivos propostos, de modo
a evidenciar correções ou ajustes recomendáveis.
2.1.3 AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A avaliação do Estágio de Polícia da Aeronáutica será de caráter teórico-prático,
a partir da aplicação de fichas de verificação do conhecimento acumulado pelo aluno, bem
como do preenchimento de fichas de desempenho das práticas avaliadas, aplicadas pelo
docente. O intuito será de classificá-lo em apto e não apto e, assim, promovê-lo ou retê-lo em
uma sequência de estudos.
2.1.4 AVALIAÇÃO FORMATIVA
Modalidade de avaliação que ocorre concomitante ao processo ensino-
aprendizagem, reorientando os discentes nas atividades de forma positiva. Visa a averiguar e
acompanhar o desenvolvimento cognitivo e, se necessário, sanar as deficiências existentes.
Constitui-se, por si só, um processo de internalização. Não deve ser utilizada para aprovar ou
classificar o discente.
2.1.5 AVALIAÇÃO SOMATIVA
Modalidade de avaliação que desempenha a função classificatória. Realiza-se ao
final de unidades didáticas, disciplina, estágio e/ou período letivo, consistindo em atribuir um
grau ao discente de acordo com os níveis de assimilação apresentados. Os resultados obtidos
pelo Discente nesta modalidade devem ser computados na obtenção de sua média final e
classificação.
2.1.6 CHAVE DE CORREÇÃO
Síntese da resposta esperada pelo instrutor para uma determinada questão de
avaliação do tipo aberta (resposta curta ou dissertativa), mencionando a pontuação específica
para cada ideia apresentada na resposta.
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2.1.7 CONCEITO VERTICAL
Avaliação realizada pelo corpo docente onde apreciará a conduta dos alunos no
que tange as características como camaradagem, dedicação, liderança, moral, organização,
adaptabilidade, resistência psicológica, controle emocional etc.
2.1.8 COORDENADOR TÉCNICO
Oficial com competência técnica para realizar todas as coordenações necessárias
para a realização do estágio, bem como para supervisionar e acompanhar as atividades
pedagógicas, e assessorar, quando necessário, o Comandante da OM na qual o estágio será
realizado, sobre procedimentos relacionados ao estágio.
2.1.9 CONCEITO HORIZONTAL
Avaliação realizada pelo corpo discente, na qual cada aluno realiza a avaliação
dos outros alunos onde apreciarão a conduta dos deles próprios no que tange a características
como camaradagem, dedicação, liderança, moral, organização, adaptabilidade, resistência
psicológica, controle emocional etc.
2.1.10 CONSELHO OPERACIONAL E DE INSTRUÇÃO
É o órgão consultivo para assessoramento do Comandante da OM responsável
pela execução do Estágio nos assuntos referentes ao ensino. Será acionado mediante ocorrência
de um ou mais dos fatos geradores (item 3.1.5.1), por iniciativa do Coordenador Técnico do
Estágio ou por determinação superior. Sua estrutura encontra-se definida em NOSDE do
SISDE.
2.1.11 CRÍTICA
É a arte de apreciar méritos e deméritos, a fim de aperfeiçoar desempenhos
futuros.
2.1.12 CRÍTICA FINAL ABERTA
Atividade realizada pelos alunos, cujo objetivo é coletar informações
relacionadas à instrução e ao Estágio como um todo, bem como identificar os méritos e
deméritos das diversas atividades por meio de apresentação da turma.
2.1.13 MÉDIA DE RECUPERAÇÃO
Média aritmética entre o grau obtido em um Teste e o grau obtido em um Teste
de Recuperação.
2.1.14 MÉDIA FINAL DE ESTÁGIO
Média ponderada calculada ao término do Estágio, conforme itens 3.1.3.1 e
3.2.1, a partir dos graus obtidos pelos alunos nas Avaliações de Aprendizagem.
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2.1.15 PEDIDO DE REVISÃO DE GRAU
Solicitação feita pelo aluno, por escrito, na qual são apresentados argumentos
que justifiquem a revisão de um grau de avaliação divulgado. Após a análise do instrutor, o
pedido estará sujeito às deliberações do Coordenador Técnico do Estágio e do Comandante da
OM executora.
2.1.16 PEDIDO DE REVISÃO DE ITEM
Solicitação feita pelo aluno, por escrito, ao instrutor de matéria avaliada, na qual
são apresentados argumentos que justifiquem a revisão de um item do Teste, seja ele objetivo
ou subjetivo. Tal modificação poderá ser no sentido de: alterar a alternativa ou a chave de
Correção apresentada como correta; considerar corretas mais de uma alternativa ou chave de
correção; ou solicitar a anulação do item. Após a análise do instrutor, o pedido estará sujeito às
deliberações do Coordenador Técnico e do Comandante da OM executora.
2.1.17 PLANO DE UNIDADE DIDÁTICA (PUD)
Documento que apresenta os objetivos e indicadores qualitativos a serem
alcançados pelos alunos durante o Estágio. Os objetivos registrados no PUD expressam os
resultados da aprendizagem do aluno em termos de formação de ações mentais relacionadas
com os conteúdos.
2.1.18 PONTO DE CORTE
É o grau mínimo a ser atingido pelo discente para que seja considerado aprovado
em uma Avaliação de Aprendizagem, bem como para aprovação final no Estágio.
2.1.19 PRÁTICA AVALIADA
Conjunto de exercícios que se destina a avaliar o desempenho do aluno em
atividades específicas e programadas.
2.1.20 PRÁTICA ORIENTADA
Conjunto de exercícios que se destina a orientar o desempenho do aluno em
atividades específicas e programadas.
2.1.21 QUESTIONÁRIO DE CRÍTICA FINAL DE ESTÁGIO
Formulário com questões a serem respondidas pelos alunos, englobando o
conteúdo do Estágio como um todo, visando o aperfeiçoamento do Estágio.
2.1.22 RELATÓRIO DE ANÁLISE DE ESTÁGIO
Documento que reúne os dados coletados pelos instrumentos relativos à
avaliação dos cinco campos: Corpo Discente, Corpo Docente, Instrução, Meios de Avaliação e
Currículo, que após compilados servirão de subsídio para as reuniões de análise do Estágio.
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2.1.23 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório confeccionado pelo Coordenador Técnico do Estágio, após as
deliberações, em grupo, dos oficiais instrutores acerca do Relatório de Análise de Estágio.
Deverá ser submetido à aprovação do Comandante da OM responsável pela execução do
Estágio e enviado à Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do COMPREP.
2.1.24 REVISÃO DE TESTE
Atividade de correção de um Teste, realizada no auditório com a presença dos
instrutores da matéria ou em pequenos grupos em seus respectivos miniauditórios. Nesta
oportunidade, os alunos reforçam a aprendizagem por meio de um debate que visa a obter o
consenso sobre a resposta correta de cada questão.
2.1.25 TESTE DE SEGUNDA CHAMADA
Avaliação de Aprendizagem eventual, aplicada ao aluno que faltou, por motivo
justificado, à Avaliação de Aprendizagem prevista na programação do curso.
2.1.26 TESTE
Avaliação de Aprendizagem regular, realizada ao longo do Estágio, que tem por
finalidade avaliar o rendimento do aluno para fins de aprovação.
2.1.27 TESTE DE RECUPERAÇÃO
Avaliação de Aprendizagem eventual aplicada, automaticamente, ao aluno que
obtiver nota abaixo do Ponto de Corte em Teste, de acordo com o item 3.1.2.1.
2.1.28 VISTA DE TESTE
Atividade na qual o aluno toma conhecimento da correção das questões com
itens dos tipos discursivo e/ou dissertativo do seu Teste.
2.2 ABREVIATURAS
AA – Avaliação de Aprendizagem;
ADA – Avaliação do Domínio Afetivo;
ADC – Avaliação do Domínio Cognitivo;
ADP – Avaliação do Domínio Psicomotor;
An – Nível Análise (domínio cognitivo);
Ap – Nível Aplicação (domínio cognitivo);
Cn – Nível Conhecimento (domínio cognitivo);
Conc Horiz – Conceito Horizontal;
Conc Vert – Conceito Vertical;
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Cp – Nível Compreensão (domínio cognitivo);
Ctc – Crítica;
Exc Avl – Exercício Avaliado;
MFC – Média Final de Estágio;
MR – Média de Recuperação;
NA – Não Aplicável;
OM – Organização Militar;
PAv – Prática Avaliada;
POt – Prática Orientada;
Rc – Nível Resposta Aberta Complexa (domínio psicomotor);
Rm – Nível Resposta Mecânica (domínio psicomotor);
Ro – Nível Resposta Orientada (domínio psicomotor);
Si – Nível Síntese (domínio cognitivo); e
Va – Nível Valorização (domínio afetivo).
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3 AVALIAÇÃO DO CORPO DISCENTE
3.1 AVALIAÇÃO DOS DOMÍNIOS COGNITIVO E PSICOMOTOR (ADC e ADP)
3.1.1 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
3.1.1.1 Modalidade de Avaliação
A avaliação da instrução terá a finalidade formativa e somativa ou classificatória
3.1.1.2 Instrumentos de Medida
3.1.1.2.1 Avaliações com Finalidade Formativa
As avaliações com Finalidade Formativa serão realizadas por meio das Práticas
Orientadas.
3.1.1.2.2 Avaliações com Finalidade Somativa ou Classificatória.
a) as avaliações com Finalidade Somativa serão realizadas por meio de Testes e
de exercícios avaliados; e
b) durante a realização de exercícios avaliados, cada aluno/grupo será observado
pelo Instrutor da matéria, que registrará os comportamentos observados
durante o decorrer daquela atividade, em ficha de avaliação específica, tipo
lista de verificação para o comportamento do aluno/grupo durante o exercício,
(Anexo B).
3.1.1.3 Tipos de Itens
Os testes poderão ser dos seguintes tipos:
a) objetivo, com questões de múltipla escolha, de emparelhamento, e/ou falso
ou verdadeiro;
b) subjetivo, com questões discursivas e/ou dissertativas; e
c) misto, composto pelos itens “a” e “b” acima.
