MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
DIRETORIA DE ENSINO
PORTARIA DIRENS 845/SPF, DE 16 DE SETEMBRO DE 2024.
Aprova a Instrução que estabelece o “Projeto
Pedagógico de Curso para os Cursos Intensivos de
Língua Espanhola - Módulos I e II (CILE I / CILE II)”.
O DIRETOR DE ENSINO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º, incisos V e VII, e art. 9º, inciso
XII, do Regulamento da Diretoria de Ensino, aprovado pela Portaria Nº 684/GC3, de 23 de janeiro de
2024, resolve:
Art. 1º Aprovar a ICA 37-1001 que estabelece o “Projeto Pedagógico de Curso para os Cursos Intensivos
de Língua Espanhola - Módulos I e II (CILE I / CILE II)”, na forma dos anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e
X.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Maj Brig Ar MARCELO FORNASIARI RIVERO
Diretor de Ensino da Aeronáutica
ANEXO I
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PARA OS CURSOS INTENSIVOS DE LÍNGUA ESPANHOLA -
MÓDULOS I E II - CILE I e II (ICA 37-1001)
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. Esta instrução tem por finalidade estabelecer o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para os
Cursos Intensivos de Língua Espanhola Módulos I e II (CILE I / CILE II), na modalidade de Ensino a
Distância (EAD), no âmbito do Centro de Idiomas (CI) sob a responsabilidade da Universidade da Força
Aérea (UNIFA).
Art. Para os fins desta Portaria, as nomenclaturas e termos utilizados terão suas conceituações
dispostas no anexo II.
Art. Para os fins desta Portaria, as siglas e abreviaturas estarão dispostas no anexo III.
Art. 4º Os dados de identificação da organização do curso constam no anexo IV.
CAPÍTULO II
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Art. 5º O CILE I (Módulo I) e o CILE II (Módulo II) caracterizam-se como cursos de pós-formação EAD que
possibilitam a seus alunos, respectivamente, conhecimentos em níveis básico/intermediário e
intermediário/avançado em Língua Espanhola.
Art. 6º Os cursos CILE I e CILE II preveem ao aluno a formação para o período de 80 (oitenta) dias
letivos, contendo um total de 410 (quatrocentos e dez) horas, para cada módulo.
Art. 7º O curso é destinado aos militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Art. Para acesso ao curso, o candidato será submetido a um processo composto pelas seguintes
etapas:
I - inscrição no Sistema de Gerenciamento da Capacitação (SGC);
II - seleção, sob a coordenação da Diretoria de Ensino (DIRENS), das inscrições realizadas, conforme
vagas disponibilizadas;
III - para ingresso direto no CILI II, será necessário aprovação em teste de nivelamento;
IV - os candidatos que, no prazo de 01 (um) ano, tiverem concluído com aproveitamento o CILE I estão
dispensados de realizar o teste de nivelamento.
CAPÍTULO III
OBJETIVOS DO CURSO E PERFIL DO EGRESSO
Art. 9º Os objetivos gerais do CILE I e do CILE II são: desenvolver, junto aos instruendos, competências
pragmáticas e linguísticas que os habilitem a empregar, em nível básico, intermediário e avançado,
conhecimentos e habilidades na Língua Espanhola para a audição, comunicação e leitura.
Art. 10 Os objetivos específicos do CILE I são:
I - distinguir o emprego do vocabulário e das estruturas gramaticais em Língua Espanhola;
II - interpretar textos de baixa e média complexidade;
III - empregar o vocabulário e as funções do idioma em situações comunicativas cotidianas de níveis
básico e intermediário;
IV - utilizar as estruturas gramaticais do idioma em situações comunicativas cotidianas de nível básico e
intermediário;
V - empregar a competência comunicativa, utilizando adequadamente as habilidades de compreensão e
produção oral, bem como compreensão e produção escrita, em níveis básico e intermediário;
VI - identificar os principais aspectos culturais de países hispânicos.
Art. 11 Os objetivos específicos do CILE II são:
I - distinguir o emprego do vocabulário e das estruturas gramaticais em Língua Espanhola;
II - interpretar textos de média e alta complexidade;
III - empregar o vocabulário e as funções do idioma em situações comunicativas cotidianas de níveis
intermediário e avançado;
IV - utilizar as estruturas gramaticais do idioma em situações comunicativas cotidianas de nível
intermediário e avançado;
V - empregar a competência comunicativa, utilizando adequadamente as habilidades de compreensão e
produção oral, bem como compreensão e produção escrita, em níveis intermediário e avançado;
VI - identificar os principais aspectos culturais de países hispânicos.
