comportamentos com o uso de simuladores e/ou experimentos que abordem situações coꢀdianas e, em processos
produꢀvos, que priorizem o desenvolvimento sustentável. b) Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito
dos movimentos de objetos na Terra (tais como lançamentos oblíquos e movimentos verꢀcais), no Sistema Solar
(
avaliando as Leis de Kepler e da gravitação universal) e no Universo com base na análise das interações
gravitacionais da mecânica e da relaꢀvidade, com ou sem o uso de disposiꢀvos e aplicaꢀvos digitais (como
soꢆwares de simulação e de realidade virtual, entre outros), maquetes e/ou experimentos. c) Delimitar um
problema e suas variáveis (podendo envolver projetos), elaborando hipóteses, realizando experimentos, avaliando
dados, validando ou não os pressupostos no enfrentamento das demandas que envolvam a temáꢀca Matéria e
Energia sob a perspecꢀva cienꢂfica. d) Estudar o uso de equipamentos de segurança no trânsito, no lazer, no
trabalho e em aꢀvidades domésꢀcas com intuito de eliminar riscos e redução de danos em acidentes uꢀlizando
conhecimentos sobre Conservação da quanꢀdade de movimento e de energia. e) Interpretar textos de divulgação
cienꢂfica que tratam da temáꢀca Matéria e Energia, disponíveis em diferentes mídias, considerando a
apresentação dos dados, tanto na forma de texto como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos
argumentos e a coerência das conclusões buscando validar as fontes seguras de informações. f) Coletar e
interpretar resultados/dados e realizar previsões sobre aꢀvidades experimentais, fenômenos naturais e processos
tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza (baseado na teoria dos algarismos significaꢀvos),
reconhecendo os limites explicaꢀvos das ciências e explorando possibilidades de novas teorias. g) Invesꢀgar e
discuꢀr o uso indevido de conhecimentos sobre o tema Matéria e Energia na jusꢀficaꢀva de processos de
discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coleꢀvos, em diferentes contextos sociais e
históricos, para promover a equidade e o respeito à diversidade. h) Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou
construir protóꢀpos de sistemas térmicos que visem discuꢀr os conceitos de calor, temperatura, sensação térmica,
equilíbrio térmico e transmissão de calor, observando sua composição e os efeitos das variáveis próprias,
considerando o uso de tecnologias digitais e/ou sensores que auxiliem no cálculo de esꢀmaꢀvas e no apoio à
construção dos protóꢀpos e/ou experimentos, visando aplicações coꢀdianas. i) Analisar as propriedades
termodinâmicas e eletromagnéꢀcas para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais,
coꢀdianas, arquitetônicas e tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis, considerando seu contexto
local e coꢀdiano. j) Mobilizar o conhecimento sobre as ondas eletromagnéꢀcas (tal como a luz visível) e as ondas
mecânicas (tal como as ondas sonoras), aplicadas às suas formas de geração, de transmissão, de manifestação na
natureza e interação com meios materiais e no vácuo - para avaliar, com ou sem o uso de experimentos, as
potencialidades e os riscos de seu emprego em equipamentos de uso coꢀdiano - e das formas de proteção, na
saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica. k) Realizar previsões qualitaꢀvas
e quanꢀtaꢀvas sobre potência elétrica, resistências, tensão, corrente elétrica, capacitância, o funcionamento e
aplicações de geradores e receptores elétricos e seus componentes (como bobinas e indutores), uꢀlizando a
simbologia de cada um no funcionamento de transformadores e disposiꢀvos eletrônicos (como sensores), com
base na análise dos processos de transformação, condução, consumo, armazenamento e eficiência da energia
elétrica – com ou sem o uso de disposiꢀvos e aplicaꢀvos digitais e/ou experimentos –, para propor ações que
visem a sustentabilidade. l) Avaliar, com ou sem o uso de disposiꢀvos, aplicaꢀvos digitais e/ou experimentos,
tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem as diferentes transformações, o transporte, a
distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos e o tempo de renovação,
a eficiência energéꢀca, a relação custo/beneꢁcio, as caracterísꢀcas geográficas e ambientais, a produção de
resíduos e os impactos socioambientais e culturais. m) Discuꢀr modelos, teorias e leis propostos em diferentes
épocas e culturas para comparar disꢀntas explicações sobre o surgimento e a evolução da Terra e do Universo com
as teorias cienꢂficas aceitas atualmente, valorizando as diversas contribuições repassadas através das diferentes
gerações para a preservação do conhecimento.
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