3.1.2 LEVANTAMENTO DE RESULTADOS
3.1.2.1 Ponto de Corte
O Ponto de Corte do EPA é definido de acordo com o seguinte critério:
a) grau 6,000 (seis vírgula zero zero zero) para as Avaliações de Aprendizagem;
e
b) grau 7,000 (sete vírgula zero zero zero) para a Média Final do Estágio.
3.1.2.2 Casas Decimais e Arredondamento
a) será utilizado o sistema de graus absolutos numa escala de 0,000 a 10,000.
b) todos os graus serão calculados até a casa dos milésimos; e
c) o arredondamento dos graus será efetuado da seguinte maneira:
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- os graus serão arredondados para a casa dos milésimos, ou seja, se a casa
decimal seguinte à casa dos milésimos for maior ou igual a 5 (cinco),
soma-se uma unidade à casa dos milésimos, desprezando-se as demais. Ex:
8,9276, o grau será arredondado para 8,928;
- na hipótese de a casa decimal seguinte aos milésimos ser menor que 5
(cinco), conservar-se-á o milésimo, desprezando-se as demais. Ex: 8,9273,
o grau será arredondado para 8,927; e
- algumas disciplinas poderão ter seus graus absolutos transformados em
conceitos, conforme se segue: I – Insatisfatório (de 0,000 a 5,999); ou S –
Satisfatório (de 6,000 a 10,000).
3.1.3 INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
3.1.3.1 Atribuição de Pesos
3.1.3.1.1 Para as Avaliações de Aprendizagem serão adotados os seguintes pesos:
ܯܨܥ = 1 × ܶܶ1 + 1 × ܶܶ2 + 1 × ܶܶ3 + 1 × ܶܶ4 + 1 × ܶܶ5 + 1 × ܶܲ1 + 1 × ܶܲ2 + 1 × ܶܲ3
8,
Onde:
TT = Teste Teórico
TP = Teste Prático
3.1.3.1.2 A Média de Recuperação (MR) substituirá a nota da Avaliação de Aprendizagem ao
qual o aluno foi submetido, para fins de aprovação no Estágio e emissão de certificado, porém
não será computada na Média Final do Estágio para classificação.
3.1.3.2 Cômputo dos Graus
3.1.3.2.1 Nas Avaliações de Aprendizagem do tipo objetiva, será utilizada a fórmula abaixo
para o cômputo do grau absoluto:
ܴ=10(ܥ)
ܰ,
Onde:
R = Resultado
10 = Grau máximo da avaliação
C = Nº de itens respondidos pela escolha da alternativa correta
N = Nº total de itens do teste
3.1.3.2.2 Nos testes do tipo subjetivo (discursivo e/ou dissertativo), o cômputo do grau absoluto
ficará a cargo do instrutor da matéria, que utilizará como base a chave de correção de cada item
avaliado.
3.1.3.2.3 Nas Avaliações de Aprendizagem do tipo misto, serão utilizados ambos os critérios
citados acima, sendo que na fórmula citada acima, o grau máximo será igual ou inferior a 10,000
(dez vírgula zero zero zero).
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3.1.3.2.4 Nos cerimoniais, nas práticas avaliadas e nos exercícios avaliados serão utilizados os
somatórios dos itens cumpridos pelos alunos, constantes em fichas de avaliação própria, tipo
lista de verificação (Anexos B e K), a serem preenchidas pelos Instrutores.
3.1.4 PROCESSAMENTO DO TESTE
3.1.4.1 A validade dos itens e a confirmação do gabarito dos Testes deverão ser verificados no
tempo de aula imediatamente posterior à aplicação de cada Teste, mediante o trabalho de grupo
denominado "Revisão de Teste", no qual um orientador (instrutor) e os alunos, por meio de uma
discussão dirigida, repassam todas as questões, item por item.
3.1.4.2 No caso de Testes com itens dissertativos e nos exercícios avaliados, será programado
um horário para se realizar a vista das avaliações, de acordo com a orientação do Coordenador
Técnico. Nessa atividade, os alunos poderão conhecer o resultado da correção e solicitar revisão
dela, caso observem alguma discrepância.
3.1.4.3 Antes de comporem a bateria de itens, todos os itens de teste deverão ser analisados
quanto aos objetivos e níveis de aprendizagem previstos para aquela subunidade. Itens não
compatíveis com os pressupostos acima deverão ser revisados para se ajustarem ao constante
no Plano de Unidades Didáticas (PUD), ou dar origem a outra providência. As análises dos
testes serão realizadas observando-se as cnicas previstas na ICA 37-320 - Elaboração do Plano
de Avaliação, por meio de subsídios colhidos nos trabalhos de revisão, da interpretação da
distribuição dos resultados e da análise dos índices de facilidade e diferenciação, apresentados
nos itens propostos. As fichas de crítica de teste deverão ser criteriosamente analisadas e
comparadas com os demais instrumentos.
3.1.4.4 Serão realizadas reuniões específicas para apreciar os procedimentos de avaliação, em
especial aqueles com maior grau de subjetividade, como são os casos das práticas avaliadas,
exercícios avaliados e Testes compostos por itens discursivos.
3.1.4.5 Segunda Chamada
3.1.4.5.1 Não estão previstas atividades de segunda chamada, para o Estágio. Se aplicadas,
serão em caráter excepcional, para casos entendidos como justificados pelo Conselho
Operacional e de Instrução.
3.1.4.5.2 A atividade de segunda chamada será aplicada aos alunos que não obtiverem graus
mínimos nas diversas avaliações, tenham recebido parecer favorável do Conselho Operacional
e de Instrução, e exista a possibilidade de realização do referido trabalho nas mesmas condições
impostas aos outros alunos, e seja exequível.
3.1.4.5.3 Poderá ser considerada justificativa para falta aos trabalhos avaliados qualquer
doença, comprovada por atestado médico, ou ainda, qualquer situação emergencial que
confirme a impossibilidade de locomoção ou presença no local de realização dos referidos
trabalhos, sempre submetida à apreciação do Conselho Operacional e de Instrução.
3.1.4.5.4 Neste caso, caberá ao Conselho, em suas deliberações, considerar a exequibilidade da
reposição das atividades avaliativas, em virtude da característica sequencial das instruções.
Assim, apesar de justificadas as faltas, pode ser decidido pelo desligamento do aluno, tendo em
vista uma eventual inviabilidade.
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3.1.4.6 Atividade de Recuperação
Será considerada como Atividade de Recuperação, para efeito deste Plano,
somente o Teste de Recuperação. Demais medidas serão deliberadas pelo Conselho
Operacional e de Instrução.
3.1.4.7 Crítica e Revisão de Teste
3.1.4.7.1 Após cada Teste ou Teste de Recuperação, seprogramado um horário de revisão de
Teste, no qual a respectiva avaliação será corrigida em grupo ou individualmente; nesse
momento, caso o aluno discorde do gabarito oficial divulgado, poderá preencher a Ficha de
Pedido de Revisão de Item (Anexo G) e entregá-lo ao Instrutor da matéria, que irá encaminhá-
lo ao Coordenador Técnico para análise.
3.1.4.7.2 Se uma questão, objetiva ou subjetiva, for anulada, sua respectiva pontuação será
concedida a todos os alunos.
3.1.4.7.3 As práticas avaliadas não estarão sujeitas a pedidos de revisão.
3.1.5 FORMA DE OBTENÇÃO DA MÉDIA FINAL
3.1.5.1 MÉDIA FINAL
A Média Final será calculada tendo como base o resultado da média ponderada
dos graus absolutos obtidos pelos alunos nas Avaliações de Aprendizagem, obedecendo à
atribuição de pesos descrita neste Plano no item 3.1.3.1.
3.1.6 APROVAÇÃO
3.1.6.1 O aluno será considerado aprovado quando atender a todos os critérios abaixo:
a) realizar todas as Avaliações de Aprendizagem previstas;
b) obter nota igual ou superior ao ponto de corte previsto; e
c) obter frequência igual ou superior a 90% (noventa por cento) da carga horária
total do Estágio.
3.1.6.2 O discente, cujo desempenho não atender aos critérios de aprovação, será submetido ao
Conselho Operacional e de Instrução. As decisões do Presidente, nas suas atribuições de
Presidente do Conselho deverão ser encaminhadas para o Comandante da USEGDEF,
responsável pela execução do Estágio e homologadas pelo Comandante da OM sede, quando
envolverem assuntos que não sejam de rotina.
3.1.7 DESLIGAMENTO
3.1.7.1 O desligamento do aluno do EPA será efetuado pelo Comandante da USEGDEF sede,
por meio de publicação em Boletim Interno, como consequência de uma das seguintes
situações:
a) por não haver concluído o Estágio com aproveitamento;
b) por haver solicitado, por escrito, seu afastamento voluntário do Estágio, por
meio da Ficha de Requerimento de Desligamento Voluntário (Anexo J);
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c) por insuficiente aproveitamento no Estágio;
d) por insuficiente aproveitamento em Avaliação de Aprendizagem;
e) por insuficiente frequência no Estágio;
f) por falta à atividade de Avaliação de Aprendizagem;
g) por apresentar conduta militar contrária à definida pela Coordenação do
Estágio;
h) por ser surpreendido na tentativa de utilização de recursos ilícitos em
atividade de Avaliação de Aprendizagem; e
i) por deixar de se encontrar em condições clínicas e/ou físicas necessárias para
acompanhar as atividades do Estágio.
3.1.7.2 À exceção das letras “a” e “b” acima, os demais casos serão submetidos ao Conselho
Operacional e de Instrução.
3.1.7.3 No caso específico da letra “i”, o aluno será submetido à Inspeção de Saúde, sendo
instauradas as medidas necessárias à apuração dos fatos. Caso seja confirmado acidente em
objeto de serviço, será emitido o devido Atestado Sanitário de Origem (ASO).
3.1.8 REGISTRO E COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS
3.1.8.1 Registro dos Graus
Os graus obtidos pelos alunos serão registrados em relatório próprio e
armazenados na Seção de Operações da USEGDEF, ou assemelhado, da OM sede do Estágio.
3.1.8.2 Comunicação dos Resultados
3.1.8.2.1 A comunicação dos resultados obtidos será feita após processados todos os pedidos
de revisão de item.
3.1.8.2.2 Esta comunicação deverá, preferencialmente, ser feita antes da realização de qualquer
outra atividade de avaliação.
