I - na formação de estoques de material permanente para reutilização, há o risco de falta de interesse
por parte das organizações. A probabilidade de ocorrência desse risco é alta, uma vez que para
utilização no material deverão ser atendidos critérios de padronização e adequação ao local de destino.
Caso ocorra, o impacto é baixo, pois o material não utilizado poderá ser alienado, gerando inclusive
receita para Administração; e
II - na formação de estoques de material permanente para reutilização, há o risco destes serem
armazenados em condições ruins que geram desgaste precoce do material. A probabilidade de
ocorrência é moderada, pois é atividade relacionada à conduta de pessoas na função de gestores, que
podem não realizar o trabalho adequado, mesmo tendo sido devidamente orientados sobre como
proceder no manejo da coisa pública, zelando pela guarda dos bens sob responsabilidade do gestor.
Caso ocorra o impacto também é moderado pois trata-se de materiais não relacionados à atividade fim
da Força, gerando tão somente o dano ao erário pela deterioração do material, que pode ser ressarcido
após processo de apuração de responsabilidade e ressarcimento ao erário.
§ 4º Formação de estoques de materiais permanentes:
I - na utilização de contratações centralizadas do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos
(MGI), existe o risco de prazos para conclusão dos trabalhos, por Órgão externo ao COMAER, não
atenderem à necessidade da FAB. A probabilidade de ocorrência desse risco é alta, visto que o
calendário de atividades da equipe do MGI é elaborado sem considerar a demanda da FAB em
específico, via da regra os processos da Central de Compras têm um horizonte temporal longo, em
média dois anos, sem possibilidade de intervenção dos órgãos participantes para mudança de prazos.
Nesse caso, o impacto do risco é alto, pois pode prejudicar o andamento das atividades rotineiras e
operacionais das unidades, comprometendo o cumprimento da missão institucional da FAB; e
II - na utilização de contratações centralizadas do MGI, existe o risco de a cesta de produtos/serviços
disponibilizados não atender plenamente a necessidade da FAB. A probabilidade de ocorrência desse
risco é moderada, uma vez que a demanda dos órgãos participantes é considerada quando do
levantamento de necessidades realizado pela Central de Compras do MGI - Caso ocorra, o impacto do
risco é alto, pois pode prejudicar o andamento das atividades rotineiras e operacionais das unidades,
comprometendo o cumprimento da missão institucional da FAB.
§ 5º Uso de informações gerenciais do SILOMS:
I - no acompanhamento da gestão dos processos de contratação, a utilização do SILOMS tem o risco de
gerar informações inconsistentes, a partir do fornecimento de dados incorretos pelo Elo Executivo. A
probabilidade de ocorrência desse risco é alta pois, em que pese a plena utilização do SILOMS como
ferramenta de execução, a utilização do sistema como ferramenta de acompanhamento de gestão não
está completamente difundida, e requer inserção de dados manualmente por cada gestor, que pode ter
dificuldades para tal. Por outro lado, o impacto do risco é moderado, uma vez que as informações
geradas pelo sistema serão utilizadas para verificar o andamento dos processos, e implementar
medidas de correção para cumprimento dos prazos de contratação, de modo a atender as necessidades
das OM Apoiadas no tempo certo, que se não cumprido, pode comprometer o andamento das
atividades rotineiras e operacionais das OM.
INDICADORES
Art. 36 Os indicadores implementados auxiliam na análise macro estatística, a fim de subsidiar a
tomada de decisão visando a constante otimização e efetividade da gestão de Administrativa no
COMAER.