Art. 12 As competências adquiridas no CILE I possibilitam ao egresso:
I - comunicar-se na Língua Espanhola em situações cotidianas mais simples que requeiram
conhecimento básico/intermediário no idioma;
II - utilizar adequadamente os recursos linguístico-discursivos em situações específicas que demandam o
conhecimento da Língua Espanhola;
III - empregar os conhecimentos básicos/intermediários da Língua Espanhola como instrumento de
acesso às informações relativas às culturas hispânicas.
Art. 13 As competências adquiridas no CILE II possibilitam ao egresso:
I - comunicar-se na Língua Espanhola em situações cotidianas mais complexas que requeiram
conhecimento intermediário/avançado no idioma;
II - utilizar adequadamente os recursos linguístico-discursivos em situações específicas que demandam o
conhecimento da Língua Espanhola;
III - empregar os conhecimentos de nível intermediário/avançado da Língua Espanhola como
instrumento de acesso às informações relativas às culturas hispânicas.
CAPÍTULO IV
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Art. 14 Os conteúdos curriculares do CILE I e do CILE II foram desenvolvidos para garantir o alinhamento
do perfil do egresso e assegurar que o discente desenvolva as habilidades linguísticas em níveis básico,
intermediário e avançado da Língua Espanhola a fim de que seja capaz de interagir nas distintas
situações comunicativas.
Seção I
Matriz Curricular
Art. 15 As matrizes curriculares do CILE I e do CILE II estão estruturadas em uma disciplina composta por
16 (dezesseis) unidades de estudo em cada módulo.
§ 1º Os anexos V e VI deste projeto pedagógico de curso apresentam as matrizes curriculares no
formato de tabela.
§ 2º A carga horária destinada para as avaliações está incluída no tempo total das disciplinas.
Seção II
Ementário
Art. 16 O ementário tem por objetivo descrever o conteúdo da disciplina, os objetivos e o referencial
bibliográfico.
§ 1º O ementário de cada disciplina do CILE I está disposto no anexo VII.
§ O ementário de cada disciplina do CILE II está disposto no anexo VIII.
Seção III
Atividades de Complementação da Instrução
Art. 17 As atividades complementares possuem natureza curricular e objetivam enriquecer e
contextualizar os conteúdos ministrados nas disciplinas contextualizando os conteúdos abordados nas
disciplinas do CILE I e do CILE II. Essas atividades podem incluir:
I - leitura de materiais suplementares;
II - participação em webinar e palestras gravadas;
III - participação em podcast;
IV - atendimento em Tutoria.
Seção IV
Atividades Administrativas
Art. 18 Compreende como atividades administrativas:
I planejamento e coordenação do curso;
II apoio administrativo ao corpo Docente;
III coleta de dados e análise dos resultados referente ao curso;
IV elaboração de relatórios referente ao desempenho dos alunos;
V elaboração de documentação referente ao andamento do curso;
VI reuniões administrativa.
CAPÍTULO V
METODOLOGIA DE ENSINO PARA O CURSO
Art. 19 O curso está estruturado com base nas tecnologias digitais da informação e comunicação, em
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido na plataforma Moodle, utilizando metodologias
ativas, proporcionando um ambiente de aprendizado virtual interativo e acessível aos alunos.
Art. 20 A metodologia do curso incluirá:
I - aulas síncronas, realizadas por meio de videoconferências, para promover a interação em tempo real
entre professores e alunos;
II - aulas assíncronas, disponibilizadas em plataforma digital, permitindo que os alunos acessem o
conteúdo;
III - fóruns de discussão online para fomentar a comunicação e troca de experiências entre os alunos;
IV - atividades práticas, como exercícios de escrita, leitura, escuta e conversação, para desenvolver as
habilidades comunicativas dos alunos.
CAPÍTULO VI
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Art. 21 A avaliação do desempenho e progresso dos alunos será contínua e diversificada utilizando
instrumentos para a Verificação de Aprendizagem (VA).