3.1.9 PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES
3.1.9.1 Conselho Operacional e de Instrução
Motivos para a convocação:
a) insuficiente aproveitamento no Estágio;
b) insuficiente aproveitamento em Avaliação de Aprendizagem;
c) insuficiente frequência no Estágio;
d) falta à atividade de Avaliação de Aprendizagem;
e) avaliação de desempenho do Corpo Discente;
f) avaliação de desempenho do Corpo Docente;
g) solicitação particular e voluntária de exclusão do Estágio formalizada pelo
aluno;
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h) aluno surpreendido na tentativa de utilização de recursos ilícitos em atividade
de Avaliação de Aprendizagem;
i) aluno deixar de se encontrar em condições clínicas e/ou físicas necessárias
para acompanhar as atividades do Estágio;
j) outros assuntos julgados pertinentes pelo Coordenador Técnico do EPA ou
pelo Comandante da USEGDEF; e
k) por determinação do Comandante da USEGDEF sede.
3.1.9.2 Faltas às Atividades Avaliadas
3.1.9.2.1 Todas as atividades referentes ao EPA constituem objeto de serviço, o devendo
ocorrer faltas ou atrasos por parte dos alunos, ainda que por motivo de força maior.
3.1.9.2.2 Tendo em vista que o Estágio ocorre mediante imersão em ambiente de aprendizagem,
não serão automaticamente justificadas e abonadas as faltas, ainda que referentes a dispensas
por orientação médica, luto, licença paternidade ou outros motivos não listados.
3.1.9.2.3 Todos os casos de faltas e atrasos serão submetidos a Conselho Operacional e de
Instrução, o qual deliberará sobre a permanência ou afastamento do aluno do Corpo Discente
do Estágio.
3.1.9.2.4 Para fins de controle, o atraso superior a dez minutos será computado como falta.
3.1.9.2.5 O aluno que faltar a uma atividade avaliada e não apresentar justificativa válida, obterá
nesta atividade o grau 0,000 (zero vírgula zero zero zero).
3.2 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO AFETIVO (ADA)
3.2.1 PROCEDIMENTOS
Todos os alunos estarão sob permanente avaliação funcional, por parte do Corpo
Docente e do Corpo Discente, por meio de fichas ditas, respectivamente, “Conceito Vertical” e
“Conceito Horizontal”, as quais apreciarão a conduta dos alunos no que tange às características
como camaradagem, dedicação, liderança, moral, organização, adaptabilidade, resistência
psicológica, controle emocional etc. Tais características terão caráter formativo.
3.3 QUADRO GLOBAL DE AVALIAÇÕES
3.3.1 AVALIAÇÃO DOS DOMÍNIOS COGNITIVO E PSICOMOTOR
Código Título
Subunidades a
avaliar
Instrumento de
Avaliação
Modalidade de
Avaliação
- Testes Teóricos
Ver Anexo A Prova escrita Somativa
Exc Avl
Exercícios
Avaliados
Ver Anexo A
Ficha de Avaliação de
Desempenho
Somativa
PAv
Práticas
Avaliadas
Ver Anexo A
Ficha de Avaliação de
Desempenho
Somativa
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3.3.2 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO AFETIVO
Código Título
Subunidades a
avaliar
Modalidade de
Avaliação
Conc Vert Conceito Vertical Ao longo do
Estágio
Instrutores
Vertical, modelo
Formativa
Conc Horiz Conceito
Horizontal
Ao longo do
Estágio
Horizontal,
Formativa
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4 AVALIAÇÃO DA INSTRUÇÃO
4.1 PROCEDIMENTOS
A avaliação da instrução ministrada no EPA será feita por meio da análise:
a) qualitativa e quantitativa dos resultados dos testes parciais, exercícios
avaliados e das práticas avaliadas, previstos para os Estágios;
b) das opiniões emitidas por membros do corpo discente, em fichas específicas
para a crítica, numa amostragem de 10% da turma, para cada trabalho
realizado;
c) das opiniões emitidas por 100% da turma, em trabalhos de crítica aberta,
durante a realização do Estágio;
d) das opiniões emitidas por instrutores; e
e) das opiniões emitidas por membros do corpo discente, no questionário de
crítica final de Estágio, com participação de 100% da turma.
4.2 INSTRUMENTOS
Os instrumentos utilizados para a coleta de informações serão os seguintes:
a) resultados obtidos pelos alunos nos testes parciais e exercícios avaliados;
b) questionário de Crítica da Prática Avaliada (Anexo C);
c) questionário de Crítica - Instrução / Docente (Anexo D); e
d) questionário de Crítica Final de Estágio (Anexo E).
4.3 AVALIADORES
São considerados avaliadores da instrução:
a) Coordenador Técnico; e
b) Corpo Discente;
4.4 PROCESSAMENTO
4.4.1 As fichas específicas para a crítica dos diversos trabalhos serão disponibilizadas a 10%
dos alunos, em cada atividade programada, de forma a permitir um acompanhamento de todas
as atividades didáticas. Estas fichas serão analisadas pelo Coordenador Técnico e o seu
conteúdo irá fornecer dados para o Relatório Final de Estágio.
4.4.2 O Questionário de Crítica Final do Estágio será disponibilizado a 100% dos alunos, de
modo a permitir uma visão global do que foi o Estágio. Estes questionários serão analisados e
compilados pelo Coordenador Técnico e o seu conteúdo i compor o Relatório Final de
Estágio.
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5 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE
5.1 PROCEDIMENTOS
Os instrutores do EPA serão avaliados por meio da análise:
a) das opiniões emitidas por membros do Corpo Discente, em questionários
específicos para crítica (Anexos C e D), numa amostragem de 10% a 20% da
turma, para cada trabalho realizado;
b) das opiniões emitidas em trabalhos e Crítica Aberta;
c) do rendimento dos alunos na(s) Subunidade(s) ministrada(s) pelos diversos
docentes; e
d) das opiniões emitidas por 100% da turma, nos Questionários de Crítica Final
do Estágio (Anexo E).
5.2 INSTRUMENTOS
Os instrumentos utilizados para a coleta de informações serão os seguintes:
a) resultados obtidos pelos alunos nos testes parciais e exercícios avaliados;
a) questionário de Crítica da Prática Avaliada (Anexo C);
b) questionário de Crítica - Instrução / Docente (Anexo D); e
c) questionário de Crítica Final do Estágio (Anexo E).
5.3 AVALIADORES
São considerados avaliadores do Corpo Docente:
a) Coordenador Técnico; e
b) Corpo Discente.
5.4 PROCESSAMENTO
As opiniões dos alunos, colhidas por meio de Fichas de Crítica e Questionário
de Crítica Final do Estágio, serão analisadas e compiladas pelo Coordenador Técnico, assim
como repassadas, individualmente, ao instrutor ao qual diz respeito ou divulgadas
coletivamente, quando for de interesse de todos.
MCA 37-375/2024 25/64
6 AVALIAÇÃO DOS MEIOS DE AVALIAÇÃO
6.1 PROCEDIMENTOS
O sistema de avaliação sofrerá um processo de autoavaliação, por meio de
análise estatística e qualitativa.
6.1.1 ANÁLISE ESTATÍSTICA
A análise estatística será realizada com base nos seguintes critérios:
a) determinação dos Índices de Facilidade (IF) e dos Índices de Diferenciação
(ID), para cada item componente dos testes aplicados;
b) verificação do poder de atratividade das alternativas incorretas, por meio da
distribuição das respostas selecionadas; e
c) comparação dos índices de cada item com os respectivos resultados obtidos
em aplicações anteriores.
6.1.2 ANÁLISE QUALITATIVA
A análise qualitativa será realizada com base nos seguintes critérios:
a) pesquisa dos itens de teste, de maneira a verificar a sua correspondência com
os objetivos das subunidades;
b) análise dos itens de teste, de modo a detectar possíveis erros de elaboração;
c) análise dos pedidos de revisão de itens solicitados pelos alunos (Anexo G),
comparando os argumentos apresentados, os objetivos estipulados e a réplica
do instrutor responsável; e
d) análise das opiniões emitidas pelos membros do Corpo Discente no
Questionário de Crítica Final do Estágio (Anexo E) e trabalhos de Crítica
Aberta.
6.1.3 INSTRUMENTOS
Serão utilizados os seguintes instrumentos para a avaliação dos meios de
avaliação:
a) Questionário de Crítica Final do Estágio (Anexo E);
b) Ficha de Pedido de Revisão de Item (Anexo G);
c) Ficha de Resultado de Revisão de Item (Anexo H); e
d) Ficha de Pedido de Revisão de Grau (Anexo I).
6.2 AVALIADORES
São considerados avaliadores do sistema de avaliação do EPA:
a) Corpo Discente;
b) Corpo Docente; e
c) Coordenador Técnico.
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7 AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO
7.1 PROCEDIMENTOS
A avaliação curricular será realizada por meio da análise das informações
pertinentes, coletadas nas diversas fases da avaliação, considerando-se os diversos instrumentos
para esse fim. A avaliação curricular processar-se-á por meio da análise do (a):
a) aproveitamento dos alunos nas diversas subunidades avaliadas em Testes e
demais Avaliações de Aprendizagem;
b) aproveitamento dos alunos, verificado nas fichas de avaliação de
desempenho, para as práticas avaliadas;
c) opinião dos alunos acerca do conteúdo das disciplinas (grau de complexidade
e adequação aos objetivos do Estágio), técnicas utilizadas, recursos sensoriais
e adequação de carga horária;
d) opinião dos instrutores, em reuniões orientadas pelo Coordenador Técnico,
quanto ao conteúdo, à aplicabilidade e à adequação de carga horária;
e) opinião do Oficial de Operações dos ex-alunos do Estágio, quanto ao
desempenho destes nas atividades práticas das suas respectivas Unidades de
Segurança e Defesa incumbidas de atuarem na Polícia da Aeronáutica; e
f) opinião dos ex-alunos, após o término do Estágio, quanto à adequação do
currículo para a capacitação dos discentes no desenvolvimento das atividades
práticas das suas respectivas Unidades de Segurança e Defesa incumbidas de
atuarem na Polícia da Aeronáutica, quanto aos seus desempenhos em suas
funções e quanto à capacidade do Estágio em atingir os objetivos propostos.
