contendo um total de 410 (quatrocentos e dez) horas para cada módulo.
Art. 7º O curso é destinado aos militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Art. 8º Para acesso ao curso, o candidato será submetido a um processo composto pelas seguintes
etapas:
I - inscrição no Sistema de Gerenciamento da Capacitação (SGC);
II -seleção, sob a coordenação da DIRENS, das inscrições realizadas, conforme vagas disponibilizadas;
III- para ingresso direto no CILI II, será necessário aprovação em teste de nivelamento;
IV - os candidatos que, no prazo de 01 (um) ano, tiverem concluído com aproveitamento o CILI I estão
dispensados de realizar o teste de nivelamento.
CAPÍTULO III
OBJETIVOS DO CURSO E PERFIL DO EGRESSO
Art. 9º Os objetivos gerais do CILI I e do CILI II são: desenvolver, junto aos instruendos, competências
pragmáticas e linguísticas que os habilitem a empregar, em nível básico, intermediário e avançado,
conhecimentos e habilidades na Língua Inglesa para a audição, comunicação e leitura.
Art. 10 Os objetivos específicos do CILI I são:
I - distinguir o emprego do vocabulário e das estruturas gramaticais em Língua Inglesa;
II - interpretar textos de baixa e média complexidade;
III - empregar o vocabulário e as funções do idioma em situações comunicativas cotidianas de níveis
básico e intermediário;
IV - utilizar as estruturas gramaticais do idioma em situações comunicativas cotidianas de nível básico e
intermediário;
V - empregar a competência comunicativa, utilizando adequadamente as habilidades de compreensão e
produção oral, bem como compreensão e produção escrita, em níveis básico e intermediário;
VI - identificar os principais aspectos culturais de países anglófonos.
Art. 11 Os objetivos específicos do CILI II são:
I - distinguir o emprego do vocabulário e das estruturas gramaticais em Língua Inglesa;
II - interpretar textos de média e alta complexidade;
III - empregar o vocabulário e as funções do idioma em situações comunicativas cotidianas de níveis
intermediário e avançado;
IV - utilizar as estruturas gramaticais do idioma em situações comunicativas cotidianas de nível
intermediário e avançado;
V - empregar a competência comunicativa, utilizando adequadamente as habilidades de compreensão e
produção oral, bem como compreensão e produção escrita, em níveis intermediário e avançado;
VI - identificar os principais aspectos culturais de países anglófonos.
Art. 12 As competências adquiridas no CILI I possibilitam ao egresso:
I - comunicar-se na Língua Inglesa em situações cotidianas mais simples que requeiram conhecimento
básico/intermediário no idioma;
II - utilizar adequadamente os recursos linguístico-discursivos em situações específicas que demandam o