§ 1º As VA devem ser realizadas por meio de um ou mais instrumentos de avaliação.
§ 2º Considerar-se-ão as modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
Seção I
Instrumentos de Medida
Art. 22 Os instrumentos de medidas devem ser entendidos como recursos utilizados para coleta e
análise de dados no processo de ensino-aprendizagem, visando promover a aprendizagem dos alunos.
§ 1º Considerar-se-ão como instrumentos de medidas para a avaliação as ferramentas de Verificação de
Aprendizagem que são classificadas como:
I - testes diagnóstico (Pré-Teste e Pós- Teste);
II - atividades orais: de caráter prático em modalidade formativa ou somativa com foco na oralidade;
III - atividades escritas: de caráter prático em modalidade formativa ou somativa com foco na escrita;
IV - provas: questões objetivas de caráter teórico em modalidade somativa com foco na verificação do
conhecimento adquirido.
Seção II
Segunda chamada e Segunda Época
Art. 23 Será concedida uma avaliação de Segunda Chamada para atividades avaliativas aos alunos que
não puderam realizá-las no período previsto no calendário do curso por motivo de saúde, missão, luto
ou serviço. Os demais casos serão avaliados pela Coordenação do Curso de Idiomas.
Art. 24 Será instituída uma avaliação de Segunda Época destinada ao aluno que apresentou baixo
rendimento e não alcançou a pontuação mínima estabelecida para média final.
Seção III
Tipos de Itens e Ponto de Corte
Art. 25 As VA podem ser compostas por questões:
I - objetivas;
II - de resposta livre;
III - discursiva;
IV - dissertativa.
Art. 26 Serão considerados os pontos de corte estabelecidos a seguir:
I - grau 6,0 (seis vírgula zero) nas atividades de caráter teórico;
II - grau 6,0 (seis vírgula zero) nas atividades de caráter prático;
III - grau 6,0 (seis vírgula zero) na média final de curso.
Seção IV
Casas Decimais, Arredondamento, Cômputo dos Graus e Média Final do Curso
Art. 27 As avaliações feitas por meio dos instrumentos de medida do curso serão representadas na
forma de graus.
Art. 28 Será utilizado o sistema de graus absolutos na escala de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula
zero) em todos os instrumentos de medida do curso.
Art. 29 O arredondamento dos graus será realizado conforme os seguintes critérios:
I - os graus serão arredondados na primeira casa decimal levando em consideração os dados
subsequentes;
II - quando o algarismo da segunda casa decimal for igual ou maior que 5 (cinco), adotar-se-á o número
superior, desprezando-se as casas subsequentes. Ex: 7,4836 = 7,5;
III - quando o algarismo da segunda casa decimal for menor que 5 (cinco), adotar-se-á o número
presente na primeira casa decimal, desprezando-se as casas subsequentes. Ex: 6,4324 = 6,4.
Art. 30 O cálculo da média final do curso será feito por meio da média aritmética simples das avaliações
(teóricas e práticas):
I - a nota do discente nas Atividades Orais 4, 5 e 6 serão somadas e divididas por três a fim de se obter a
média de Avaliação Oral dos discentes;
II - a nota dos discentes nas Atividades Escritas 2 e 3 serão somadas e divididas por dois a fim de se
obter a média de Avaliação de Produção Escrita dos discentes;
III - a nota dos discentes nas Provas 1 e 2 serão somadas e divididas por dois a fim de se obter a média
das Provas dos discentes;
IV - as três médias (média das Atividades Orais, média das Atividades Escritas e média de Provas) serão
somadas e divididas por três a fim de se obter a média final do discente no curso.
Seção IV
Aprovação, Reprovação e Certificação
Art. 31 Será considerado aprovado para obtenção de certificado o aluno que cumprir os seguintes
requisitos:
I - obter graus iguais ou superiores aos estabelecidos no “Ponto de Corte”, de 6 (seis) pontos, sendo
preciso alcançar tal ponto em cada uma das médias, a saber: média das Atividades teóricas, média das
Atividades práticas e média final;
II - realizar as atividades/avaliações obrigatórias do curso, ou seja, todas aquelas elencadas no anexo
IX/CILE I e anexo X/CILE II;
III - para os casos que se enquadrarem nos artigos 23 e 24, o discente deverá obter grau igual ou
superior a 6,0 (seis vírgula zero) pontos na avaliação de Segunda Chamada ou avaliação de Segunda
Época.