7.2 INSTRUMENTOS
7.2.1 Os instrumentos utilizados para a coleta de informações serão os seguintes:
a) Relatório de Análise de Estágio;
b) Questionário de Validação Curricular do Chefe Imediato (Anexo L); e
c) Questionário de Validação Curricular do Ex-aluno (Anexo M).
7.2.2 O Relatório de Validação Curricular, a ser confeccionado pelo Coordenador Técnico tem
como base os seguintes elementos:
a) Questionário de Validação Curricular do Chefe Imediato (Anexo L); e
b) Questionário de Validação Curricular do Ex-aluno (Anexo M).
7.3 AVALIADORES
Todos os alunos, ex-alunos, instrutores e os chefes imediatos dos ex-alunos.
7.4 PROCESSAMENTO PARA VALIDAÇÃO CURRICULAR
7.4.1 A avaliação curricular será realizada por meio de:
a) análise das opiniões emitidas nos Questionários de Validação Curricular; e
b) Relatório de Análise.
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7.4.2 A OM responsável pela execução do Estágio conduzirá a Validação Curricular, sendo o
Questionário de Validação Curricular encaminhado aos ex-alunos e aos respectivos chefes
imediatos, após seis meses de chegada (ou reapresentação) na Unidade de Segurança e Defesa
incumbida de atuar na Polícia da Aeronáutica.
7.4.3 Serão realizadas reuniões, podendo ser por videoconferência, nas quais deverão estar
presentes o Coordenador Técnico e os instrutores das Subunidades que compõem a disciplina.
Esse grupo fará uma análise crítica do conteúdo ministrado (pertinência e relevância em relação
aos objetivos específicos e gerais), do perfil de relacionamento, das técnicas e recursos
instrucionais, do apoio à instrução, da bibliografia, dos itens de prova etc. Os dados coletados
comporão o Relatório de Validação Curricular, o qual será encaminhado ao COMPREP, como
sugestão para aperfeiçoamento do currículo.
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8 DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 RECURSOS ILÍCITOS
8.1.1 Será submetido a Conselho Operacional e de Instrução o aluno que for surpreendido na
tentativa de utilizar recursos ilícitos durante a realização de qualquer atividade avaliada.
8.1.2 Entende-se por recursos ilícitos as seguintes situações:
a) portar qualquer material diferente do especificado em briefing geral do
Estágio e nas orientações transmitidas pelo aplicador, antes dos Testes;
b) tentar transmitir qualquer tipo de informação, por qualquer meio de
comunicação, a outro aluno realizando atividade avaliada;
c) tentar auferir conhecimento de outro aluno que realiza atividade avaliada, por
meio da visão, audição ou fala;
d) ceder ou pedir empréstimo de qualquer tipo de material durante a realização
de atividade avaliada, sem o consentimento do aplicador do Teste;
e) deixar o local de prova portando caderno de questões, rascunhos utilizados
ou qualquer material que comprometa o sigilo da atividade avaliada;
f) formular perguntas em voz alta ao aplicador do teste, as quais possam
sinalizar algum tipo de resposta;
g) falar, cantar, gesticular, assobiar, efetuar som de percussão ou assumir
qualquer tipo de comportamento que cause transtorno aos demais alunos
durante a realização de atividade avaliada; e
h) no caso de possíveis trabalhos escritos (redação, relatório de pesquisa,
monografia etc.), evidências de cópia de trabalho de turmas de estágios
anteriores e/ou cópia de trechos completos da internet.
8.1.3 Será considerado recurso ilícito ainda, o aluno que utilizar em qualquer fase do estágio os
seguintes itens:
a) estimulantes, calmantes e congêneres;
b) bebidas alcoólicas;
c) armas e munições particulares;
d) telefone celular;
e) máquina fotográfica;
f) filmadoras;
g) gravadores de áudio ou vídeo;
h) equipamentos de áudio/som mp3 e/ou mp4 ou similar; e
i) contrariar quaisquer outras orientações determinadas pela Equipe de
Instrução.
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8.2 CLASSIFICAÇÃO FINAL
8.2.1 A Média Final do Estágio será constituída por meio da média aritmética de todas as
avaliações, e servirá de base para classificar os alunos, sendo o primeiro colocado aquele que
obtiver a maior Média Final e assim sucessivamente.
8.2.2 Caso dois ou mais alunos obtenham igualdade na Média Final, a classificação será
definida a partir do desempate nos seguintes critérios:
a) maior grau na média obtida nos Testes ou exercícios avaliados individuais; e
b) maior grau na média obtida nos exercícios avaliados em grupo.
8.2.3 Prevalecendo o empate em todos os itens descritos acima, será considerado melhor
classificado o militar de maior antiguidade hierárquica.
8.3 MENÇÃO FINAL
Será conferida aos alunos uma menção de acordo com as faixas de graus a seguir:
MÉDIA FINAL MENÇÃO
9,5 < 10,0 MUITO BEM MB
9,0 < 9,5
BEM B
8,5 < 9,0
8,0 < 8,5
7,0 < 8,0 SATISFATÓRIA S
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9 DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 Este Plano entrará em vigor na data da publicação da Portaria de aprovação em Boletim do
Comando da Aeronáutica.
9.2 Os casos não previstos serão submetidos à apreciação do Comandante de Preparo
(COMPREP).
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REFERÊNCIAS
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando-Geral do Pessoal. Portaria COMGEP
836/DLE, de de maio de 2019. Aprova a edição da Norma de Sistema que dispõe sobre
Correspondência e Atos Oficiais do Comando da Aeronáutica [NSCA 10-2]. Boletim do
Comando da Aeronáutica, Rio de Janeiro, n.87, 21 maio 2020.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando-Geral do Pessoal. Portaria COMGEP
1444/DLE, de 24 de julho de 2014. Aprova a modificação da NSCA 5-1 “Confecção,
Controle e Numeração de Publicações Oficiais do Comando da Aeronáutica” (NSCA 5-1).
Boletim do Comando da Aeronáutica, Rio de Janeiro, 144, f. 6444, 4 ago. 2014.
Republicado por haver saído com incorreção.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Portaria
DEPENS nº 281/DE-1, de 30 de agosto de 2011. Aprova a Instrução referente à Avaliação do
Ensino, ICA 37-11. Boletim do Comando da Aeronáutica. Rio de Janeiro, n. 168, f. 7059, 1
set. 2011.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Portaria
DEPENS 194/DE-1, de 20 de junho de 2012. Aprova a edição da Instrução referente à
Elaboração do Plano de Avaliação, ICA 37-520. Boletim do Comando da Aeronáutica. Rio
de Janeiro, n. 121, f. 4407, 26 jun. 2012.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. Portaria
DEPENS 266/DE-1, de 30 de agosto de 2012. Aprova a edição da Instrução referente a
“Objetivos de Ensino e Níveis a Atingir na Aprendizagem”, ICA 37-521. Boletim do Comando
da Aeronáutica, Rio de Janeiro, n. 170, f. 6547, 4 set. 2012.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Portaria nº 698/GC3, de 26 de dezembro de 2011. Aprova
a edição de Instrução relativa aos procedimentos gerais de segurança aplicáveis aos
treinamentos militares no âmbito do COMAER [ICA 205-42]. Boletim do Comando da
Aeronáutica de Acesso Restrito, Rio de Janeiro, n° 247, f.10684, 29 dez. 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tabela de Áreas
do Conhecimento. Disponível em:
http://www.cnpq.br/documents/10157/186158/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf. Acesso
em: 2 mar. 2020.
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Anexo A – Quadro de Desdobramento de Avaliação
DISCIPLINA
UNIDADE
SUBUNIDADE
AVALIAÇÃO
EFETIVO
CARÁTER
DESCRIÇÃO
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR TÁTICO
Todas Teórica Individual Grau Somativo
Questões teóricas sobre o assunto
ministrado.
Todas Prática Individual e Grupo Grau Somativo
Empregar as técnicas, táticas e
procedimentos do assunto ministrado
LEGISLAÇÕES
Todas Teórica Individual Grau Somativo
Questões teóricas sobre o assunto
ministrado.
POLÍCIA DA AERONÁUTICA I
Todas Teórica Individual Grau Somativo
Questões teóricas sobre o assunto
ministrado.
Todas Prática Individual e Grupo Grau Somativo
Empregar as técnicas, táticas e
procedimentos do assunto ministrado
POLÍCIA DA AERONÁUTICA II
Todas Teórica Individual Grau Somativo
Questões teóricas sobre o assunto
ministrado.
Todas Prática Individual e Grupo Grau Somativo
Empregar as técnicas, táticas e
procedimentos do assunto ministrado
POLÍCIA DA AERONÁUTICA III
Todas Teórica Individual Grau Somativo
Questões teóricas sobre o assunto
ministrado.
Todas Prática Individual e Grupo Grau Somativo
Empregar as técnicas, táticas e
procedimentos do assunto ministrado
ARMAMENTO. MUNIÇÃO E TIRO
Todas Prática Individual Grau Somativo
Empregar as técnicas, táticas e
procedimentos do assunto ministrado
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Anexo B – Ficha de Avaliação de Desempenho nas Práticas Avaliadas
EPA - FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NAS PRÁTICAS AVALIADAS
EXERCÍCIO: ___________________________________________
ALUNO / GRUPO: _______________________________
DATA: ________________
TAREFAS A SEREM EXECUTADAS PELO ALUNO / GRUPO
Tarefa Descrição Valor
Realizado
(S/N)
Grau
Obtido
01 1,2
02 1,2
03 1,2
04 1,2
05 1,2
06 1,0
07 0,5
n 0,xx
Total (8,00)
OBS: Os valores citados neste anexo são meramente ilustrativos.
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Continuação do Anexo B – Ficha de Avaliação de Desempenho nas Práticas Avaliadas
COMPORTAMENTO DO ALUNO/GRUPO DURANTE O EXERCÍCIO
Quesito Comportamento Valor
Grau
Obtido
Organização e
coordenação
para a tarefa
O aluno atingiu os objetivos do exercício, dentro do
tempo estimado pelo instrutor.
(1,0)
O aluno teve dificuldades em atingir os objetivos do
exercício, dentro do tempo estimado pelo instrutor.
(entre 0,66 e
0,99)
O aluno apresentou muita dificuldade atingir os
objetivos do exercício, dentro do tempo estimado pelo
instrutor.
(entre 0,33 e
0,65)
Processamento
do trabalho
O aluno integrou o potencial, checando ões
realizadas
com parâmetros estabelecidos e
reajustando condutas, quando
necessário, para atingir
os objetivos do exercício.
(1,0)
O aluno empregou de maneira irregular as interações
e o seu potencial de trabalho. O cheque entre as açõe
s
realizadas e os parâmetros
estabelecidos, ou o reajuste
de condutas, não foi feito em todos os momentos
necessários para atingir os objetivos do exercício.
(entre 0,66 e
0,99)
O aluno não integrou adequada e espontaneamente
o potencial de trabalho, não checou
espontaneamente
ações realizadas com parâmetros estabelecidos,
nem
reajustou espontaneamente condutas
, quando
necessário, para atingir os objetivos do exercício.
(entre 0,33 e
0,65)
TOTAL (2,00)
NOTA DO ALUNO / GRUPO NO EXERCÍCIO (Tarefas + Comportamento) = __________
OBSERVAÇÕES PARA O FEEDBACK:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
AVALIADOR: ____________________________________
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Continuação do Anexo C – Questionário de Crítica da Prática Avaliada
Anexo C – Questionário de Crítica da Prática Avaliada
EPA - QUESTIONÁRIO DE CRÍTICA DA PRÁTICA AVALIADA
PRÁTICA AVALIADA: ______________________________________________________
1. Grife, em cada item da questão abaixo, aquela palavra cujo tema você deseja comentar
nas linhas em branco.
Os meios disponibilizados para o exercício, atenderam às necessidades do seu
grupo?
a) Infraestrutura: salas, mobiliário, climatização, limpeza e materiais de consumo.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) Tecnologia da Informação: softwares empregados, capacidade de processamento das
máquinas, monitor, teclado, mouse, projetor, impressoras, número de estações de trabalho,
backup das informações, disponibilidade do serviço de rede, fornecimento de suprimento,
reposição de equipamentos defeituosos.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
c) Documentação: terminologia empregada, grau de abrangência, grau de
orientação/esclarecimento, grau de coerência entre os documentos, pertinência do conteúdo,
antecedência na distribuição, meio empregado para distribuição, pessoal envolvido.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
2. O que você diria sobre a comunicação estabelecida entre a coordenação do exercício e
seu grupo? Justifique.
2.1. Sobre o briefing:
( ) O briefing foi abrangente e orientador.
___________________________________________________________________________
( ) O briefing foi vago e pouco esclarecedor.
___________________________________________________________________________
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Continuação do Anexo C – Questionário de Crítica da Prática Avaliada
2.2. Sobre a crítica:
( ) A crítica do exercício foi abrangente e esclarecedora.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
( ) A crítica do exercício foi vaga e deixou dúvidas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3. Você considera que a metodologia aplicada na avaliação permitiu verificar
adequadamente o trabalho realizado?
( ) SIM ( ) NÃO
Justifique:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
4. A carga horária destinada à realização da Prática Avaliada:
a) para os eventos parciais citados abaixo foi:
Briefing
adequada excessiva insuficiente
Execução adequada excessiva insuficiente
Debriefing
adequada excessiva insuficiente
Comente a sua resposta:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) no seu todo, foi:
adequada excessiva insuficiente
Comente a sua resposta:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
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Continuação do Anexo C – Questionário de Crítica da Prática Avaliada
5. Considerando que a prática é uma atividade de aplicação dos conhecimentos obtidos
no EPA, você avalia que:
atingiu os objetivos propostos no exercício.
não atingiu os objetivos propostos no exercício.
Comente a sua resposta:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
6. Dê algumas sugestões para aperfeiçoar o exercício:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
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Anexo D – Questionário de Crítica - Instrução / Docente
EPA - QUESTIONÁRIO DE CRÍTICA - INSTRUÇÃO / DOCENTE
INSTRUÇÃO: ________________________________ DATA: _____________________
CADS: _________________________INSTRUTOR: _______________________________
Aluno: _____________________________________________________________________
Esta ficha será utilizada para aperfeiçoar o Estágio de Polícia da Aeronáutica.
As informações colhidas serão utilizadas pela Coordenação do Estágio, sendo
preservado o anonimato do aluno.
Assinale a alternativa que, a seu ver, melhor defina o trabalho observado e faça
outras observações que julgue necessárias.
SIM
EM
PARTE
NÃO
I – CONTEÚDO
1 – Abordado de modo a despertar/ manter o interesse
( )
( )
( )
2 – A sequência obedecida facilitou a compreensão
( )
( )
( )
3 – Condizente com o nível da turma
( )
( )
( )
4 – Tópicos bem distribuídos no tempo previsto
( )
( )
( )
5 – Adequado para o alcance do(s) objetivos(s) proposto(s)
( )
( )
( )
II – DURAÇÃO
1 – O tempo alocado para desenvolver o conteúdo foi adequado
( )
( )
( )
III – TÉCNICA
1 – A forma de ministrar o assunto foi adequada
( )
( )
( )
IV – RECURSOS AUDIOVISUAIS
1 – Foram empregados de modo a facilitar a compreensão
( )
( )
( )
2 – A quantidade foi adequada
( )
( )
( )
3 Qualitativamente, atenderam às necessidades (legíveis e
completos)
( ) ( ) ( )
4 Dadas as características do assunto, foram necessários e
adequados
( ) ( ) ( )
V – COMUNICAÇÃO DO INSTRUTOR
1 – Possui vocabulário adequado
( )
( )
( )
2 – Usa corretamente as normas gramaticais
( )
( )
( )
3 – Expressa as ideias com clareza e objetividade
( )
( )
( )
4 – Estabelece relação entre as ideias
( )
( )
( )
5 – Demonstra conhecimento/domínio do assunto ministrado
( )
( )
( )
6 – Ministra a aula com desenvoltura
( )
( )
( )
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Continuação do Anexo D – Questionário de Crítica – Instrução / Docente
SIM
EM
PARTE
NÃO
VI – CONTROLE EMOCIONAL DO INSTRUTOR
1 – Demonstra naturalidade e segurança
( )
( )
( )
VII – PARTICIPAÇÃO
1 – Estimula a participação dos alunos
( )
( )
( )
2 – Controla a participação dos alunos
( )
( )
( )
VIII – RESOLUÇÃO DAS DÚVIDAS
1 Propõe-se a esclarecer as dúvidas durante a aula ou
posteriormente
( ) ( ) ( )
2 Quando consultado, esclarece as dúvidas quanto ao conteúdo
ministrado
( ) ( ) ( )
IX – RELACIONAMENTO
1 – Comporta-se de modo cordial
( )
( )
( )
2 – Preocupa-se em favorecer a harmonia em classe
( )
( )
( )
COMENTÁRIOS E SUGESTÕES ADICIONAIS
Obs.: Aluno, você está tendo a oportunidade de expressar sua valiosa opinião a respeito da
forma como lhe foi ministrada esta aula. Espera-se que para o preenchimento deste, utilize uma
linguagem comedida, além de opiniões bem fundamentadas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
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Continuação do Anexo E – Questionário de Crítica Final de Estágio
Anexo E – Questionário de Crítica Final de Estágio
EPA - QUESTIONÁRIO DE CRÍTICA FINAL DE ESTÁGIO
EPA: _____________________________ Aluno: _________________________________
Crítica é a arte de apreciar méritos e deméritos, a fim de aperfeiçoar desempenhos futuros.
Caro aluno, concluído o EPA, gostaríamos de saber a sua opinião sobre vários
aspectos do Estágio e das condições de apoio oferecidas pelo ____________________
(escrever o nome da OM executora), a fim de aperfeiçoá-las.
As informações colhidas serão utilizadas pela Coordenação do Estágio, sendo
preservado o anonimato do aluno.
Responda os itens abaixo, justificando quando necessário no espaço reservado
para tal.
Solicitamos que responda o presente questionário com o máximo critério,
devolvendo-o no prazo previsto.
Obrigado.
1 Em sua opinião, o conteúdo programático do Estágio terá aplicação em sua prática
profissional?
( ) SIM
( ) NÃO
( ) EM PARTE
Justifique:
2 – Quanto à duração do Estágio, você considera que foi:
( ) INSUFICIENTE
( ) SUFICIENTE
( ) EXCESSIVA
Justifique:
MCA 37-375/2024 41/64
Continuação do Anexo E – Questionário de Crítica Final de Estágio
3 – Quanto à carga horária das subunidades, você considera que foi:
a) INSUFICIENTE
Cite a(s) subunidade(s) e justifique:
b) SUFICIENTE
Cite a(s) subunidade(s) e justifique:
c) EXCESSIVA
Cite a(s) subunidade(s) e justifique:
4 – Quanto à escolha das disciplinas do Estágio, você considera que foi:
( ) EXCELENTE
( ) BOA
( ) RAZOÁVEL
( ) DEFICIENTE
Justifique:
5 Quanto à organização do estágio para possibilitar uma sequência racional das diversas
disciplinas, facilitando o aprendizado, você considera que a sequência das disciplinas:
( ) foi a MELHOR POSSÍVEL
( )
foi BOA
( ) foi REGULAR (justifique)
( )
foi INADEQUADA (justifique)
( ) NÃO APRESENTOU UMA SEQUÊNCIA LÓGICA (justificar)
Justifique:
42/64 MCA 37-375/2024
Continuação do Anexo E – Questionário de Crítica Final de Estágio
6 – Dê a sua opinião acerca dos aspectos listados abaixo e justifique a(s) alternativa(s) que
julgar pertinente - quando a(s) opção(ões) for(em) FRACO/A(S) deverá(ão) ser
justificada(s):
BOM MÉDIO FRACO
a) Corpo Docente (instrutores) ( ) ( ) ( )
b) Assuntos Ministrados ( ) ( ) ( )
c) Estratégias Instrucionais; (técnicas utilizadas, recursos
audiovisuais etc.)