Art. 32 Ao aluno aprovado no CILE I será conferido, pela UNIFA, o Certificado de Conclusão do Curso
Intensivo de Língua Inglesa - Módulo I (Básico / Intermediário); e, no CILE II, o Certificado de Conclusão
do Curso Intensivo de Língua Inglesa - Módulo II (Intermediário / Avançado).
Parágrafo único. O discente que for desligado ou reprovado no curso, deverá cumprir carência de 01
(um) ano, para realização de nova inscrição.
Seção VI
Quadro Global de Avaliação
Art. 33 Os procedimentos de avaliação teórica e prática para o CILE I e o CILE II são descritos no Quadro
Global de Avaliação (anexo IX - CILE I) e (anexo X - CILE II).
CAPÍTULO VII
APOIO AO DISCENTE
Art. 34 O apoio ao discente dar-se-á com o objetivo de proporcionar uma experiência educacional
assistida por meio de:
I - suporte acadêmico, onde são disponibilizados tutores qualificados para auxiliar os discentes em suas
dúvidas e dificuldades durante o curso, com suporte via plataforma Moodle e e-mail;
II apoio técnico, para auxiliar o acesso e uso da plataforma Moodle e outras ferramentas digitais;
III manual do aluno, disponível na plataforma Moodle;
IV - acompanhamento personalizado e contínuo do Desempenho dos discentes.
CAPÍTULO VIII
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 35 Os casos não previstos no presente documento serão submetidos à apreciação do Diretor de
Ensino da Aeronáutica.
ANEXO II
CONCEITUAÇÕES
Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA)
Plataforma tecnológica preparada para propiciar a interação entre docentes e
discentes, por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em
lugares e tempos síncronos (interação simultânea) ou assíncronos (interação em
momentos distintos).
Atividades
Administrativas
Compreendem atividades inerentes ao processo de coordenação do Curso ou Estágio,
tais como: cerimônia de abertura, orientações do Comandante, formaturas,
preenchimento de formulários, reuniões das comissões de formatura, provas e
aquisição de uniformes, preenchimento de relações (arraçoamento, plano de
licenciamento, guias extraordinárias), processo com relação às Fichas de Transgressão
Disciplinares (FATD), e situações semelhantes.
Atividade Assíncrona
Atividade em que a interação ocorre em momentos distintos.
Atividades de
Complementação da
Instrução
Refere-se às atividades que são projetadas para complementar a instrução em sala de
aula. Pode incluir programas extracurriculares, atividades práticas, estudos
programados, visitas e viagens de estudo, palestras, filmes, momentos doutrinários,
treinamentos de prontidão militar, de ordem unida e assim por diante. Objetiva
oferecer aos alunos uma variedade de experiências de aprendizado que ampliem e
reforcem o que é ensinado em sala de aula.
Atividade Síncrona
Na atividade síncrona, professores e alunos estão "virtualmente presentes" no mesmo
ambiente digital, conectados simultaneamente por ferramentas como videochamadas
e chats ao vivo.
Avaliação
Diagnóstica
A avaliação diagnóstica é realizada no início de um curso, período letivo ou unidade de
ensino, visando identificar os conhecimentos prévios, habilidades, dificuldades e
necessidades dos alunos. Essa avaliação permite aos educadores ajustar suas
abordagens pedagógicas para atender melhor às necessidades individuais e coletivas
dos estudantes, garantindo uma base sólida para novas aprendizagens.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa é um processo contínuo e interativo que acontece ao longo do
período de ensino. Seu principal objetivo é acompanhar e analisar o progresso dos
alunos, oferecendo feedback constante para que professores e alunos possam ajustar
suas estratégias e práticas, promovendo um aprendizado mais eficaz e personalizado.
Avaliação Somativa
A avaliação somativa, com função classificatória, realiza-se ao final do curso, período
letivo ou unidade de ensino, com o objetivo de verificar o grau de aprendizagem dos
alunos em relação aos objetivos previamente estabelecidos.
Campo técnico-
Especializado
Instrumento aplicado antes de ser ministrada a instrução, cujo objetivo é verificar o
grau de conhecimento que os instruendos já possuíam antes de serem submetidos a
ela.