( ) ( ) ( )
d) Material Didático ( ) ( ) ( )
e) Atividade (s) Extra Classe (exercícios, operações etc.) ( ) ( ) ( )
f) Recursos Materiais (equipamentos, salas de aula etc.) ( ) ( ) ( )
Justifique:
7 – Você considera que algum assunto/atividade deve ser:
a) Eliminado do estágio
Cite qual(is) e justifique:
b) Incluído no Estágio
Cite qual(is) e justifique:
MCA 37-375/2024 43/64
Continuação do Anexo E – Questionário de Crítica Final de Estágio
c) Aperfeiçoado no Estágio
Cite qual(is) e justifique:
8 Você considera que a sistemática de avaliação adotada (escritas e/ou práticas) permitiu
a consolidação dos objetivos do estágio?
( ) SIM
( ) NÃO
( ) EM PARTE
Justifique:
9 – Qual o grau de satisfação com os itens relacionados abaixo?
<------ Insatisfeito Totalmente satisfeito ------->
Coordenação do Estágio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Orientações às atividades
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Justifique:
10 – No início do Estágio, o seu nível de interesse era:
( ) muito grande
( ) grande
( ) mediano
( ) pequeno
( ) muito pequeno
11 – Ao final do Estágio, suas expectativas iniciais foram correspondidas (justifique):
( ) acima do esperado
( ) totalmente
( ) parcialmente
( ) não foram
Justifique:
44/64 MCA 37-375/2024
Continuação do Anexo E – Questionário de Crítica Final de Estágio
12 – Qual o seu grau de satisfação com os itens de infraestrutura relacionados baixo?
<------ Insatisfeito Totalmente satisfeito ------->
Alojamento 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Auditórios/ Sala de aula 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Banheiros 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Climatização 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Limpeza das instalações 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Material didático 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Rancho 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Transporte 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Comentários:
13 – Dê algumas sugestões para aperfeiçoar o estágio:
14 – Informe, abaixo, o seu e-mail/ telefone para que possamos contactá-lo facilmente:
E
-mail: __________________________________________________________
Telefone: (____) ______________________; (____) ______________________
MCA 37-375/2024 45/64
Anexo F – Relatório de Teste
EPA - RELATÓRIO DE TESTE
EPA:______________________________________________________________________
AVALIAÇÃO: ______________________________________________________________
1. DADOS GERAIS
DATA DA AVALIAÇÃO
TEMPO MÉDIO DA PROVA
TIPO DE PROVA
Nº DE QUESTÕES OBJETIVAS
Nº DE QUESTÕES SUBJETIVAS
Nº DE PONDERAÇÕES
Nº DE ITENS ANULADOS
MÉDIA
MODA
MEDIANA
AMPLITUDE
DESVIO PADRÃO
NOTAS ACIMA DA MÉDIA
NOTAS ABAIXO DA MÉDIA
NOTAS ABAIXO DE 7,000
MAIOR GRAU
MENOR GRAU
Conceitos:
Média aritmética: é o quociente da divisão da soma de todos os resultados pela
quantidade de resultados.
Mediana: é o ponto ou nota em uma distribuição de frequência que tem de cada
lado, metade dos casos (50%).
Moda: é ponto ou nota que tem o maior número de casos numa distribuição de
frequência (é a nota que mais vezes aparece).
Desvio-padrão: é uma unidade de medida do espalhamento dos resultados em
torno da média.
Amplitude: é a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo observado no
conjunto de dados.
__________________________________________________
Coordenador Técnico
46/64 MCA 37-375/2024
Anexo G – Ficha de Pedido de Revisão de Item
EPA - FICHA DE PEDIDO DE REVISÃO DE ITEM
TESTE: ____________________________________DATA: _________________________
EPA: _____________________________ Nº ALUNO: _____________________________
PROVA TIPO: ( ) ÚNICA ( ) A ( ) B
Esta ficha será utilizada para solicitar a revisão de um item de questão.
As informações colhidas serão repassadas ao instrutor da matéria/Coordenador
do estágio, preservando o anonimato do aluno.
Assinale a alternativa mais adequada e justifique o motivo de sua solicitação no
espaço reservado para tal. Utilize o verso se necessário.
Após preenchida, entregue esta ficha ao Instrutor condutor da Vista de Prova,
dentro do prazo estipulado.
Solicito que, em relação ao item ___________, seja tomada a seguinte
providência:
( ) Anular o item
( ) Alterar o gabarito para ( ) A ( ) B ( ) C ( ) D
( ) Considerar corretas as alternativas ( ) A ( ) B ( ) C ( ) D
( ) Considerar a questão totalmente correta
( ) Aumentar o grau parcial da questão de _______ pontos para _______ pontos
( ) Outra ________________________________________________________________
Motivo da solicitação:
MCA 37-375/2024 47/64
Anexo H – Ficha de Resultado de Revisão de Item
EPA - FICHA DE RESULTADO DE REVISÃO DE ITEM
TESTE: ____________________________________DATA: _________________________
EPA: _____________________________ Nº ALUNO: _____________________________
PROVA TIPO: ( ) ÚNICA ( ) A ( ) B
Esta ficha será utilizada para tramitar a revisão de um item aplicado em Teste.
Esta ficha tramitará anexa à ficha respectiva de pedido de revisão de item.
Após tomada de decisão pelo Coordenador Técnico, esta ficha será divulgada ao
aluno e anexada à documentação do estágio.
1. Réplica do instrutor da matéria aos comentários do aluno:
2. Proposta do instrutor da matéria:
2.1 Proponho que, em relação ao item ______, seja tomada a seguinte providência:
_______________________________
Posto/Grad Nome
3. Parecer do Coordenador Técnico:
_______________________________
Posto/Grad Nome
4. Parecer do Comandante da OM:
_______________________________
Posto/Grad Nome
48/64 MCA 37-375/2024
Anexo I – Ficha de Pedido de Revisão de Grau
EPA - FICHA DE PEDIDO DE REVISÃO DE GRAU
ATIVIDADE AVALIADA: ________________________DATA: ____________________
EPA: _____________________________Nº ALUNO: ______________________________
Esta ficha será utilizada para solicitar a revisão de um grau já divulgado.
As informações colhidas serão analisadas pelo Coordenador Técnico a fim de
julgar a pertinência ou não da solicitação do aluno.
Assinale a alternativa mais adequada e justifique o motivo de sua solicitação no
espaço reservado para tal. Utilize o verso se necessário.
Após preenchida, faça a entrega pessoalmente a algum instrutor do EPA.
Após tomada a decisão, o Coordenador Técnico informará diretamente ao aluno.
Solicito que seja revisado o grau divulgado referente à seguinte atividade:
( ) Teste: _____________________________________________
( ) Exercício Avaliado: _________________________________
( ) Outro: ____________________________________________
Motivo da solicitação:
Solução da Coordenação Técnica:
MCA 37-375/2024 49/64
Anexo J – Ficha de Requerimento de Desligamento Voluntário
EPA - FICHA DE REQUERIMENTO DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO
Nº ALUNO: ________________________________________________________________
Pst/Grad: ____________________________Qdr/Esp: ______________________________
NOME COMPLETO: ________________________________________________________
Eu, ______________________________________________________________,
do efetivo do(a)_______________________________, SARAM _______________,
portador da cédula de identidade _____________, expedida pelo ________________, em
______________, participo ao Senhor que, por vontade e interesses próprios, na presente data,
desisto de continuar a integrar o Corpo Discente do Estágio de Polícia da Aeronáutica (EPA)
do ano de _________, e que estou ciente de todas as implicações deste ato.
Exposição detalhada de motivos (preenchimento obrigatório, utilize o verso se necessário):
________________, _____ / _____ / ______.
(Local) (Data)
_____________________________________
(Assinatura)
50/64 MCA 37-375/2024
Anexo K – Ficha de Avaliação de Aprestamento Individual
EPA - FICHA DE AVALIAÇÃO DE APRESTAMENTO INDIVIDUAL
CERIMONIAL “TIPO I”
Nº ALUNO: _______________________________________________________________
DIA:
DIA:
DIA:
FUZIL
I
R
B
E
I
R
B
E
I
R
B
E
Peças limpas e posição no lenço tático
Carregador limpo
Corpo do fuzil limpo
Cano limpo
colado, esparadrapo 5cm altura e 10
cm de largura
PISTOLA
I
R
B
E
I
R
B
E
I
R
B
E
Peças limpas e posição no lenço tático
Carregador limpo
Corpo da pistola limpa
Cano limpo
colado, esparadrapo 5cm altura e 10
cm de largura
APRESENTAÇÃO PESSOAL
I
R
B
E
I
R
B
E
I
R
B
E
Corte máquina 1, pé feito
Barba bem feita
Boot limpo e amarração padronizada
Uniforme limpo
Ancoragem e comprimento do apito
colado na cobertura, esparadrapo
5cm altura e 10 cm de largura
Bússola limpa e ancorada
Bornal de perna ajustado
Porta carregadores limpos
Cantis totalmente cheios
Caneco limpo e com saco plástico
Kit anotações
Kit Manutenção do Armamento
Identidade
Legenda:
I - Insuficiente; R - Regular; B - Bom; E - Excelente
CONFERIDO:
MCA 37-375/2024 51/64
Continuação do Anexo L – Validação Curricular - Questionário do Chefe Imediato
Anexo L – Validação Curricular - Questionário Do Chefe Imediato
EPA - VALIDAÇÃO CURRICULAR - QUESTIONÁRIO DO CHEFE IMEDIATO
NOME DO EX-ALUNO: _____________________________________________________
FUNÇÃO ATUAL DO EX-ALUNO: ___________________________________________
(Especificar Função dentro da estrutura da Esquadrilha/Elemento de Polícia da Aeronáutica)
POSTO E FUNÇÃO DO CHEFE IMEDIATO: __________________________________
1. INSTRUÇÕES
A Coordenação do EPA, por intermédio da atualização do currículo do Estágio
de Polícia da Aeronáutica, tem por missão atender às demandas e aspirações do COMPREP.
Para tanto, sua participação nesse processo de validação do referido currículo é imprescindível.
O(A) senhor(a) está recebendo um questionário referente ao desempenho do(s)
oficial(is) e/ou graduado(s) egresso(s) do Estágio de Polícia da Aeronáutica.