Pré-teste
Instrumento aplicado antes de ser ministrada a instrução, cujo objetivo é verificar o
grau de conhecimento que os instruendos já possuíam antes de serem submetidos a
ela, e que portanto, não pode ser atribuído à mesma.
Pós-teste
Instrumento aplicado ao término da instrução, idêntico ou similar ao pré-teste, cujo
objetivo é verificar o grau de conhecimentos adquiridos pelos instruendos, que pode
ser atribuído à instrução ministrada, após realizados os estudos comparativos com o
pré-teste.
Segunda Chamada
Verificação de aprendizagem aplicada ao instruendo que faltou, por motivo justificado,
à avaliação prevista em calendário escolar.
Segunda Época
Verificação de aprendizagem que objetiva reavaliar o rendimento do instruendo
quando a média final por ele obtida numa disciplina tiver sido aquém do grau mínimo
para aprovação.
ANEXO III
SIGLAS E ABREVIATURAS
Ap
Aplicação
AVA
Ambiente Virtual de Aprendizagem
CI
Centro de Idiomas
CILE I
Curso Intensivo de Língua Espanhola a Distância - Módulo I
CILE II
Curso Intensivo de Língua Espanhola a Distância - Módulo II
COMAER
Comando da Aeronáutica
Cn
Conhecimento
Cp
Compreensão
DIRENS
Diretoria de Ensino
EAD
Ensino a Distância
PPC
Projeto Pedagógico de Curso
SGC
Sistema de Gerenciamento da Capacitação
UNIFA
Universidade da Força Aérea
VA
Verificações de Aprendizagem
ANEXO IV
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CILE I E II
Instituições:
Universidade da Força Aérea (UNIFA)
Páginas Institucionais na
intranet e internet:
www.unifa.intraer
www2.fab.mil.br
Cidades:
Rio de Janeiro/RJ
Nome do Curso:
Curso Intensivo de Língua Espanhola I (Básico/Intermediário) e
Curso Intensivo de Língua Espanhola II (Intermediário/Avançado)
Níveis
(conforme Art. 7º da Lei nº
12.464/2011)
Educação Básica
( ) Ensino fundamental
( ) Ensino médio
Educação Superior
( ) Graduação
( ) Pós-Graduação
( ) Extensão
Educação Profissional
( X ) Qualificação profissional
( ) Educação profissional técnica de nível médio
( ) Educação profissional tecnológica de graduação
( ) Educação profissional tecnológica de pós-graduação
Fases
( X ) Preparação
( ) Pós-formação
Classificação
Capacitação
Modalidade de ensino
( ) Presencial
( ) Semipresencial
Duração do tempo de aula
60 (sessenta) minutos.
Duração do curso
80 (oitenta) dias letivos.
Carga horária do curso
240 (duzentos e quarenta) horas.
Certificação conferida
Certificado de conclusão de Curso Intensivo de Língua Espanhola
Básico/Intermediário Módulo I CILE I, emitido pela Universidade da
Força Aérea (UNIFA).
Certificado de conclusão de Curso Intensivo de Língua Espanhola
Intermediário/Avançado Módulo II CILE II, emitido pela Universidade
da Força Aérea (UNIFA).
Instrução do processo
a) Lei nº 12.464, de 4 de agosto de 2011 Lei de Ensino da Aeronáutica;
e
b) TCA 37-14 Dispõe sobre os Cursos e Estágios do Comando-Geral do
Pessoal (COMGEP).
Base Legal do Curso
a) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional;
b) Lei nº 12.464, de 4 de agosto de 2011. Dispõe sobre o Ensino na
Aeronáutica;
c) PCA 11-47 Dispõe sobre o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica;
d) NSCA 37-1. Dispõe sobre o Sistema de Ensino da Aeronáutica;
e) NSCA 5-2. Norma de Sistema para Atos Normativos do Comando da
Aeronáutica 2023;
f) PCA 37-20. Dispõe sobre Plano de Desenvolvimento Institucional da
Universidade da Força Aérea; e
g) ICA 37-856. Dispõe sobre as Normas Reguladoras para os Cursos ou
Estágios da Universidade da Força Aérea.