Os dados obtidos neste documento serão fundamentais para verificarmos até que
ponto o currículo do EPA contribui para fundamentar o desempenho de oficiais e graduados da
FAB quanto às funções desempenhadas dentro da estrutura da Esquadrilha/Elemento de Polícia
da Aeronáutica, tendo em vista que um currículo adequado às necessidades de nossa Força
amplia o acesso ao conhecimento e favorece a capacitação e atualização de nossos oficiais e
graduados.
Esperamos, com a sua pronta resposta, implantar as possíveis modificações
já no próximo Estágio de Polícia da Aeronáutica.
2. FINALIDADE
O Estágio de Polícia da Aeronáutica tem por finalidade capacitar os cabos e
soldados, servindo em Unidades de Segurança e Defesa (USEGDEF).
3. PERFIL PROFISSIONAL DO OPERADOR DE POLÍCIA DA AERONÁUTICA
3.1. OBJETIVO GERAL
Atualmente, o Estágio de Polícia da Aeronáutica visa a possibilitar que, após a
sua conclusão, o aluno esteja capacitado a:
a) empregar os princípios e fundamentos que norteiam a ão de Polícia da
Aeronáutica;
b) dominar as táticas, técnicas e procedimentos (TTP) inerentes à Polícia da
Aeronáutica; e
c) exercer, com proficiência e autonomia, as tarefas correspondentes aos
respectivos níveis hierárquicos.
52/64 MCA 37-375/2024
Continuação do Anexo L – Validação Curricular - Questionário do Chefe Imediato
3.1.1. Os objetivos descritos retratam as reais necessidades da função desempenhada pelo cabo
e/ou soldado egresso?
( ) Concordo plenamente ( ) Concordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2. DISCIPLINAS
Um currículo é considerado adequado quando propicia aos alunos as
modificações comportamentais, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para que, ao
término do estágio, os alunos egressos desempenhem, a contento, as diversas atividades
funcionais que lhes forem atribuídas.
As questões apresentadas a seguir referem-se à congruência entre os conteúdos
previstos no Currículo Mínimo do EPA e as atividades funcionais desempenhadas pelos cabos/
soldados egressos do estágio. Avalie o nível de compatibilidade entre cada uma das disciplinas
que compõem o currículo do EPA e as atividades funcionais desempenhadas pelo soldado
egresso, atualmente, sob sua chefia.
É importante ressaltar, ainda, que uma avaliação pós-estágio deve ser concebida
como uma orientação para a manutenção de decisões tidas como satisfatórias ou como subsídio
para a correção de possíveis discrepâncias detectadas. Assim considerado, esse tipo de
avaliação torna-se um valioso instrumento a favor de um profícuo direcionamento de decisões
a respeito de um estágio. Espera-se, com este processo de avaliação, contribuir para o incentivo
à discussão e à descoberta de novas alternativas capazes que visem, ainda mais, aproximar o
EPA das necessidades do COMPREP.
3.2.1. TREINAMENTO FÍSICO MILITAR
OBJETIVO:
a) Valorizar a importância do treinamento físico militar para a atividade de Polícia
da Aeronáutica (Va); e
b) Desenvolver as capacidades de força, flexibilidade, coordenação velocidade e
resistência (Rc).
3.2.1.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelos
cabos e soldados, a disciplina “Treinamento Físico Militar”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
MCA 37-375/2024 53/64
Continuação do Anexo L – Validação Curricular - Questionário do Chefe Imediato
3.2.1.2. Em sua opinião o ensino do Treinamento Físico Militar despertou a consciência da
função a ser desempenhada pelo militar na função de Polícia da Aeronáutica;
( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.2. ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR TÁTICO
OBJETIVO:
a) identificar os aspectos legais que envolvem o atendimento pré-hospitalar (Cn);
b) descrever os procedimentos para abordagem do local de acidente (Cp);
c) descrever os procedimentos de avaliação inicial do paciente (Cp);
d) descrever os procedimentos básicos para a aplicação dos primeiros socorros em
vítimas de hemorragias, queimaduras, fraturas e corpos estranhos nas vias
respiratórias (Cp);
e) aplicar os procedimentos de reanimação cardiorrespiratória (Rc); e
f) aplicar as principais técnicas de imobilização e transporte de feridos (Rc).
3.2.2.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
militar da Polícia da Aeronáutica, a disciplina “Atendimento Pré-Hospitalar Tático”, inserida
no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.2.2. Em sua opinião o militar possui as habilidades necessárias para aplicar os
procedimentos de suporte básico de vida, em situação tática, correspondentes as Noções de
Primeiros Socorros?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.2.3. Em sua opinião o militar possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
54/64 MCA 37-375/2024
Continuação do Anexo L – Validação Curricular - Questionário do Chefe Imediato
3.2.3. LEGISLAÇÕES
a) identificar as legislações inerentes à atividade de Polícia da Aeronáutica (Cn);
b) identificar os limites do Poder de Polícia (Cn);
c) identificar o crime tipicamente militar (Cn);
d) conceituar Auto Prisão em flagrante (Cn);
e) identificar os requisitos legais para a busca pessoal e domiciliar (Cn);
f) identificar os preceitos relevantes do “Estatuto da Criança e do Adolescente”
(Cn);
g) identificar os preceitos relevantes da Lei de Entorpecentes (Cn);
h) identificar os requisitos legais para o emprego de algemas (Cn);
i) conhecer os procedimentos para o uso proporcional da força (Cn);
j) identificar o correto uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, por
parte dos agentes de segurança pública (Cn);
k) conceituar integridade física e abuso de autoridade (Cn); e
l) conhecer os principais aspectos da legislação relativa ao apoio às pessoas
portadoras de deficiência, relacionados à atividade militar (Cn).
3.2.3.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
militar da Polícia da Aeronáutica, a disciplina “Legislações”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.3.2. Em sua opinião o militar possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.4. POLÍCIA DA AERONÁUTICA I
OBJETIVO:
a) identificar a estrutura, organizações e atribuições da Polícia da Aeronáutica
(Cp);
b) identificar as atividades operacionais da ação de Polícia da Aeronáutica
(Cn);
c) aplicar os procedimentos para emprego do rádio na atividade de Polícia da
Aeronáutica (Ap);
d) identificar as principais NOSDE que norteiam as ações da Polícia da
MCA 37-375/2024 55/64
Continuação do Anexo L – Validação Curricular - Questionário do Chefe Imediato
Aeronáutica (Ap);
e) identificar a importância do bom tratamento com o público e imprensa como
ferramenta de formação de opinião sobre o COMAER (Cp);
f) empregar as técnicas de defesa pessoal e luta corporal (Rc); e
g) identificar os procedimentos para preservação de local de crime (Cn).
3.2.4.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
militar de Polícia da Aeronáutica, a disciplina “Polícia da Aeronáutica I”, inserida no currículo
do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.4.2. Em sua opinião o militar possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.5. POLÍCIA DA AERONÁUTICA II
OBJETIVO:
a) identificar os procedimentos técnicos e operacionais padrão empregados nas
atividades operacionais da ação de Polícia da Aeronáutica (Ap);
b) valorizar a importância da atividade de Polícia da Aeronáutica para o sucesso
das ações de segurança e defesa do COMAER (Va);
c) empregar as cnicas, táticas e procedimentos individuais nas atividades
operacionais da ação de Polícia da Aeronáutica (Rc);
d) aplicar os procedimentos para o controle de trânsito (Rc); e
e) empregar os procedimentos para se efetuar a revista de suspeitos e prisões
(Rc).
3.2.5.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
militar de Polícia da Aeronáutica egresso sob sua chefia, a disciplina “Polícia da Aeronáutica
II”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( )Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
56/64 MCA 37-375/2024
Continuação do Anexo L – Validação Curricular - Questionário do Chefe Imediato
3.2.5.2. Em sua opinião o militar possui as habilidades necessárias para aplicar as ferramentas
de Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.5.3. Em sua opinião o militar possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.6. POLÍCIA DA AERONÁUTICA III
OBJETIVO:
a) aplicar as cnicas, táticas e procedimentos das atividades operacionais da
ação de Polícia da Aeronáutica (Ap); e
b) empregar as técnicas, táticas e procedimentos das atividades operacionais da
ação de Polícia da Aeronáutica (Rc).
3.2.6.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
militar de Polícia da Aeronáutica egresso sob sua chefia, a disciplina “Polícia da Aeronáutica
III”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.6.2. Em sua opinião o militar possui as habilidades necessárias para aplicar as Táticas,
Técnicas e procedimentos nas situações impostas pela Força Aérea Brasileira?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.6.4. Em sua opinião o militar possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
MCA 37-375/2024 57/64
Continuação do Anexo L – Validação Curricular - Questionário do Chefe Imediato
3.2.7. ARMAMENTO, MUNIÇÃO E TIRO
OBJETIVO:
a) Identificar as armas de porte, armas portáteis e agentes químicos empregadas
pela tropa de Polícia da Aeronáutica (Ap);
b) Identificar os tipos de munição (Ap);
c) Empregar armas de porte e armas portáteis (Rc);
d) Praticar exercícios de tiro com as armas empregadas pela tropa de Polícia da
Aeronáutica (Rc); e
e) Empregar os principais agentes químicos usados nas atividades operacionais
desempenhadas pela tropa de Polícia de Aeronáutica (Rc).
3.2.7.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
militar da Polícia da Aeronáutica egresso sob sua chefia, a disciplina “Armamento, Munição e
Tiro”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( )Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.7.7. Em sua opinião o militar possui as habilidades necessárias para operar o material bélico
de dotação da USEGDEF, no contexto de emprego de Polícia de Aeronáutica, correspondente
a sua função e nível hierárquico dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
3.2.8.1. Caso existam outras áreas, conhecimentos ou experiências necessárias para o oficial
e/ou graduado, que não foram tratadas no Estágio, solicitamos que o Sr. as relacione:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.8.2. Sugestões e comentários considerados pertinentes ao aprimoramento do Estágio de
Polícia da Aeronáutica:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
58/64 MCA 37-375/2024
Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-Aluno
EPA - VALIDAÇÃO CURRICULAR - QUESTIONÁRIO DO EX-ALUNO
NOME DO EX-ALUNO: _____________________________________________________
FUNÇÃO ATUAL DO EX-ALUNO: ___________________________________________
(Especificar Função dentro da estrutura da Esquadrilha de Polícia da Aeronáutica)
1. INSTRUÇÕES
A Coordenação do EPA, por intermédio da atualização do currículo do Estágio
de Polícia da Aeronáutica, tem por missão atender às demandas e aspirações do COMPREP.
Para tanto, sua participação nesse processo de validação do referido currículo é imprescindível.
O(A) senhor(a) está recebendo um questionário referente ao seu desempenho
após o do Estágio de Polícia da Aeronáutica.
Os dados obtidos neste documento serão fundamentais para verificarmos até que
ponto o currículo do EPA contribui para fundamentar o seu desempenho como soldado e/ou
cabo da FAB quanto às funções desempenhadas dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica,
tendo em vista que um currículo adequado às necessidades de nossa Força amplia o acesso ao
conhecimento e favorece a capacitação e atualização de nossos militares.
Esperamos, com a sua pronta resposta, implantar as possíveis modificações
no próximo Estágio de Polícia da Aeronáutica.
2. FINALIDADE
O Estágio de Polícia da Aeronáutica tem por finalidade capacitar os Cabos e
Soldados, servindo em Unidades de Segurança e Defesa (USEGDEF).
3. PERFIL PROFISSIONAL DO OPERADOR DE POLÍCIA DA AERONÁUTICA
3.1. OBJETIVO GERAL
Atualmente, o Estágio de Polícia da Aeronáutica visa a possibilitar que, após a
sua conclusão, o aluno esteja capacitado a:
a) empregar os princípios e fundamentos que norteiam a ão de Polícia da
Aeronáutica;
b) dominar as táticas, técnicas e procedimentos (TTP) inerentes à Polícia da
Aeronáutica; e
c) exercer, com proficiência e autonomia, as tarefas correspondentes aos
respectivos níveis hierárquicos.
3.1.1. Os objetivos descritos retratam as reais necessidades da função desempenhada pelo Cabo
e/ou Soldado egresso?
( ) Concordo plenamente ( ) Concordo ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
MCA 37-375/2024 59/64
Continuação do Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-aluno
3.2. DISCIPLINAS
Um currículo é considerado adequado quando propicia aos alunos as
modificações comportamentais, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para que, ao
término do estágio, os alunos egressos desempenhem, a contento, as diversas atividades
funcionais que lhes forem atribuídas.
As questões apresentadas a seguir referem-se à congruência entre os conteúdos
previstos no Currículo Mínimo do EPA (ICA 37-839) e as atividades funcionais
desempenhadas pelos cabos e/ou soldados egressos do estágio. Avalie o nível de
compatibilidade entre cada uma das disciplinas que compõem o currículo do EPA e as suas
atividades funcionais desempenhadas, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica.
É importante ressaltar, ainda, que uma avaliação pós-estágio deve ser concebida
como uma orientação para a manutenção de decisões tidas como satisfatórias ou como subsídio
para a correção de possíveis discrepâncias detectadas. Assim considerado, esse tipo de
avaliação torna-se um valioso instrumento a favor de um profícuo direcionamento de decisões
a respeito de um estágio. Espera-se, com este processo de avaliação, contribuir para o incentivo
à discussão e à descoberta de novas alternativas capazes que visem, ainda mais, aproximar o
EPA das necessidades do COMPREP.
3.2.1. TREINAMENTO FÍSICO MILITAR
OBJETIVO:
a) valorizar a importância do treinamento físico militar para a atividade de Polícia
da Aeronáutica (Va); e
b) desenvolver as capacidades de força, flexibilidade, coordenação velocidade e
resistência (Rc).
3.2.1.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
senhor, a disciplina “Treinamento Físico Militar”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.1.2. Em sua opinião o ensino do Treinamento Físico Militar despertou a consciência da
função a ser desempenhada pelo senhor como cabo ou soldado integrante da Polícia da
Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
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Continuação do Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-aluno
3.2.2 NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS
OBJETIVO:
a) identificar os aspectos legais que envolvem o atendimento pré-hospitalar (Cn);
b) descrever os procedimentos para abordagem do local de acidente (Cp);
c) descrever os procedimentos de avaliação inicial do paciente (Cp);
d) descrever os procedimentos básicos para a aplicação dos primeiros socorros
em vítimas de hemorragias, queimaduras, fraturas e corpos estranhos nas vias
respiratórias (Cp);
e) aplicar os procedimentos de reanimação cardiorrespiratória (Rc);
f) aplicar as principais técnicas de imobilização e transporte de feridos (Rc).
3.2.2.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
senhor, a disciplina “Noções de Primeiros Socorros”, inserida no currículo do EPA é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.2.2. Em sua opinião o senhor possui as habilidades necessárias para aplicar os
procedimentos de suporte básico de vida em situação tática?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.3. LEGISLAÇÕES
OBJETIVO:
a) identificar as legislações inerentes à atividade de Polícia da Aeronáutica (Cn);
e
b) identificar os limites do Poder de Polícia (Cn);
c) identificar o crime tipicamente militar (Cn);
d) conceituar Auto Prisão em flagrante (Cn);
e) identificar os requisitos legais para a busca pessoal e domiciliar (Cn);
f) identificar os preceitos relevantes do “Estatuto da Criança e do Adolescente”
(Cn);
g) identificar os preceitos relevantes da Lei de Entorpecentes (Cn);
h) identificar os requisitos legais para o emprego de algemas (Cn);
i) conhecer os procedimentos para o uso proporcional da força (Cn);
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Continuação do Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-aluno
j) identificar o correto uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, por
parte dos agentes de segurança pública (Cn);
k) conceituar integridade física e abuso de autoridade (Cn); e
l) conhecer os principais aspectos da legislação relativa ao apoio às pessoas
portadoras de deficiência, relacionados à atividade militar (Cn).
3.2.3.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
senhor, a disciplina “Legislações”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.2.3.2. Em sua opinião o senhor possui o conhecimento básico e necessário das legislações
para desempenhar sua função, dentro da estrutura da Polícia Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
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___________________________________________________________________________
3.2.4. POLÍCIA DA AERONÁUTICA I
OBJETIVO:
a) identificar a estrutura, organizações e atribuições da Polícia da Aeronáutica (Cp)
b) identificar as atividades operacionais da ação de Polícia da Aeronáutica (Cn);
c) aplicar os procedimentos para emprego do rádio na atividade de Polícia da
Aeronáutica (Ap);
d) identificar as principais NOSDE que norteiam as ações da Polícia da Aeronáutica
(Ap);
e) identificar a importância do bom tratamento com o público e imprensa como
ferramenta de formação de opinião sobre o COMAER (Cp);
f) empregar as técnicas de defesa pessoal e luta corporal (Rc); e
g) identificar os procedimentos para preservação de local de crime (Cn).
3.2.4.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
senhor, a disciplina “Polícia da Aeronáutica I”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
___________________________________________________________________________
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Continuação do Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-aluno
3.2.4.2. Em sua opinião o senhor possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da EPA?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
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___________________________________________________________________________
3.2.5. POLÍCIA DA AERONÁUTICA II
OBJETIVO:
a) identificar os procedimentos técnicos e operacionais padrão empregados nas
atividades operacionais da ação de Polícia da Aeronáutica (Ap);
b) valorizar a importância da atividade de Polícia da Aeronáutica para o sucesso
das ações de segurança e defesa do COMAER (Va);
c) empregar as técnicas, táticas e procedimentos individuais nas atividades
operacionais da ação de Polícia da Aeronáutica (Rc);
d) aplicar os procedimentos para o controle de trânsito (Rc); e
e) empregar os procedimentos para se efetuar a revista de suspeitos e prisões
(Rc).
3.2.5.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
senhor, a disciplina “Polícia da Aeronáutica I”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
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___________________________________________________________________________
3.2.5.2. Em sua opinião o senhor possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
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3.2.6. POLÍCIA DA AERONÁUTICA III
OBJETIVO:
a) aplicar as técnicas, táticas e procedimentos das atividades operacionais da ação
de Polícia da Aeronáutica (Ap); e
b) empregar as técnicas, táticas e procedimentos das atividades operacionais da
ação de Polícia da Aeronáutica (Rc).
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Continuação do Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-aluno
3.2.6.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
senhor, a disciplina “Polícia da Aeronáutica III”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
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3.2.6.2. Em sua opinião o senhor possui as habilidades necessárias para planejar o emprego
tático de uma Força e/ou Fração de Polícia da Aeronáutica, correspondente a sua função e nível
hierárquico dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
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___________________________________________________________________________
3.2.6.3. Em sua opinião o senhor possui as habilidades necessárias das atividades operacionais
de Polícia da Aeronáutica, correspondente a sua função e nível hierárquico dentro da estrutura
da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
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3.2.6.4. Em sua opinião o senhor possui o conhecimento básico e necessário para desempenhar
sua função, dentro da estrutura da Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
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3.2.7. ARMAMENTO, MUNIÇÃO E TIRO
OBJETIVO:
a) identificar as armas de porte, armas portáteis e agentes químicos empregadas
pela tropa de Polícia da Aeronáutica (Ap);
b) identificar os tipos de munição (Ap);
c) empregar armas de porte e armas portáteis (Rc);
d) praticar exercícios de tiro com as armas empregadas pela tropa de Polícia da
Aeronáutica (Rc); e
e) empregar os principais agentes químicos usados nas atividades operacionais
desempenhadas pela tropa de Polícia de Aeronáutica (Rc).
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Continuação do Anexo M – Validação Curricular - Questionário do Ex-aluno
3.2.7.1. Tendo como parâmetro as atividades funcionais que, atualmente, são realizadas pelo
senhor, a disciplina “Armamento, Munição e Tiro”, inserida no currículo do EPA, é:
( ) Aplicável para todas as funções ( ) Aplicável apenas para algumas ( ) Não Aplicável
Comentários:
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3.2.7.2. Em sua opinião o senhor possui as habilidades necessárias para empregar os
armamentos utilizados pela Polícia da Aeronáutica?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não observado
Comentários:
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3.2.8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
3.2.8.1. Caso existam outras áreas, conhecimentos ou experiências necessárias para o cabo e/ou
soldado, que não foram tratadas no Estágio, solicitamos que o Sr. as relacione:
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3.2.8.2. Sugestões e comentários considerados pertinentes ao aprimoramento do Estágio de
Polícia da Aeronáutica:
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