ANEXO V
MATRIZ CURRICULAR - CILE I (Módulo I)
CAMPO
ÁREA
DISCIPLINA
CH INSTRUÇÃO
CH AVALIAÇÃO
CH TOTAL
TÉCNICO-
ESPECIALIZADO
LINGUÍSTICA,
LETRAS E
ARTES
LÍNGUA
ESPANHOLA I
(LESP-I)
210
10
220
CH TOTAL DO CAMPO TÉCNICO-ESPECIALIZADO
220
CARGA HORÁRIA REAL DO CURSO
220
ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
10
COMPLEMENTAÇÃO DA INSTRUÇÃO
10
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (em horas)
240
ANEXO VI
MATRIZ CURRICULAR - CILE II (Módulo II)
CAMPO
ÁREA
DISCIPLINA
CH INSTRUÇÃO
CH AVALIAÇÃO
CH TOTAL
TÉCNICO-
ESPECIALIZADO
LINGUÍSTICA,
LETRAS E
ARTES
LÍNGUA
ESPANHOLA II
(LESP-II)
210
10
220
CH TOTAL DO CAMPO TÉCNICO-ESPECIALIZADO
220
CARGA HORÁRIA REAL DO CURSO
220
ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
10
COMPLEMENTAÇÃO DA INSTRUÇÃO
10
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (em horas)
240
ANEXO VII
EMENTÁRIO - CILE I
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA I (LESP-I)
CH TOTAL: 220 HORAS
EMENTA
1) AULA INTERNACIONAL PLUS I:
- Unidad 0 (En el aula): aprender a presentarnos, a preguntar cosas en clase y a saludar y despedirnos;
- Unidad 1 (Nosotros y Nosotras): conocer mejor a las otras personas de la clase;
- Unidad 2 (Quiero aprender español): hablar sobre nuestra relación con el español y con la cultura hispana;
- Unidad 3 (¿Dónde está Santiago?): hacer un concurso de conocimientos del mundo hispano;
- Unidad 4 (¿Cuál prefieres?): simular compras en un mercadillo;
- Unidad 5 (Tus amigos son mis amigos): presentar y describir una persona;
- Unidad 6 (Día a día): conocer los hábitos de las personas de la clase y dar premios;
- Unidad 7 (¡A comer!): crear un menú del día y elegir los platos que nos gustan;
- Unidad 8 (El barrio ideal): imaginar y describir un barrio ideal;
- Unidad 9 (¿Sabes conducir?): elegir a la persona ideal para realizar un trabajo.
2) AULA INTERNACIONAL PLUS II:
- Unidad 1 (El español y tú): dar consejos para aprender un idioma;
- Unidad 2 (Una vida de película): escribir una biografía;
- Unidad 3 (Yo soy así): describir el perfil de una persona ideal para alguien que busca pareja;
- Unidad 4 (Hogar, dulce hogar): diseñar y amueblar una vivienda;
- Unidad 5 (¿Cómo va todo?): simular situaciones de contacto social utilizando diferentes niveles de formalidad;
- Unidad 6 (Guía del ocio): escribir un artículo de las cosas más interesantes del lugar en el que estamos.
OBJETIVO ESPECÍFICO
a) distinguir o emprego do vocabulário e das estruturas gramaticais em níveis básico e intermediário em Língua
Espanhola (Cp);
b) interpretar textos de baixa e média complexidade em Língua Espanhola (Cp);
c) empregar o vocabulário e as funções do idioma em situações comunicativas cotidianas e específicas em
níveis básico e intermediário em Língua Espanhola (Ap);
d) utilizar as estruturas gramaticais do idioma em situações comunicativas cotidianas e específicas de nível
básico e intermediário em Língua Espanhola (Ap);
e) empregar a competência comunicativa, utilizando adequadamente as habilidades de compreensão oral e
escrita e produção oral e escrita em níveis básico e intermediário em Língua Espanhola (Ap); e
f) identificar os principais aspectos culturais do mundo hispânico (Cp).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CORPAS, J.; GARCÍA, E.; GARMENDIA, A. Aula Internacional Plus I (Libro del Alumno). 1ª Edição. Barcelona:
Difusión, 2020.
CORPAS, J.; GARCÍA, E.; SORIA, C. Aula Internacional Plus II (Libro del Alumno). 1ª Edição. Barcelona: Difusión,
2020.
ANEXO VIII
EMENTÁRIO CILE - II
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA II (LESP-II)
CH TOTAL: 220 HORAS
EMENTA
1) AULA INTERNACIONAL PLUS II:
- Unidad 7 (¿Comes de todo?): preparar una cena para una fiesta con toda la clase;
- Unidad 8 (Estamos muy bien): hacer una presentación sobre un mal del siglo XXI;
- Unidad 9 (Antes y ahora): describir cuál ha sido el descubrimiento que ha cambiado más la vida de la gente;
- Unidad 10 (Momentos especiales): contar anécdotas personales.
2) AULA INTERNACIONAL PLUS III:
- Unidad 1 (Prohibido prohibir): escribir un artículo sobre costumbres y códigos sociales en nuestro país;
- Unidad 2 (Volver a empezar): escribir una carta de presentación para un trabajo;
- Unidad 3 (Mañana): hacer un cartel con las advertencias que hace la ciencia ficción sobre el futuro;
- Unidad 4 (Va y le dice…): escribir la sinopsis de una película;
- Unidad 5 (Busque y compare): diseñar y presentar una campaña publicitaria;
- Unidad 6 (¡Basta ya!): escribir una carta abierta para exponer un problema;
- Unidad 7 (Mensajes): crear y transmitir diferentes tipos de mensajes;
- Unidad 8 (El turista accidental): contar anécdotas creadas o inventadas;
- Unidad 9 (Tenemos que hablar): representar una discusión;
- Unidad 10 (De diseño): hacer un póster con los objetos que necesitamos;
- Unidad 11 (Un mundo mejor): presentar algunos problemas y proponer soluciones;
- Unidad 12 (Misterios y enigmas): escribir un blog sobre misterios de la ciencia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) distinguir o emprego do vocabulário e das estruturas gramaticais em níveis intermediário e avançado em
Língua Espanhola (Cp);
b) interpretar textos de média e alta complexidade em Língua Espanhola (Cp);
c) empregar o vocabulário e as funções do idioma em situações comunicativas cotidianas e específicas de níveis
intermediário e avançado em Língua Espanhola (Ap);
d) utilizar as estruturas gramaticais do idioma em situações comunicativas cotidianas e específicas de níveis
intermediário e avançado em Língua Espanhola (Ap);
e) empregar a competência comunicativa, utilizando adequadamente as habilidades de compreensão oral e
escrita e produção oral e escrita em níveis intermediário e avançado em Língua Espanhola (Ap); e
f) identificar os principais aspectos culturais do mundo hispânico (Cp).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CORPAS, J.; GARCÍA, E.; SORIA, C. Aula Internacional Plus II (Libro del Alumno). 1ª Edição. Barcelona: Difusión,
2020.
CORPAS, J.; GARMENDIA, A.; SORIA, C. Aula Internacional Plus III (Libro del Alumno). 1ª Edição. Barcelona:
Difusión, 2020.
ANEXO IX
QUADRO GLOBAL DE AVALIAÇÃO - CILE I
CURSO INTENSIVO DE LÍNGUA ESPANHOLA - CILE I
Disciplina
Instrumentos
Níveis de
Aprendizagem
Modalidade de Avaliação
Teórico
Prático
Língua Espanhola
I
-
Atividade Oral 1
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Oral 2
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Oral 3
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Oral 4
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
-
Atividade Oral 5
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
-
Atividade Oral 6
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
-
Atividade Escrita 1
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Escrita 2
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
-
Atividade Escrita 3
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
Prova 1
-
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
Prova 2
-
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
ANEXO X
QUADRO GLOBAL DE AVALIAÇÃO - CILE II
CURSO INTENSIVO DE LÍNGUA ESPANHOLA - CILE II
Disciplina
Instrumentos
Níveis de
Aprendizagem
Modalidade de Avaliação
Teórico
Prático
Língua
Espanhola II
-
Atividade Oral 1
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Oral 2
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Oral 3
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Oral 4
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
-
Atividade Oral 5
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
-
Atividade Oral 6
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
-
Atividade Escrita 1
Cn, Cp e Ap.
FORMATIVA
-
Atividade Escrita 2
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
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Atividade Escrita 3
Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
Prova 1
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Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA
Prova 2
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Cn, Cp e Ap.
SOMATIVA